Tabelionatos gaúchos iniciaram 2022 com projeto de atuação na área de responsabilidade social, em parceria com a Fundação Semear

Por ACI: 25/02/2022

O ano de 2022 iniciou com a estruturação de projeto para o desenvolvimento de ações na área de responsabilidade social pelos tabelionatos gaúchos. O Colégio Notarial do Brasil - Seção do Rio Grande do Sul (CNB-RS), entidade que representa os profissionais da área extrajudicial no Estado, está participando de um projeto em parceria com Fundação Semear e Associação de Notários e Registradores do RS (Anoreg-RS) para implementar de forma planejada iniciativas sociais, que sempre foram uma marca da classe no Estado. O projeto com a Semear tem objetivo de otimizar as destinações de recursos e a mobilização da classe.

A parceria assinada com a Fundação Semear vai mapear as intenções de participação dos associados de todas as entidades notariais e de registro. “A Semear é uma organização que cria, fomenta e integra ações sociais estratégicas e transformadoras para a sociedade. O projeto com os tabelionatos e registros propõe um planejamento consistente, que considere o que os serviços extrajudiciais realizam em suas cidades, porém de forma mais estruturada, com a construção de indicadores e monitoramento de impacto social”, explica a Gestora Social da Fundação Semear, Helena Thomé.

O trabalho está sendo feito em todo o Estado, com um levantamento individualizado junto aos associados sobre as ações nas quais já investem, para mapear a realidade da atuação social da classe. Na sequência, segundo Helena Thomé, “será feito um levantamento das entidades assistenciais existentes em cada região, a partir dos dados dos próprios notários e registradores. Além disso, buscaremos identificar a existência de conselhos municipais de direitos de cada região para a possibilidade de investimento social via Funcriança”.

O presidente do CNB-RS, José Flávio Bueno Fischer, enfatiza a importância do projeto lembrando que “o objetivo é investir no aspecto social de uma forma organizada, que nos permita verificar os resultados dos investimentos feitos por nossos associados”.

A Fundação Semear está completando 25 anos de existência. Foi criada com o objetivo de trabalhar a promoção do desenvolvimento social por meio do fortalecimento da cultura de investimento social, com gestão profissional e transparente. Em 2016 a ONG ficou entre as três instituições finalistas mais transparentes do Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Hoje a Fundação Semear beneficia, direta e indiretamente, 10.000 pessoas, com projetos próprios ou em parceria com mais 35 entidades do Estado.

Sobre a assinatura do convênio da Anoreg e Fórum de Presidentes com a Semear, Fischer afirmou que quando reassumiu o CNB-RS, “percebi que havia muitas ações de colegas de todo o Estado, feitas de forma isolada. Por isto sugeri que a diretoria oportunizasse uma ação de forma organizada. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um projeto conjunto, através da Anoreg”.

O presidente do CNB-RS afirmou ainda que “a ideia não é substituir nem cancelar nada do que esteja sendo feito. A ideia é apenas organizar e otimizar a destinação dos recursos doados, inclusive para que possamos ter indicadores”. Ele salientou que “para serem beneficiadas, as entidades sugeridas pelos colegas terão que estar dispostas a atuar em parceria com a Fundação Semear. Assim teremos certeza de que nossas ações se transformarão em resultados concretos”.

Fonte/Associada: Raquel Guimarães/Fundação Semear

Receba
Novidades