Comércio poderá reabrir a partir do dia 22, com novos protocolos

Por ACI: 16/03/2021

Em reunião com entidades empresariais (entre elas, a ACI) nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite anunciou novas medidas para garantir fôlego às atividades econômicas já bastante atingidas pela pandemia. Os destaques são a possibilidade de reabertura do comércio não-essencial a partir do próximo dia 22, com novos protocolos, e a volta da cogestão, no mesmo dia.

"As medidas vieram ao encontro de alguns dos pedidos que fizemos na última sexta-feira, não na totalidade, como queríamos. Mas temos a segurança de que a cogestão retorna, mesmo com bandeira preta, no próximo dia 22", afirma Marco Aurélio Kirsch, que representou a ACI na reunião virtual. Agora, conforme ele, o cenário terá que ser desenhado com as prefeituras, baseado em números e nos protocolos sanitários, que são importantíssimos para que comércio, indústria e serviços possam retomar as suas atividades com urgência, ainda que com limites. Confira as medidas anunciadas:

Manutenção da restrição de atividades à noite

- A restrição de atividades todos os dias entre 20h e 5h fica mantida até 30 de março. Em abril, a restrição será apenas nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), também entre 20h e 5h.

Retorno da cogestão em 22 de março

- Regiões poderão adotar medidas mais rígidas que a bandeira final, mas não menos flexíveis do que a bandeira imediatamente anterior.

- É necessária a renovação dos planos de cogestão, considerando o atual cenário epidemiológico da doença e a capacidade do sistema hospitalar, as mudanças de protocolos e a necessidade de garantir mecanismos de fiscalização.

- Manutenção da vedação da cogestão na educação.

 Reabertura do comércio não-essencial, bares e restaurantes

- Comércio não-essencial poderá funcionar de segunda à sexta-feira, até às 20h (entrada até às 19h).

- Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar sem restrição de dias, até às 17h (entrada até às 16h).

- Hotéis e alojamentos com selo Turismo Responsável poderão atuar com lotação máxima de 50%. Sem o selo, com 30%.

Protocolos básicos em todas as atividades

- Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre.

- Distanciamento interpessoal.

- Higienização das mãos e superfícies de toque com álcool 70 ou similar.

- Ventilação cruzada (janelas e portas abertas) e/ou sistema de renovação de ar.

 

Receba
Novidades