​VII Seminário Ambiental da Fundamental debateu a legislação voltada ao setor coureiro

Por ACI: 11/06/2015

Novo Hamburgo/RS - A legislação ambiental e suas particularidades na aplicação de suas normas ao setor coureiro foi um dos principais temas do VII Seminário Ambiental promovido pela Fundação Desenvolvimento Ambiental (Fundamental), na noite de quarta-feira (10). Foram três palestras que abordaram diferentes aspectos das normas que regulam a relação das empresas com o meio ambiente. “O objetivo deste seminário é conscientizar as empresas para a temática ambiental, que tem estado em destaque atualmente. Acreditamos que não apenas a legislação, mas também a preservação, devem estar no cotidiano das empresas”, ressalta o presidente da Fundamental, Paulo Mozart Asso Borges.

Juliane Altmann Berwig, advogada especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional e sócia da Berwig Advocacia, abriu a noite de palestras falando sobre o tema "Direito ambiental aplicado aos curtumes". “A ideia é mostrar o que é o direito ambiental, como ele se aplica. Existem condicionantes diferenciadas no caso dos curtumes que precisam ser observadas. Esse é um momento em que ter a informação é um diferencial para evitar erros do empreendedor, ou até mesmo do órgão ambiental”, explica Juliane.

As "Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa CBC Couros e Acabamentos" foi o tema da palestra do gerente de Engenharia e Meio Ambiente da CBC, Walter Keller. “Viemos mostrar algumas práticas que têm feito a diferença em nossa empresa. Existem atitudes simples que podem trazer ótimos resultados. Tirando eventuais investimentos, grande parte das ações ambientais são questões culturais e temos trabalhado para levar esses hábitos internamente”, afirma Keller.

Fechando a noite de palestras, o engenheiro Industrial Químico, Diego Rafael Bayer, mestre em Qualidade Ambiental, engenheiro de Segurança do Trabalho e diretor da ReSol Ambiental Consultoria, falou sobre "Principais requisitos ambientais que uma empresa deve atender". “Buscamos apresentar os requisitos legais para o licenciamento ambiental, os tipos, e o que condiciona cada etapa do processo, e, por fim, o que a empresa precisa fazer para manter essa licença. Muitos acreditam que ela é apenas um alvará, mas existe uma série de exigências que as empresas precisam atender para manter a licença”, salienta Bayer.​

O investimento para integrar o evento foi um quilo de alimento não perecível que será doado para a Fundação Semear.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 11/06/2015

Receba
Novidades