Serviços extrajudiciais implementam projeto de fortalecimento para atuação na área de responsabilidade social

Por ACI: 11/08/2022

Com o objetivo de estruturar a atuação dos serviços extrajudiciais na área de responsabilidade social e fortalecer os vínculos de tabelionatos e registros com a comunidade gaúcha, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes firmaram convênio com a Fundação Semear. O propósito do projeto é fomentar a ação social nas unidades, fortalecendo o investimento social privado e a mobilização da categoria na busca por uma participação responsável junto às comunidades onde estão inseridas.

O atendimento às questões sociais sempre foi uma marca na atuação tanto de notários quanto de registradores, como demonstra o diagnóstico feito pela Fundação Semear no início do projeto: 72,2% dos cartórios e registros realizam ações sociais. O levantamento apontou ainda que 57,7% das ações são realizadas de forma pontual e não estão inseridas em um planejamento de ações e que são realizadas em benefício de diferentes públicos.

O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, destaca que a questão da vulnerabilidade social tem se agravado cada vez mais, impactando a população gaúcha, em especial com o advento da pandemia de Covid-19. “Temos entre nossos associados colegas muito participativos, que querem fazer a diferença, mas entendemos que com a orientação de uma instituição voltada para o terceiro setor, teremos resultados muito mais significativos”.

Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção do Rio Grande do Sul, José Flávio Bueno Fischer, que é também presidente da Fundação Semear, “a ONG foi criada justamente com o objetivo de auxiliar empresas e instituições a estruturarem projetos na área de responsabilidade social de forma que contribuam para o desenvolvimento das pessoas beneficiadas”. Fischer destacou que “ao assumir a presidência da entidade que representa os tabeliães do RS, percebi que nossos colegas tabeliães e registradores fazem muitas ações, e que poderíamos transformar esta energia em um movimento coletivo, maximizando os resultados em benefício da comunidade do Rio Grande do Sul”.

A gestora social da Fundação Semear, Helena Thomé, explica que “o projeto com os tabelionatos e registros propõe um planejamento consistente, que considere o que os serviços extrajudiciais realizam em suas cidades, porém de forma mais estruturada, com a construção de indicadores e monitoramento de impacto social”.

O Cartório Cidadão Solidário proporcionará autonomia para que as serventias possam desenvolver suas ações sociais de forma mais assertiva e também proporcionará o investimento social em demandas locais., Todas as ações foram embasadas pelo diagnóstico inicial e são realizadas com a orientação e assessoria da Fundação Semear, ONG que trabalha há 25 anos com foco no desenvolvimento social.

O Cartório Cidadão Solidário teve início em abril e, até o momento, conta com a adesão de 50 cartórios, de 42 municípios do Estado. A partir do diagnóstico, foi definida uma agenda de eventos de capacitação. Até o final de julho foram realizados dois cursos:

* Projetos sociais - com o objetivo de preparar os titulares e colaboradores dos serviços extrajudiciais para entenderem o processo de construção de projetos coerentes com as demandas sociais, de forma consistente, alinhando o conteúdo às oportunidades identificadas junto à comunidade. O curso abordou o diagnóstico e identificação de oportunidades; o que são projetos sociais, elaboração, planejamento e principais etapas do projeto; o modelo de projeto e apresentação alinhada ao financiador; e a análise de projetos, considerando a coerência de sua redação e apresentação.

* Capacitação sobre balanço social - Com o objetivo de qualificar os participantes para a elaboração do Balanço Social, evidenciando a transparência da organização junto aos funcionários, governo e comunidades. O conteúdo abordou: Como elaborar um Balanço Social adequado às ações socioambientais e econômicas de cada organização e os principais modelos de Balanço Social foram temas abordados no curso.

Ainda estão previstos para acontecer até outubro os cursos de responsabilidade social, voluntariado e destinação de Imposto de Renda.

O Cartório Cidadão Solidário é um projeto inovador, que tem o mérito de levar para toda a categoria o fomento da prática da responsabilidade social, a possibilidade de qualificar as ações existentes e a disponibilização de conhecimento sobre as temáticas. É uma iniciativa que fortalece os tabelionatos e registros, aproxima as serventias da comunidade onde estão inseridas, promove melhoria da qualidade de vida e, acima de tudo, valoriza a cultura da participação social, que transforma realidades e promove o desenvolvimento social. Além das capacitações, também serão realizadas duas ações de campanha que serão lançadas no decorrer do projeto.

Fonte: Raquel Guimarães

Receba
Novidades