ACI parabeniza atuação de entidade parceira, na iniciativa de fomentar o Fórum de Combate ao Colapso Econômico do RS

Por ACI: 15/04/2020
Eduardo Fernandez e Marco Kirsch

Novo Hamburgo/RS - Criado há três semanas, quando houve a publicação do Decreto Estadual indicando o processo de parada das atividades e isolamento social, em função da Covid-19, o Fórum de Combate ao Colapso Econômico do RS já se prepara para o quinto encontro. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha é uma das entidades que compõe o grupo e elogia a iniciativa da ação, proposta pela LIDE-RS (Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul) à Assembleia Legislativa do RS. "Este é um movimento inteligente e de extrema importância para o debate das soluções a serem encontradas para a retomada gradual dos empregos e da economia", frisa o diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch.

O presidente da LIDE-RS, Eduardo Fernandez, explica que "naquele momento, em função da preocupação das empresas, dos impactos sociais e econômicos, e não só da saúde, entrei em contato com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, que, também preocupado, concluímos que estava faltando um diálogo para buscar caminhos". O intuito, ressalta Fernandez, foi reunir entidades, setores e regiões do Estado para debater os impactos que já estavam sendo gerados. "E buscamos dialogar com o Executivo estadual, colaborando para termos uma retomada de forma gradativa, coordenada e cooperada das atividades. Este fórum foi criado com esse intuito, construindo, de forma pioneira no país, um trabalho muito bem organizado, reduzindo os impactos na economia, na saúde e no lado social. Temos discutido com a participação de vários setores, deputados e representantes da sociedade", frisa o presidente da LIDE-RS.

As quatro reuniões já realizadas, por videoconferência, contaram com a participação das entidades, do presidente da Assembleia Legislativa, do governador Eduardo Leite e das instituições bancárias. “Acreditamos que as decisões devam unir saúde, economia e alimentação, pois este é o equilíbrio de sobrevivência. Todos os setores estão seguindo os protocolos, mas o parar total da economia foi a grande dificuldade. Precisávamos impactar os gestores públicos e estar próximos deles, que é a nossa função, para fazer com que esse equilíbrio, direto e indireto, conseguisse diminuir os impactos lá na frente, como desemprego, quebra de empresas e criminalidade”, reforça Eduardo Fernandez.

O decreto estadual, da última quarta-feira (08), flexibilizando para que os prefeitos decidissem em seus municípios a abertura do comércio, é avaliado como um enorme resultado deste diálogo do Fórum com o Executivo. “O governador tem sido muito receptivo para nos ouvir e buscar possibilidades, por meio dos protocolos que foram apresentados de cada setor”, complementa o presidente da LIDE-RS.

Na avaliação de Eduardo Fernandez, agora o que vale são os impactos de cada região, de cada prefeito. “E as entidades têm trabalhado localmente, como é o caso da ACI na região em que atua, e muito bem, de tentar impactar os prefeitos para que ocorram estas flexibilizações. De uma forma coordenada e gradativa conseguiremos diminuir o colapso social e econômico, que é a proposta do Fórum. Um exemplo foi o trabalho realizado em cima da Páscoa. Para o comércio era um período importante, com comercialização de produtos perecíveis, e conseguimos a flexibilização antes da data".

A próxima reunião deve acontecer na quinta-feira (16).

De Zotti Comunicações
Em 15/04/2020