Lançada em Porto Alegre a primeira faculdade de tributação do Brasil

Por ACI: 25/02/2014

A cada ano, o Brasil vai ganhar um seleto grupo de 40 profissionais altamente preparados para a gestão de tributos. Este é o objetivo da Faculdade Brasileira de Tributação (FBT), lançada em Porto Alegre pelo INEJE – Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais. A iniciativa, inédita no país, atende a uma necessidade do mercado de trabalho que tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo - 36% do PIB. Tendo por diretriz o conceito de ensino premium, especializado e tecnológico, a faculdade congregará conhecimentos jurídico, contábil, financeiro e econômico, com 70% das disciplinas voltadas à área tributária. O processo de seleção está previsto para o mês de agosto de 2014. A primeira qualificação aberta será o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, com ênfase na Gestão de Tributos, com mais de 1,6 mil horas/aula e prazo de conclusão em dois anos.

“Além de pesado a todos os contribuintes, nosso sistema de impostos é excessivamente complexo e mutante. São mais  de 30 tributos federais, estaduais e municipais. Há uma grande demanda por este tipo de mão de obra qualificada”, explica o diretor Geral da FBT, Felipe Ferreira Silva. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP, ele salienta ainda que as companhias estrangeiras interessadas em investir no Brasil encontram muitas dificuldades para assimilar o nosso sistema tributário. "Entender deste emaranhado tributário é um grande diferencial no mercado de trabalho. Aqui, uma empresa gasta 2.6 mil horas/ano para pagar impostos, contra 100 horas nos Estados Unidos e 100 na Alemanha. Otimizar operações e tornar o planejamento tributário eficiente é fundamental à competitividade das empresas e do País”, reitera.

Elite do conhecimento

A escassez de mão de obra tornou a área fiscal-tributária líder no ranking de salários mais valorizados entre as ocupações gerenciais. A remuneração destes profissionais, com atuação no varejo, na indústria e setor de serviços, teve um incremento de 30% nos últimos anos. Já em 2012, o Confeb sinalizava para um verdadeiro apagão de talentos no setor. De acordo com a pesquisa aplicada em mais de 600 empresários pela entidade, 62% dos líderes avaliaram como regular as condições dos recém-formados e 28% que os conhecimentos eram péssimos, não tendo noções básicas, sem conseguir aprofundar e evoluir no tema. “A demanda é grande e queremos contribuir para a reversão deste quadro”, reforça o presidente do Ineje, que é instituição mantenedora da Faculdade, Luiz Alberto Pereira Filho.

A falta de especialistas é apenas uma das razões que levou os sócios Felipe e Luiz a investirem em educação superior com qualidade. “Estamos caminhando na contramão dos grandes varejos do setor de ensino”, afirmam. Segundo eles, o mercado das faculdades temáticas tem muito a crescer ainda no Brasil.

FBT/INEJE

A FBT agregará o nome do seu mantenedor, o INEJE, que há 15 anos desenvolve, nos formatos presencial e EAD, cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão e atualização. A instituição também promove simpósios, conferências e pesquisas totalmente focados nas áreas jurídica e empresarial. Todo o processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) para a liberação do projeto durou cerca de três anos e a FBT/INEJE, antes mesmo de iniciar suas atividades, recebeu nota quatro na escala que vai de um a cinco. Foram considerados itens como corpo docente, biblioteca, metodologia, estrutura, acessibilidade e a inovação da proposta. A nova faculdade já nasce com quatro pós-graduações: Especialização em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário, Especialização em Direito Tributário (em parceria com IBET), Especialização em Gestão do Esporte e Direito Desportivo e MBA em Negociação e Tributação Internacional.

A FBT/INEJE oferecerá graduação tecnológica com viés eminentemente pragmático. Serão cerca de 20 professores que, além das titulações científicas elevadas, acumulam grande experiência de trabalho nos mercado nacional ou internacional em cada área disciplinar. “Vamos capacitar uma elite do conhecimento fiscal-tributário para atuar em um amplo universo de empresas, consultorias, auditorias e carreiras fiscais”, projeta Pereira Filho.

O presidente também adianta que a FBT/INEJE desenvolverá um modelo próprio de prestação de serviço social. A meta é implementar consultorias em tributação para 10 pequenas e médias empresas a cada ano. Os alunos irão detectar as necessidades e, orientados pelos professores, aplicarão as soluções direcionadas a cada negócio.

FÓRUM INTERNACIONAL

Para marcar o ano de lançamento da FBT/INEJE, a Instituição promoverá o Fórum Internacional da Tributação. Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2014, especialistas nacionais e internacionais no assunto, além de lideranças empresariais e políticas, estarão reunidos em Porto Alegre para compartilhar conhecimentos, confrontar modelos de política tributária de outras nações e propor alternativas ao atual sistema brasileiro, que elevem a eficiência e o crescimento do País.

“Tributação da renda, do patrimônio ou do consumo: o que é melhor para o Brasil? A receita dos tributos tem sido bem aplicada? O IVA é melhor do que o ICMS? Imposto único: factível ou uma utopia? Estes e outros questionamentos serão abordados no encontro inédito, que pretende reunir cerca de 500 participantes, entre os principais conhecedores do tema”, destaca o presidente do INEJE, Luiz Alberto Pereira Filho. Ives Gandra Martins, um dos maiores juristas brasileiros, e Paulo de Barros Carvalho, professor Titular e Emérito de Direito Tributário da PUC/SP e da USP, são painelistas confirmados.

Fonte: Comunicasul

Receba
Novidades