Cenário binário ainda permanece no país, conforme analisa o Comitê de Economia

Por ACI: 22/05/2018

Novo Hamburgo/RS – Reunido na quarta-feira (16), o Comitê de Economia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, analisou a atual situação econômica brasileira, destacando que ainda o cenário é binário. “Há o lado que está funcionando e o outro do risco, e, infelizmente, parece que a balança começou a subir para o lado do risco. Ainda não está periclitante, o mercado ainda continua acreditando, mas à medida que vão avançando as questões eleitorais, a insegurança vai aumentando”, observaram.

Sobre o aumento do dólar, a avaliação do grupo tem dois aspectos: guerra comercial com a China e a outra é a guerra política. A Bolsa de Valores do Brasil não está caindo, pois as commodities estão sustentando. Já os bancos, com a queda da taxa de juros, estão enxugando serviços, e também devido ao quadro econômico recessivo. “E já estão começando a projetar que, no final de 2019, a taxa de juros vai retomar os 9%, e esse aumento é devido à instabilidade fiscal”, pontuam os integrantes, coordenados pelo vice-presidente de Economia da ACI, Flavio Stein.
O mercado projeta um déficit de R$ 138 bilhões nas contas públicas em 2018, mas, na avaliação do Comitê, só no mês de março, já resultou em R$ 25 bilhões. “Isso quer dizer que a meta vai explodir novamente. Olhando o relatório Focus, que sempre apresenta perspectivas do que vai acontecer com os indicadores, pela primeira vez começa a aumentar a curva da inflação, aumentar dólar, aumentar taxa de juros”.

No setor metalmecânico a análise é de que, embora tenha acenado positivamente no início de maio, há uma instabilidade no mercado, o que gera muita insegurança. A área de componentes apresenta crescimento, devido as empresas que entraram em recuperação judicial. Também tem crescido o mercado externo, com o dólar valorizado. Mas a moeda em alta também tem seu lado negativo, pois algumas das matérias-primas são compradas em dólar, impactando em todos os segmentos, e refletindo no consumidor final.

Já a empresa que trabalha com produto inovador, está em pleno crescimento. “A palavra é inovação, inovar sempre, em qualquer seguimento precisa ter um setor de inovação”, afirmam.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 22/05/2018