Escrever bem é ainda mais importante atualmente

Por ACI: 02/03/2021

Hoje em dia, em que é tudo é baseado em imagens e os textos são cada vez mais curtos, escrever bem ainda é importante? Para a jornalista Jessica Fontoura, palestrante do webinar realizado nesta terça-feira, 2, a resposta a esta pergunta é sim, ainda mais agora!

No trabalho, em concursos e em pesquisas, por exemplo, esta é uma habilidade muito valorizada. O mesmo pode-se dizer em relação às mídias sociais e aos aplicativos de mensagens, em que textos são escancaradamente expostos sem que nos demos conta disso.

“Escrever bem é um ativo da nossa marca pessoal”, diz Jessica, citando uma frase da publicitária Luiza Fontoura. Escrever bem é como uma segunda língua que a pessoa fala ou a habilidade de tocar um instrumento. É uma arte e a inspiração agiliza a criação de um texto, mas não existe fórmula 100% pronta. Contudo, alguns cuidados ajudam a ter bons resultados na escrita. Jessica enumera alguns a seguir:

É preciso ter cuidado com as influências, do ambiente em que nos encontramos, dos livros que lemos, das pessoas com as quais mantemos contato e das mídias sociais que acessamos. “Textos refletem o que estamos pensando ou vivendo, como o momento atual de pandemia”, explica.

Também é necessário pensar em conversar ao escrever, isto é, procurar estabelecer um diálogo com o leitor, como se ambos estivessem ao vivo. Tão atuais, os emojis mudaram a comunicação. Mas não se pode usá-los em todos os textos. Outra maneira de ser bem-sucedido ao escrever é transmitir significado. “É preciso pensar o texto para tocar o leitor e fazê-lo sentir-se confortável, respeitado e especial”, sugere Jessica.

Dicas para produzir um bom texto:

Organize as ideias – O primeiro parágrafo deve conter um resumo do que se propõe o texto: o que, quem, como, quando, onde, por quê e para quem. Isso vale inclusive para e-mail.

Conte uma história - Desenvolva as ideias e procure contar uma história. Para isso, talvez seja necessário lembrar coisas do passado, pois o leitor nem sempre está informado de tudo.

Evite frases longas – Procure escrever sentenças curtas de até três linhas para não cansar o leitor e mantê-lo atento.

Tenha poder de síntese – Pessoas em geral têm pouco tempo para ler tudo, por isso procure transmitir suas ideias de forma breve.

Busque a simplicidade e a clareza – Desafie-se e use o conhecimento que tem e também a sua segurança.

Entregue significado – Procure fazer com que o leitor se sinta valorizado, respeitado e amado.

Paz e amor – Textos devem conter mensagens de amor e respeito pelas pessoas. Até mesmo textos empresariais atingem melhor o objetivo quando escritos com educação e gentileza.

Evite problemas – Ponto de exclamação e dois pontos de interrogação juntos costumam gerar mais dúvidas no leitor do que compreensão do que eles realmente significam.

Escreva e reescreva – Muitas vezes, é preciso reescrever o texto para dizer aquilo que se quer.

Não desista - Escrever bem é difícil e demanda dedicação.

Leia em voz alta – Isso ajuda a identificar problemas no texto e a necessidade de ajustes.

Peça ajuda – Peça para alguém ler seu texto e preste atenção.

Atenção ao corretor ortográfico – Muitas vezes, há troca de letras que mudam nomes e palavras.

Revise – Antes de encerrar o texto, revise-o mais de uma vez. Erros de digitação são mais comuns do que erros de português. Preste atenção especialmente ao escrever nomes de pessoas.

 

Receba
Novidades