Exposição inventando Um Mundo, de Ricardo Giuliani

Por ACI: 12/11/2015

Ricardo Giuliani inaugura no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 19h, sua nova exposição inventando Um mundo, na galeria Modernidade (Rua General Osório, 987, em Novo Hamburgo). A curadoria é de Ana Zavadil, atual curadora assistente da 10ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e curadora chefe do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A exposição fica aberta para visitação até dia 12 de dezembro.

A segunda exposição individual do artista neste ano inventando Um mundo apresenta trabalhos produzidos nos últimos dois anos, com mídias diferentes mas sempre vinculadas ao desenho, a palavra, ao discurso político, social, econômico e  também poético. Tais elementos são encontrados nos backlights com chapas de raio x, grafite sobre papel e nas pinturas que compõe a mostra.

“Na poética de Ricardo Giuliani há um embate entre arte e vida que nos é dado a ver de forma nem sempre pacífica. Os seus trabalhos são densos, povoados de informações, pois eles apontam o caos do mundo contemporâneo, permeado por fatos corriqueiros, cenas reais e imaginárias, materiais diferentes, em que palavras se misturam às ações na tentativa de reinventar o mundo a sua volta. É o artista do excesso, contador de histórias e irreverente.

A contemplação não é passiva, pois, a densidade dos trabalhos nos indicam que o sentido está em lugar nenhum ou em toda a parte, o que importa é a ressonância que os trabalhos nos causam. Toda a espécie de sentimento está ali contido, ora flerta, ora brinca ou dialoga, ou então provoca ou encanta o espectador. A variedade dos materiais utilizados e o uso de técnicas diferentes dizem respeito às buscas para que eles sejam portadores de significados.

A busca inquietante de Giuliani reflete o seu jeito de ser e a sua arte espelha esta realidade, pois ela vem forte, buscando em si mesma respostas, questionamentos e inventando um mundo à parte ou reinventando o mundo a sua volta.”  (Ana Zavadil, 2015)
Sobre o artista Ricardo Giuliani é artista visual, além de advogado, escritor, músico. Vem se destacando na área de artes visuais nos últimos dois anos participando de exposições nos museus de Porto Alegre e centros culturais do estado. Suas participações recentes são na exposição O Corpo na Arte - Instrumento, Plasticidade e Suporte no MACRS, o 5º Salão FUNDARTE/SESC de Arte 10x10, em Montenegro; a I Bienal C, na exposição Contextos e Inquietações, em exposição na galeria do DMAE, as exposições O Corpo na Arte: Instrumento, Plasticidade e Suporte e A Paisagem - Vestígios, Desvios e Outras Derivas, ambas no MACRS, Casa de Cultura Mário Quintana e a exposição individual TransAparente na Galeria Arte&Fato e Abordagens e Sentidos - A Pintura com possibilidade poética, uma exposição coletiva de pinturas no Atelier Dezenove no Rio de Janeiro. Participou do 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Possui obras no acervo do MARGS e na URI em Erechim.

Serviço
Evento: Exposição inventando Um Mundo
Abertura: 19 de novembro de 2015, quinta-feira, das 19h às 21h.
Visitação: de 20 de novembro a 12 de dezembro de 2015. De segundas as sextas, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 18h. E sábados das 10h às 12h.
Local: Galeria Modernidade – Rua General Osório, 987, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo - RS.
Contatos: (51)3593.9124 -  www.modernidade.com.br

 

Receba
Novidades