ACI apresenta Plano de Segurança ao secretário da área no RS

Por ACI: 27/01/2015
Secretário de Segurança do RS recebeu comitiva da ACI, juntamente com o secretário de Minas e Energia

Novo Hamburgo/RS - Em audiência com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha apresentou, na terça-feira (27), o Plano de Segurança Comunitária para Novo Hamburgo, divulgado no início deste mês à comunidade. Elogiando a atitude da entidade em se prontificar a auxiliar no trabalho de proteção e segurança que, na avaliação do secretário, não é apenas obrigação do Estado, mas de toda a sociedade, ele, de imediato, já identificou pontos a serem avaliados. Da reunião, resultou a determinação à Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) para que priorize uma inspeção no Presídio de Novo Hamburgo, visando apurar as ações necessárias para tornar o local mais seguro.

O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, explicou que o Plano de Segurança elaborado pela entidade foi um trabalho realizado após quase um ano de estudos, pesquisas, coleta de dados, reuniões com órgãos oficiais e representantes da comunidade. Toda a estruturação foi executada a partir da coleta de informações, estatísticas oficiais e planejamento desenvolvido pelo Comitê de Segurança, coordenado pelo advogado Carlos Eduardo Scheid, ligado diretamente à vice-presidência Jurídica da entidade.

A ação resultou em elogios do secretário, ao ressaltar a importância da participação de entidades representativas da comunidade na busca de soluções para os problemas de segurança. De acordo com Wantuir Jacini, Novo Hamburgo, através da ACI, foi o primeiro município a apresentar um trabalho detalhado, sugerindo medidas para problemas constantes na área. “Todas essas questões são encaminhadas com urgência e precisam de uma resposta rápida, pois a sociedade não pode ficar esperando”, afirmou. Ele enfatizou, ainda, que juntamente com as ações para fortalecer a segurança sejam ampliadas as opções de emprego e educação, pois elas refletem diretamente sobre os indicadores criminais.

A audiência foi solicitada pelo também secretário de Estado Lucas Redecker, de Minas e Energia. Ele recebeu o Plano de Segurança da ACI durante evento realizado em São Paulo, juntamente com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Fábio Branco. Redecker argumentou que os níveis de criminalidade no município são preocupantes e que a sociedade aguarda ações concretas para a solução desses problemas. Destacou, ainda, que Novo Hamburgo tem ligação com diversos municípios do Vale do Sinos, o que faz com que a cidade tenha várias rotas de fuga. Ele também fez um apelo pela construção de um novo prédio para a Delegacia do bairro Santo Afonso. “A comunidade de Novo Hamburgo é proativa e quer ser parceira da Secretaria de Segurança na execução desse plano”, declarou Redecker.

Lucas Redecker ainda convidou o secretário de Segurança para inspecionar o presídio pessoalmente, enquanto a ACI entregou convite para que Jacini seja o palestrante do Prato Principal de março, no dia 26. O convite foi considerado pelos secretário uma boa oportunidade para dialogar sobre o assunto com a comunidade de Novo Hamburgo. Também participaram do encontro o coronel Carlos Magno (integrante do Comitê de Segurança da ACI), a superintendente da Susepe Marli Ane Stock, a delegada Andréia de Melo da Rocha Mattos e o capitão Márcio Costa Limeira.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Foto: Rodrigo Ziebell - SSP
Em 27/01/2015

Receba
Novidades