VI Seminário Ambiental promovido pela Fundamental discutiu gestão

Por ACI: 10/06/2014

Novo Hamburgo/RS - A gestão voltada ao meio ambiente mobilizou o VI Seminário Ambiental promovido pela Fundação Desenvolvimento Ambiental (Fundamental), orgão ligado à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O evento foi realizado na manhã de terça-feira (10), na sede da entidade.

O encontro abordou o tema em três frentes: a primeira pensando nos sistemas de gestão ambiental, após os participantes puderam observar um desses sistemas na prática. E, por fim, conheceram a legislação em torno do tema. “É preciso conscientizar o mundo em que vivemos para garantir a sobrevivência das gerações futuras”, afirmou o presidente da Fundamental, Paulo Mozart Asso Borges ainda na abertura do evento, juntamente com o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves.

Primeiro palestrante da manhã, o pesquisador do programa de qualidade ambiental e coordenador do mestrado em indústrias criativas da Universidade Feevale, professor doutor Dusan Schreiber, falou sobre o Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). “O primeiro desafio das empresas é o compromisso da alta gestão com o programa, ela é formadora de opinião. O processo precisa começar de cima, e ter densidade até chegar ao nível operacional”, explicou o especialista.

A implementação de uma gestão pensada para o meio ambiente foi vista na prática das Empresas Artecola. O coordenador de meio ambiente, saúde e segurança do grupo, Fabiano de Quadros Vianna, mostrou as experiências da empresa nesse processo. “A gestão ambiental precisa estar nos valores da empresa, no compromisso dela, levando em consideração seu perfil e sua estratégia de gestão”, destacou.

Professor das universidades Feevale e Unisinos na área do Direito Ambiental, André Rafael Weyermüller falou sobre a legislação em torno do tema, desde as leis internacionais, que deram origem ao regulamento brasileiro, até as últimas mudanças. “As empresas aqui da região têm adquirido mais conhecimento, e estão conseguindo responder bem à legislação”, observou o professor.

Acesse aqui a palestra "Direito Ambiental"
Acesse aqui a palestra "Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas"
Acesse aqui a palestra "Sistemas de Gestão Ambiental"

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 10/06/2014

Receba
Novidades