Artecola produz adesivo que contribui para sucesso na germinação de forrageiras

Por ACI: 19/03/2021

Produto à base d´agua apresentou excelente resultado no revestimento de sementes, processo que amplia a produtividade no plantio e elimina perdas de até 50%.

A Artecola está cada vez mais presente no setor do Agronegócio, e a novidade na linha de produtos da empresa é o Artecol 1259, um adesivo à base d´água para revestimento (peletização ou incrustração) de sementes. O Artecol 1259 apresentou desempenho superior à média do mercado em relação à fixação de nutrientes e do grafite, usado na fase final do processo. “A peletização em si não é uma prática nova, mas estamos acrescentando a ela um adesivo de melhor resultado, que aumenta a produtividade na preparação das sementes”, diz Pablo de Oliveira, Gerente de Mercado da Artecola.

A técnica da peletização/incrustração busca uniformizar e aumentar o tamanho das sementes, fazendo com que fiquem mais protegidas durante o armazenamento, assim como estejam mais uniformes para o manuseio no plantio. “No processo, as sementes também recebem nutrientes que irão torná-las mais fortes, além de acelerar o crescimento das mudas”, diz Felipe Nascimento, técnico da Artecola que atua no atendimento ao setor do Agronegócio.

A finalização do processo recebe diversos produtos, entre eles o grafite. “Nos testes que fizemos com os clientes, ficou muito claro que a composição do adesivo Artecol 1259 facilitou em muito a retenção dos nutrientes e do grafite. A viscosidade do nosso produto foi desenvolvida na especificação exata para oferecer o melhor resultado na peletização”, destaca. Além de aderir mais facilmente, o grafite não soltou depois de peletizado, outra vantagem do nosso adesivo”, compara o técnico.

Sementes incrustradas/peletizadas evitam perdas de até 50% em seu manuseio. “Há algumas sementes que são muito pequenas, então escapam facilmente dos equipamentos, além de ficarem vulneráveis à umidade e algumas doenças antes mesmo do plantio. Quando são peletizadas, há uma uniformização de tamanho, reduzindo o desperdício, além de toda a proteção a partir dos produtos aplicados”, explica Felipe.

A ARTECOLA - Com 72 anos completados no dia 5 de maio de 2020, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Mais informações podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br e nas mídias sociais da Artecola Química.

Fonte/Associada: Assessoria de Imprensa/Artecola Química