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24/09/2021

Plano top de marketing deve ter objetivos, estratégias e ações bem-definidos

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Um plano eficaz de marketing precisa ter três elementos bem-definidos: objetivos, estratégias e ações. A dica é de Claudia Peruzzato, palestrante do webinar marketing realizado pela ACI nesta sexta-feira, 24, com a moderação de André Luís Momberger, vice-presidente de economia, e o patrocínio de Sicredi Pioneira RS e Unimed Vale do Sinos.

Os objetivos, segundo Claudia, assim como suas métricas, devem ser curtos e claros e, além disso, refletir em pelo menos quatro métricas: financeira, do cliente, dos processos internos e da organização. Para cada objetivo, devem existir estratégias organicamente relacionadas, que também devem ser curtas e bem-definidas. “As estratégias não significam como fazer e sim o que fazer”, explica. As ações estão relacionadas às estratégias e explicam como fazer.

Conforme a palestrante, uma estratégia de marketing não é necessariamente válida para todas as empresas de um mesmo segmento. “É preciso conhecer a estratégia que melhor se desenha à empresa”, afirma.

Marketing, vendas e propaganda são coisas diferentes, de acordo com Claudia. Vendas priorizam o produto, marketing focaliza a satisfação das necessidades do cliente e propaganda busca atingir o subconsciente dele e despertar nele a necessidade de compra.

Já o marketing de vendas tem como intuito aumentar as vendas, ou seja, atrair clientes e vender mais e, consequentemente, atingir os objetivos propostos pela empresa. Também desempenha o papel de agradar aos clientes, fazendo com que prefiram comprar sempre dele, não só pela qualidade dos produtos, mas também por todos os benefícios que oferece.

Aplicação do marketing de vendas

Claudia enfatiza que, para aplicar o marketing de vendas, a primeira ação da empresa é estudar seu público, isto é, descobrir quais são as pessoas que pertencem ao seu nicho de atuação, o seu poder de compra e os seus hábitos de consumo. Outra é criar uma mensagem impactante, como um slogan curto e objetivo, e utilizar o marketing sensorial, ligando, por exemplo, um aroma à marca. “Estudo da Universidade Rockefeller, de Nova Iorque, mostra que o ser humano é capaz de lembrar de 35% dos odores que sente”, diz a palestrante. Também são indicadas ações para conquistar novos clientes e manter os atuais, integrar as equipes de vendas e de marketing de vendas e automatizar as ações das equipes.

7Ps do marketing de vendas

No marketing geral, 4ps são importantes: produto, promoção, preço e praça. O marketing de vendas possui outros 3Ps: pessoas, processos e prova física. Os 3Ps adicionais fazem referência ao nível de desenvolvimento das pessoas que prestam o serviço/vendem o produto como fator de diferenciação a ser alcançado por meio de treinamento e motivação, ao método utilizado para prestação do serviço/venda do produto, padronizado ou customizado, através de atendimento direto ou do tipo self-service, e ao estilo ou modo de tratamento destinado aos clientes em sua experiência de compra, à aparência do local e das pessoas, à velocidade de atendimento e à limpeza das instalações. “Se a equipe não estiver treinada, capacitada e motivada, pouco adiantam os outros Ps”, alerta Claudia.

Ações para atender, satisfazer e manter clientes

No webinar, Claudia também listou seis ações que a empresa pode fazer para atender, satisfazer e manter seus clientes.

1 – Administrar seus recursos
2 – Estar atenta às novas oportunidades de mercado
3 – Estar à frente de seus concorrentes
4 – Antecipar tendências de mercado
5 -  Acompanhar as variações das necessidades
6 – Priorizar caminhos rumo à satisfação contínua

Patrocinadores do webinar: Sicredi Pioneira RS e Unimed Vale do Sinos 

Texto elaborado e postado por GBM Comunicação