ACI e entidades setoriais participam de mais uma reunião online com a Assembleia Legislativa

Por ACI: 01/04/2020

Diretor reforçou reivindicações de postergações de ICMS por 60 dias, e do IPVA. Clique aqui e confira as declarações feitas pelas lideranças no segundo debate do 3º Fórum de Combate ao Colapso Econômico do RS

Novo Hamburgo/RS - O diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch, participou, representando a entidade, de mais uma reunião com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e entidades setoriais gaúchas. O objetivo do encontro, na manhã de quarta-feira (01), foi dar seguimento aos demais promovidos pelo Fórum de Combate ao Colapso Econômico do RS, realizados por videoconferências, e com o propósito de sugerir e encontrar alternativas para que, dentro dos cuidados indicados pelo Ministério da Saúde, sejam viabilizado, de forma gradual, o retorno das atividades. Desde que houve o Decreto do Governo do Estado, em função da pandemia do Covid-19 (coronavírus), a engrenagem da economia desacelerou.

"Fomos da calamidade pública, rapidamente, à calamidade privada. Reafirmamos a necessidade de postergações de ICMS por 60 dias, e do IPVA", salientou o diretor da ACI, complementando que "estamos fazendo nossa parte, entregando os protocolos setoriais para proteção da sociedade". A entidade também reforçou o pedido pelo fechamento dos pedágios no RS (pelo risco de infecção) e a revisão constante da equipe técnica da saúde e das estatísticas oficiais pelo Governo, em prol da data de reabertura dos negócios. "De pouco adianta manter até mesmo a indústria aberta, sem o comércio atuando na venda dos produtos, pois não encontrarão compradores para seus estoques. É aí que a crise se agrava. Desta forma, apoiamos, junto à Fecomércio, a manutenção assegurada dos serviços", salientou Kirsch.

Além da ACI, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo, coordenando os trabalhos, Rogério Kerber, do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS, Cláudio Zaffari, do Grupo Zaffari, Eduardo Fernandez, do LIDE-RS, Rogério Capoani, da CIC Bento Gonçalves, Daniel Randon, das Empresas Randon, Hernane Cauduro, da Abimaq, Henry Chmelmitzky, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, João Carlos Dal'Aqua, da Sulpetro, Fernando Villarinho, da ACPA, Ricardo Felizzola, da HTMicron, Cláudio dos Santos, da Abrasel, Paulo Kruse, do Sindilojas POA, Gustavo Paim, vice-prefeito de Porto Alegre, Luis Carlos Bohn, presidente da Fecomércio, Frederico Renner Mentz, do Hub de Inovação An Lab, João Satt, do Grupo Competence, Cláudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado, e os deputados estaduais Sebastião Melo, Fábio Branco e Vilmar Zanchin.

Confira NOTA DE ESCLARECIMENTO encaminhada pelo presidente da Assembleia do RS, após a reunião com as entidades:

POR MEDIDAS URGENTES DE PROTEÇÃO À SOCIEDADE

Após reunião de Mesa Diretora na manhã desta quarta-feira, a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul comunica:

Desde o primeiro momento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o Poder Legislativo se colocou à disposição no sentido de apoiar as ações do governo do Estado na proteção da saúde e da vida do povo gaúcho.

Informo que, diferentemente do que foi veiculado na imprensa, o decreto publicado nesta data (1º/4) pelo Poder Executivo, que determina o fechamento do comércio, não foi construído com a participação dos líderes de bancada e da Presidência da Casa. Tampouco foi tratado durante videoconferência realizada nessa terça-feira entre o governador Eduardo Leite e líderes de bancada e integrantes da Mesa Diretora.

Trata-se, portanto, de decisão do governo do Estado, certamente tomada com base em dados técnicos e científicos.

O papel do Parlamento exige também que sejamos abertos e sensíveis aos apelos vindos da sociedade. Por esse motivo, buscando defender a estabilidade social dos gaúchos, direcionamos ao Poder Executivo demandas que precisam de uma avaliação urgente:

a) Mantar o pleno funcionamento das cadeias da alimentação para evitar desabastecimento, incluindo todos os setores que, direta ou indiretamente, dão suporte aos segmentos, sempre respeitando os protocolos de segurança sanitária.
b) Crédito com juros baixos para empreendedores através dos bancos públicos;
c) Mais celeridade nos testes que comprovam o Covid-19 e aquisição imediata de novos testes autorizados.

O Parlamento gaúcho entende que as medidas de mitigação dos danos econômicos e sociais devem ter a mesma urgência das medidas sanitárias. Não podemos exigir sacrifícios da sociedade, especialmente dos mais humildes, sem proteger nossa população.

A Assembleia Legislativa se propõe a, com o Poder Executivo, construir junto ao governo federal alternativas para a complementação e substituição da renda de trabalhadores autônomos e informais afetados pela impossibilidade de exercerem suas atividades profissionais com a crise.

Neste sentido, o Poder Legislativo vem se reunindo com segmentos da sociedade gaúcha para que, além de um plano de prevenção sanitária, seja construído também um consistente Plano de Recuperação Social e Econômica para o necessário enfrentamento após a pandemia. Isto não pode ficar para depois, para amanhã ou para quando a crise passar. É uma construção urgente.

Seguimos prontos a contribuir solidariamente na defesa da vida e da estabilidade social do povo gaúcho.

Ernani Polo
Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul