A criação de Conhecimento é uma fonte poderosa de gerar inovações altamente qualificadas e efetivas

Por ACI: 10/07/2017

Associada: Cinética

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão  trabalham os que a edificam.

1-Criar o Conhecimento é  internalizar e materializar a   Criatividade: Do Conhecimento Tácito   inédito e o ainda não conhecido para chegar ao Conhecimento Explicitado. 

O primeiro passo na direção do desenvolvimento do tema proposto, é necessário definir claramente o que vem a ser Conhecimento e todas as suas derivações e implicações.

Iniciando as considerações a serem apresentadas, procura-se   identificar e descrever as modalidades, os tipos e os conteúdos intrínsecos e a natureza que envolvem os  tipos ou natureza de Conhecimento.

A fonte destas definições é o Mini Dicionário Aurélio, que nos ajuda a compreender em função dos diversos tipos,  qual o propósito destas diversas modalidades/tipos  de Conhecimento:  

-Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer; Informação  ou noção   adquirida pelo estudo ou pela experiência; Consciência de si mesmo;  Efeito de conhecer; 

-Conhecimento Tácito: Conhecimento claro, Conhecimento silencioso, Conhecimento  implícito.
-Conhecimento Explícito: Conhecimento explicado, Conhecimento sem reservas ou restrições.

Estes conceitos, mesmo que sintetizados, nos abrem as janelas do  pensamento,  permitindo-nos  avançar em  definir a sua grandeza e as modalidades de Conhecimento, mais amigáveis à nossas necessidades pessoais e organizacionais,  através de  observações clarificadoras da sua importância para as organizações, para  as pessoas e para sociedade.

Sem Conhecimento, as organizações,  a sociedade e grupos de pessoas, como ambientes de convivência social,  não existiriam. 

Avançando um degrau a mais nas colocações estruturadoras dos  propósitos destas considerações  que estão sendo apresentadas, colocamos:   

A  Era da Informação,  identificada pelo dinamismo efetivo e construtivo   da Sociedade,   atuando como um sistema de informações disseminado mundialmente,  não é o suficiente para atender as demandas atuais do nosso mundo terreno.   Esta Era, deve  avançar para um Sistema Universal Criador do Conhecimento, de modo contínuo e permanente!.  Porque  esta afirmação?   O grande sistema mundial/global de Informações continua deixando as pessoas bem informadas, mas não dotadas de um Conhecimento Efetivo que as façam avançar  positiva  e proativamente na sua qualidade  de vida de modo pró-ativo.

Dando um passo mais a frente, após terem sido colocadas esta considerações,  cabe a pergunta:

Santos Dumont, o  brasileiro Pai da  Aviação, não era “acossado”  por  informações sobre o tema “vôo de máquinas classificadas  e  identificadas  como “mais pesado que o ar”!.   Para que o 14-BIS voasse  seus primeiros cem (100) metros de distância,  foi absolutamente necessário a Criação de Conhecimentos  para tornar  este  voar nos céus, como os pássaros,  uma realidade.

Pergunta oportuna a ser feita: Será que os aviões atuais utilizam os conhecimentos  pioneiros  de Santos Dumont?   A resposta é sim!  Eles utilizam e operacionalizam a condição essencial:  o Conhecimento de voar pelo princípio do “Mais Pesado que o Ar”, descoberto e desenvolvido por Dumont e que foi aperfeiçoado e operacionalizado, identificando  claramente  um processo de Criação do Conhecimento   desenvolvido permitindo o vôo pioneiro do brasileiro voador. 

As Inovações  identificam-se pelos avanços do Conhecimento!  Mais ainda, As inovações representam saltos de melhoria e avanços do Conhecimento.   A história das Inovações demonstra  claramente esta característica.

2-A Criação do Conhecimento e o seu ciclo de melhoria: A geração das inovações.  

A Criação do Conhecimento oferece uma surpresa para os seus agentes e operadores: Uma vez consolidado o estágio de Criação do Conhecimento, ou seja, quando a sua prática foi totalmente assimilada,  desenvolve-se uma    percepção da necessidade  de um novo Ciclo  de Melhoria mais avançado.  

Figura 1 acima mostra a Criação do Conhecimento, de maneira figurada,   através do que denominamos de  Ciclos de Geração do Conhecimento. 

A expressão “Ciclo de Melhoria” do Conhecimento inclui o desenvolvimento de Inovações do Conhecimento como pode ser observado na figura  apresentada   acima. 

Avançando mais  no tema em apresentação, vamos nos valer novamente  de Santos Dumont.  Até a  décima terceira  aeronave, prevaleceu o princípio do “Mais Leve que o Ar” como fundamento científico do conhecimento desenvolvido para  possibilitar as aeronaves  construídas,  voarem pelos céus de Paris. 

A  aeronave identificada como 14-Bis, rompeu o Ciclo de Melhorias do Conhecimento promotor das melhorias  na construção das aeronave. A Inovação foi o fundamento de sustentação do 14-Bis pelo princípio da  diferenciação dos perfis da asa do 14-Bis   como  é mostrado na Figura 2   

A Figura 2 apresenta os perfis,  superior e inferior, da asa do 14-Bis, onde pode ser percebido claramente que  o perímetro do perfil superior é maior que o perfil inferior.   Quando em vôo,  o ar que passa  pelo perfil superior,  percorre uma distância maior do que  o ar que percorre o perfil inferior.

Esta diferença de espaço  percorrido, gera um vácuo  na face superior da asa,  que “puxa”  a asa  do avião  para cima, desenvolvendo desta forma, a sustentação do avião  no ar.   Este Conhecimento de  “Mecânica dos Fluídos”  desenvolvido por Santos Dumont  é que lhe dá o título de  “O Pai da Aviação”.

Os perfis diferentes da asa, fizeram a ruptura  do Conhecimento  gerando a Inovação  que permitiu  a construção de aeronaves.

Este fundamento do Conhecimento é utilizado até hoje para a construção de aeronaves.   É justo portanto,  o título de “O Pai da Aviação” concedido ao grande brasileiro!.

Avançando mais no tema em descrição, podemos colocar serem as   Inovações,   sempre  o resultado de uma ruptura do Conhecimento existente, o qual é então  é substituído por um novo conhecimento!  A história da humanidade demonstra isto.  Sem a geração e aperfeiçoamento do  Conhecimento,  não há  Inovações!

A historia de Santos Dumont é semelhante dos demais inventores e inovadores.   Inovação exige dos inventores e inovadores a coragem de apostar em um Conhecimento criado e desenvolvido!

As organizações e as pessoas  para evoluírem à   uma velocidade que satisfaça e antecipe as necessidades da  sociedade e das pessoas, devem estar  cientes e terem a convicção  da necessidade da Criação do Conhecimento!

Quem viver, verá!               

Eng. Msc. Fernando Oscar Geib
cineticanh@uol.com.br

Fonte: Cinética

 

Receba
Novidades