Por que vale a pena colocar uma camisa verde-amarela e sair às ruas neste dia 13 de março?

Por ACI: 10/03/2016

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI-NH/CB/EV – acredita que é chegada a hora do empresário, do trabalhador e de todos os demais contribuintes diretos e indiretos saírem às ruas neste domingo.

O avançado estágio de corrupção, a inépcia financeira e a rotineira leniência para com o destino dos recursos públicos tomados do cidadão de bem alcançaram uma projeção inaceitável no Brasil.

As redes sociais, a imprensa por todos os meios, o cidadão participativo... todos vêm buscando expressar e traduzir aos governantes e parlamentares o gosto amargo do exercício honesto da cidadania frente as trapalhadas, a malversação, a corrupção e a ocultação de nosso dinheiro. Somos torpedeados por deboches, simulacros, gestos malandros, ironias e frases de efeito como nunca na história deste País.

Isto é inaceitável.

E não iremos aceitar.

Estamos soterrados e reprimidos por gastos gigantescos em propagandas oficiais de Governo que vendem a importância dos monopólios públicos, políticas partidárias, seus grandes feitos e bravatas épicas. Tudo sem jamais dispensar a grande orquestra para uma trilha sonora ufanista, bem distante da realidade decadente e negativa que estamos enfrentando no dia a dia de nossas empresas - sejam elas do ramo da indústria, do comércio ou das prestadoras de serviços.

Pagamos integralmente por uma estrutura pública que há muito trocou seu papel de serviço ao cidadão pelo exercício incontestável da tirania burocrática sobre o mesmo.

Enfrentamos, diariamente, o desafio de nossos orçamentos empresariais e domésticos buscando poupar, saldar nossos compromissos e remunerar, honestamente, àqueles que nos entregam produtos ou serviços.

O mesmo não acontece com o Governo Federal que vem ampliando seus gastos e pagando títulos da dívida pública a juros irresponsáveis e intoleráveis. Que vem criando cargos e mais cargos em divisões de quadros funcionais, por vezes invisíveis de tão inócuos, em suas funções e metas.

Tudo em nome de prestação e entrega de um produto final pífio no retorno da saúde, da educação, da segurança e da infraestrutura para a sociedade que recolhe impostos e que os financia.

Conforme estudo recente do Sindifisco Nacional, a perda anual na correção da tabela do Imposto de Renda – entre os anos de 1996 e 2015 - impõe atualmente ao trabalhador assalariado nacional uma defasagem sobre índice que alcança a ordem de 72%. Estamos na metade de março e até agora o Governo não acenou, sequer, com o anúncio da correção desta mesma tabela, o que nos leva a suspeitar que em 2015, além da previsão de um PIB negativo da ordem de 4%, e uma inflação acima de 10%, não teremos a correção inflacionária do Imposto de Renda.

Ao cidadão cabe rebelar-se contra a vertiginosa e ascendente política de gastos do Governo, que gasta muito, e gasta mal demais o nosso dinheiro conquistado com trabalho e dificuldades.

Seja por incompetência, seja pela malfadada via da corrupção, o Governo vem se revelando mais e mais um péssimo administrador de nossos impostos.

A ACI-NH/CB/EV defende a condenação – mediante o devido processo legal - de todos os culpados envolvidos em tramas de corrupção, sejam eles empresários ou políticos, sejam eles personagens de lobby ou de cargos de mediação para os negócios escusos.

Usando do ditado popular empregado pelo Procurador-Geral da República, Dr. Rodrigo Janot: “ Pau que bate em Chico, bate em Francisco!”.

Estamos inseridos num momento histórico único. Uma oportunidade ímpar de unirmos a sociedade brasileira no combate a corrupção. A mesma corrupção que desabriga os pobres, destrói vidas e possibilidades, sustenta o crime organizado e suas relações intrincadas, elege um candidato nas urnas.

Para tanto precisamos buscar informações biográficas, ler as propostas e, presumivelmente, confiar nosso dinheiro em suas mãos. Porque é exatamente o que fazemos quando votamos em alguém: entregamos nossos tributos para que ele administre. Ou não??!

Nossa entidade vem acompanhando com muita consternação as recentes demonstrações de desequilíbrio de grupos que se dizem movidos por ideologias radicais e determinados credos em prol da violência. Queremos registrar aqui que a violência, sob todas as formas, é estúpida. Ela não produz, não soma, não faz crescer. É mostra indubitável de insegurança, despreparo e marginalidade.

Portanto, clamamos aqui por uma manifestação pacífica de parte daqueles que assistem e daqueles que estarão nas ruas e avenidas no próximo domingo – dia 13 de março.

Que vença a democracia, o bom senso e a civilidade.

Porque, como sempre repetimos em documentos e manifestações, a ACI-NH/CB/EV acredita num Brasil de sucesso e de futuro.

ACI-NH/CB/EV