GDE: Gestão e Desenvolvimento para a Excelência

Modalidade: Curso Presencial
Inscrições Encerradas
Carga horária:

72h

Período e horário:

15 de maio à 09 de outubro de 2024 |Quartas-feiras
08:00 - 11:00

Instrutor do curso:

Sidnei Lopes Dias
Rodrigo Koetz de Castro
Carla Regina Bastos Adam
Maria Rejane da Silva Arboite
Roberto Herrera Arbo
Marcello Noetzold Mafaldo

Local:

ACI Novo Hamburgo


- Objetivo: Preparar os participantes para analisar o modelo de gestão utilizado pela empresa e identificar, por meio do diagnóstico, oportunidades de melhoria para deixar a empresa mais competitiva no mercado.

- Público-Alvo: Diretores, gerentes, coordenadores e demais pessoas interessadas com o perfil de liderança que necessitem estruturar ou aprimorar o sistema de gestão de sua empresa.

- Metodologia: Apresentar as ferramentas de gestão e com base em um diagnóstico da situação da empresa, elaborar um plano de ação para desenvolver um projeto e melhorias.

- Benefícios:
Melhora a Produtividade; Identifica desperdícios; Melhora a rentabilidade; Melhora a satisfação dos clientes; Melhora o comprometimento da equipe; Melhora o relacionamento com a comunidade; Promove a melhoria continua dos processos; Reduz os custos da empresa; Troca de experiências.


Aula inaugural e Diagnóstico Empresarial: Sidnei Lopes Dias | 6h
Desafios da Gestão contemporânea: Rodrigo Koetz de Castro | 3h
Planejamento Organizacional: Carla Regina Bastos Adam | 12h
Gestão de Processos: Sidnei Lopes Dias | 12h
Gestão de Pessoas: Maria Rejane da Silva Arboite | 12h
Gestão de Clientes e Mercado: Roberto Herrera Arbo | 12h
Gestão Econômica e Financeira: Marcello Noetzold Mafaldo| 12h
Apresentação de projetos | 3h

Duração total: 72h

Coordenação técnica do curso: Sidnei Lopes Dias

Diferencial: Além das aulas haverá o auxílio de um consultor para a implantação das melhorias na empresa e visitas técnicas.

Consultoria: 08h de carga horária


- Que resultados você já conseguiu aplicar em sua empresa com a participação do curso?
Estamos em uma grande fase de reestruturação da empresa. Para tanto, houve uma necessidade de redesenho de processos e procedimentos. Reencontrar propósitos e reconfigurar estratégias internas de ação no cluster, tanto com relação aos entes internos quanto externos da operação, foram ações que tiveram que ser tomadas de imediato. A participação da equipe no GDE trouxe clareza para a construção dessa nova operação, enriquecendo sobremaneira os conhecimentos para a efetivação do novo momento que estamos vivendo. A organização como um todo foi beneficiada, trazendo conhecimentos de gestão, tanto institucional quanto de equipes, passando por importantes assuntos como área financeira, de marketing e de gestão de processos. Constituímos, através da redefinição dos processos, ferramentas para medição e acompanhamento de resultados, gerando, assim, um controle sobre toda a nova composição que o trabalho de "sourcing" nos exige nesse novo momento atual de consumo de produtos manufaturados e de moda.

- Como esse curso pode contribuir para a melhoria da gestão das organizações?
O curso tem relevância nas questões organizacionais no sentido de conduzir as empresas ao autoconhecimento, aplicando os conceitos básicos da gestão, seja institucional ou de processos. Cada participante poderá, ao longo dessa importante capacitação, dar-se conta de sua realidade interna (processos e procedimentos) e fazer a ligação com a realidade externa (mercado e consumo), seja de serviços ou de produção de bens materiais.

- Você indicaria esse curso para outros empresários? Porquê?
Sem dúvida alguma, o GDE é o apoio necessário para empresas em início de trajetória, bem como para empresas em processo de ressignificação e reestruturação. Não somente indico a empresas, mas também a profissionais e serviços. São ensinamentos e capacitações de extrema importância para a realidade competitiva do mundo corporativo e certamente já estamos aguardando a próxima edição para termos mais líderes da empresa buscando conhecimento para aplicação em nosso projetos de trabalho.
Christian Thomas - General Manager | Designer Brands

“Inicialmente, minha expectativa era ter uma experiência importante para o meu crescimento como sócia na empresa e, principalmente, para ter olhos de gestora e não mais de funcionária, mas definitivamente ela foi superada. Os professores com uma bagagem excelente e muito conhecimento souberam explorar da melhor forma nossas empresas com exemplos de como colocar em prática toda a teoria aplicada.
Nos fizeram relembrar processos conhecidos, mas esquecidos pelo dia a dia na empresa. As visitas técnicas mostraram que é possível ser organizado e crescer com excelência, trazendo confiança de que podemos mais. Indico o curso a todas as pessoas que têm sede de conhecimento, porque sempre haverá algo novo ou a ser relembrado para o seu negócio. É uma visão macro que nos traz para dentro da nossa realidade e nos faz analisar com propriedade através do ensinamento obtido. Muito obrigada ACI pela oportunidade!”
Diana Duarte Konrath - Consultora em seguros de pessoas | Rolf Assessoria e Corretagem em Seguros Ltda

"Com muita satisfação, expresso aqui o que foi o curso. Todos módulos muito bem elaborados, com questões do dia a dia na prática junto a empresa. Os mestres, todos com experiência em gestão, com conteúdos atuais de mercado, voltados a aplicação e aprimoramento. As assessorias, sempre evolutivas na perspectiva de melhorias em cada encontro . Enfim, um curso que recomendo sem dúvidas, e que vai fazer com que a mudança de comportamento na empresa, pelas ações e atitudes, tragam resultados satisfatórios em todos os aspectos".
Solon Fernando Vieira - Western Adm. De Eventos Esportivos Ltda Me.

O GDE é um curso necessário a todas as pessoas que empreendem ou que desejam empreender, pois fornece as ferramentas para a rotina e sucesso de qualquer negócio, seja com ou sem fins lucrativos. O resultado da aplicação efetiva dos ensinamentos obtidos no curso é a melhoria contínua da organização, pois as ferramentas facilitam a medição e o monitoramento das informações da empresa, de modo a direcionar as ações, em todas as áreas (como pessoas, financeiro, processos etc.). A troca de experiências com os outros empresários que fazem o curso é também um diferencial. No nosso caso, foi fundamental para a sobrevivência. Somos uma empresa familiar de pequeno porte, e o curso nos forneceu ferramentas para a profissionalização da gestão.
Roberta Cassel Greenfield - Enece Contabilidade.

Confira os vídeos com depoimentos de empresas que participaram das últimas edições:
- Cecilia Custom: https://youtu.be/q1of5NA7y8U
- Exclusiva Assessoria em Gestão Condominial: https://youtu.be/4UmY3pJX7BU
- Organizações Contábeis Schmökel: https://youtu.be/eb6dzSh0bgc


Sócios: 7 x de R$ 427,00 | Não sócios: 7 x de R$ 534,00 (por participante).


- Sidnei Lopes Dias
Mestre em Engenharia Ambiental (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão da Qualidade (UNISINOS), Especialização em TQM - Total Quality Management (NKTS/JAPÃO), Especialização em Mentoring (SBDG), Graduação em Administração de Empresas (UNISINOS) e Formação em Engenharia Mecânica (PUC/RS). Experiência de mais de 45 anos como Executivo da área de manufatura em empresas multinacional e nacional, Consultor Empresarial, Professor Universitário nas áreas de Administração e Engenharia. Atualmente atua como Mentor de Carreiras e Negócios, orientando profissionais e organizações na construção e consolidação de uma trajetória de sucesso. Maratonista, utiliza a maratona como base do Método Cinco Passos para o Pódio, utilizado nos processos de Mentoria.

- Rodrigo Koetz de Castro
Empresário nas áreas de Tecnologia e Inovação, fundador da Teevo S.A., da SOU.cloud e do Nexo Governança Corporativa, advisor e investidor de startups e empresas de tecnologia em processos de fusão e aquisição, mentor para modelagem de negócios e transformação digital. Formado em administração de empresas, com passagens por diretorias de Planejamento Estratégico, Operações, Marketing & Vendas e conselhos de administração em empresas privadas e associações empresariais.

- Carla Regina Bastos Adam
Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). É graduada em Administração de Empresas (2003). É professora titular nos cursos das áreas temáticas de Gestão e Negócios da Universidade Feevale. Atua como mentora de negócios no Techpark Feevale. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia de Negócios, Planejamento e Gestão Organizacional, Projetos de Investimento, Plano de Negócios, Gestão Financeira, especialmente em Micro e Pequenas Empresas. Além da docência, é empreendedora, atuando na indústria e serviços. Possui forte atuação como consultora empresarial especialmente para micro e pequenas empresas, nas áreas de Planejamento e Gestão, através da Consolidare Inteligência em Negócios. Atua em serviços de consultoria oferecidos pela Universidade Feevale. Possui expertise em projetos oferecidos por instituições de apoio (Sebrae RS / ACIs) e também projetos na área pública estadual (Redes de Cooperaçao RS), em diferentes segmentos da economia.

- Maria Rejane da Silva Arboite
Administradora de Empresas. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos (UNISINOS). Mestre em Administração de empresas com Ênfase em Gestão de Recursos Humanos por Competência (UFRGS). Suas principais áreas de especialização e atuação na Gestão de Pessoas estão voltadas a implementação das políticas e práticas de RH, do planejamento estratégico de Recursos Humanos, da análise e gestão clima organizacional e do aprimoramento das competências das lideranças. Durante 16 anos foi professora de Ensino Superior (graduação) na Universidade Feevale. Na atualidade é professora convidada nos cursos de Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Professora convidada no Curso de Especialização em Psicologia Organizacional na FADERGS – Gestão de Projetos em RH e Planejamento Estratégico. Professora convidada no MBA em Gestão empresarial na UCS – Caxias e FACCAT – Taquara – CESF – Farroupilha. Possui experiência profissional no gerenciamento da área de Recursos Humanos, bem como da Gestão pela Qualidade. Autora dos livros Gestão por Competências: Políticas e Práticas de RH (Feevale); Gestão de Pessoas (Senai). Atua a mais de 20 anos no desenvolvimento de gestores.

- Roberto Herrera Arbo
Empresário, Engenheiro Eletrônico e Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Mentor, consultor, conselheiro de empresas, palestrante e professor universitário, com experiência internacional nas áreas de estratégia, marketing, vendas e negociação. Assessora organizações para a transformação digital com a elaboração de modelos de negócios inovadores, disruptivos e exponenciais. Inspira as pessoas a transformar suas mentes e negócios para melhor, porque acredita na capacidade que todo ser humano tem de aprender e de se adaptar para enfrentar novos desafios.

- Marcello Noetzold Mafaldo
Graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Administração UFSM, Graduado em Administração UFPel, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação. Atuando também como consultor empresarial nas áreas de gestão de custos, finanças, gestão estratégica, processo de inovação e negociação de ativos. simultaneamente exerce o cargo de conselheiro financeiro em empresas com conselho administrativo e consultivo, e sócio da Polo franquias "empresa especializada em operações de planejamento, formatação, auditoria de processo e venda de franquias".
Investimento:
Sócio R$2.990,00
Não sócio R$3.738,00
  • Formas de Pagamento:
  • Boleto para associado
  • Cartão de Crédito
  • Depósito

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