Falece o diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch

Por ACI: 15/09/2021

A Associação Comercial, Industrial e de serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, com pesar, comunica o falecimento de seu diretor, Marco Aurélio Kirsch, nesta quarta-feira, 15, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde estava internado para tratamento de um câncer. Após o velório na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Marco foi enterrado nesta quinta-feira, no Cemitério da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho.

Nascido em 25 de março de 1964, em Novo Hamburgo, e advogado por formação, Marco atuava como diretor da ACI desde 2006. Deixa a esposa Denise Caselani e o filho Daniel Caselani Kirsch, além dos pais, Nelson e Lia Kirsch, dos irmãos, Cristina e Luiz Fernando, e de milhares de amigos.

Sua trajetória na ACI iniciou-se em 2004, como consultor da Comissão Antipirataria do Calçado, a convite do então vice-presidente de Indústria, Ernani Reuter. O excelente trabalho realizado – que tornou a comissão reconhecida em nível nacional – levou o então presidente Flávio Fischer a convidá-lo para o cargo de diretor institucional da entidade, que assumiu em 01/05/2006.

“Seu perfil dinâmico caiu como uma luva para o intenso ritmo de atividades que a ACI tinha já naquele período”, diz gerente comercial Maria Lúcia Chaves de Almeida (Cota), mais antiga funcionária da ACI e que trabalhou diretamente com Marco.

Dono de estilo humano e divertido, Marco logo ganhou a confiança da equipe, com quem construiu um grande alinhamento, e era transparente a ponto de dividir com ela aspectos de sua vida pessoal. Seu alto astral também contagiava a todos, assim como a segurança com que resolvia assuntos delicados e atuava em defesa dos interesses dos associados da entidade centenária.

Com talento para relacionar-se, foi um verdadeiro diplomata, capaz de circular por diferentes ambientes, das pequenas empresas às grandes companhias, de trocar ideias sobre diversos assuntos e manter diálogo com outras pessoas por longo tempo.

Além de um relacionamento muito próximo aos associados da ACI e a dirigentes de entidades empresariais do Vale do Sinos, também teve atuação destacada no relacionamento com outras entidades empresariais gaúchas, sendo sempre chamado a trocar experiências em eventos da Federasul, do Transforma RS e da Fecomércio RS, em Porto Alegre.

Em maio deste ano, foi homenageado pelos 15 anos dedicados à ACI.

Quando jovem, viajou por vários países e residiu por algum tempo com o tio e pintor Ernesto Frederico Scheffel (nome de uma fundação no bairro Hamburgo Velho) em Firenze, na Itália, o que lhe rendeu grande conhecimento das artes e da cultura mundial.

Dono de uma cultura invejável, era admirador da música e tinha entre os seus grandes amigos os músicos Wander Wildner e Fughetti Luz, com os quais reunia-se frequentemente antes da pandemia. Nas horas em que não estava na ACI, dedicava-se à família e tinha o hábito de ler e praticar karatê (era faixa preta nesta arte marcial), além de conversar com os ex-presidentes da entidade, de quem procurava ouvir experiências e obter conselhos para o desempenho de suas atividades como diretor da ACI, onde que alcançou grande êxito.

O presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, que teve em Marco o seu braço direito nas atividades da entidade nos últimos quatro anos, lamenta a perda do amigo e diretor. “Uma pessoa extraordinária! Dono de um estilo único, forte na defesa das ideias nas quais acreditava e dos interesses da entidade, mas doce no trato com todos, mesmo com aqueles que tinham posições diferentes das suas. Articulação, agilidade mental, presença de espírito em todos os momentos; estas eram algumas de suas inúmeras habilidades. De uma humildade ímpar para alguém tão formidável. E soube formar uma bela família, com Denise sendo a parceira ideal, firme como uma rocha até o final, e Daniel, um filho muito amado e muito bem criado, e que certamente alcançará o mesmo sucesso que o pai. A dor que a sua falta deixa em mim é indescritível”, afirma.