Secretária Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica participa de reunião do Comitê de Estância Velha

Por ACI: 27/04/2022

A reunião mensal do Comitê da Regional ACI Estância Velha nesta terça-feira, coordenada pelo Vice-presidente Leandro Kolling, contou com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica. Viviane Diogo informou que a cobertura de coleta de resíduos sólidos é realizada em toda a cidade. Anteriormente, os pontos de difícil acesso eram atendidos por equipe própria da prefeitura e, com alguns ajustes, a empresa contratada passou a fazer a cobertura total. Cerca de 700 toneladas são enviadas a um aterro em São Leopoldo, cuja proximidade diminui os custos com o transporte.

A secretária também apresentou o programa Lev – Local de Entrega Voluntária de Resíduos. Através dele, a prefeitura busca solucionar uma demanda recorrente dos moradores no que diz respeito a recolhimento e local adequado para realizar o descarte de entulhos, podas, restos de construção, pneus, móveis velhos e estragados, entre outros.

O Lev funciona através de ecopontos itinerantes. Cinco contêineres são levados aos bairros e colocados em pontos estratégicos e de fácil acesso para que todos os moradores possam depositar os seus resíduo. Os contêineres são colocados na sexta-feira e retirados na segunda-feira seguinte. Eles são identificados com placas, que indicam o tipo de material que pode ser depositado. O calendário é divulgado através das redes sociais da prefeitura.

Conforme Viviane, a parceria com a cooperativa Coopertec, de Canoas, permite o recolhimento e o destino corretos do lixo eletrônico no município. São 71 itens, que vão desde monitores até máquinas de lavar estragadas. Não são recolhidas lâmpadas fluorescentes e pilhas. O ponto de coleta está localizado na Secretária de Obras, que funciona de segunda à sexta-feira, das 07h30min às 13h30min. Para quem não puder nesse horário, é agendada uma coleta.

Quanto à importância da separação do lixo, comentada na última reunião, comunicou que será lançado um folder com orientações para ser distribuído nas escolas. Sobre as autorizações para podas de árvores, está sendo realizado um projeto de lei permitir a poda dentro de pátios, exceto de mudas nativas, e autorizações mais longas, para cinco anos, em vez de anual, para manejos que interferem na rede pública.

Também está sendo avaliada a delegação de competências e a realização de um convênio com o estado para que a secretaria possa auxiliar as empresas do município com as autorizações; no entanto, para isso, a equipe precisa ser qualificada e as taxas ambientais ajustadas para suportarem o repasse de 10% ao estado. Se decidido pela realização do convênio, será enviada proposta para aprovação da Câmara de Vereadores e só incidirá no próximo exercício.

Viviane falou do chamamento público para empresas interessadas em adotar praças e canteiros da cidade e dos incentivos para a agricultura. Para a feira de rua no bairro Rincão dos Ilhéus, haverá uma chamamento público para aumentar o número de expositores, incluindo artesanato e outros. Comentou outras ações, como castração de cães e gatos, barreiras sanitárias nas comunidades para prevenir zoonoses e o projeto de proibição das carroças, que está sendo discutido na Câmara de Vereadores.

Daniel Angel Salazar tratou de a importância da fiscalização atuar proativamente, pois há muitos terrenos abandonados na cidade, sem cuidados e limpeza. Viviane concordou que é necessário uma postura mais proativa e não uma atuação apenas por demanda.

Outros assuntos

O Vice-presidente Leandro Kolling comunicou que, no final de março, houve uma reunião na sede da RGE para tratar da constante falta de luz na cidade. Na ocasião Cristiano Pires, gerente institucional da empresa, destacou que 60% das interrupções de fornecimento de energia se devem a problemas com a vegetação, que encosta na fiação de luz e gera curtos circuitos. Ficou definido que a prefeitura auxiliará na coleta das podas de árvores e a RGE destinou uma equipe de assistência para atender aos consumidores residenciais e comerciais do município.

Leandro informou que, no início do mês, reuniu-se com o vice-prefeito e secretário de obras, Airton Haag, para abordar a situação da via de acesso a Portão, mencionada em reuniões anteriores devido à situação precária. A via já recebeu melhorias e, em seis meses, serão iniciadas as obras de duplicação.

O grupo também comentou sobre a poluição visual e a importância de haver um regramento de placas e outdoors para o embelezamento e valorização da cidade.

Assuntos institucionais

O diretor Leandro Villela Cezimbra relatou sobre dois eventos recentes que ACI apoiou institucionalmente: a palestra do diretor-presidente de Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, para 1.100 pessoas, realizada no dia 19, no teatro Feevale, com o tema “Como Empreender com Sucesso”, e a reunião-almoço com o Vice-presidente da República, Hamilton Mourão, no dia 22, na Sociedade Ginástica, ambas sem caráter político.

Avisou que, no dia 28, às 18h, no salão nobre da Prefeitura de Esteio, haverá uma audiência pública para debater as questões envolvendo o Projeto de Lei nº 51/2022, que dispõe sobre a autorização de repasses de recursos estaduais para estradas federais. A proposição é dos deputados Frederico Antunes (PP) e Juvir Costella (MDB). Ainda citou o projeto da ERS-010, a rodovia será construída pela inciativa privada e já iniciará com pedágio.

O representante da ACI no Comitê Municipal de Turismo (Comtur), Luis Eusébio Griebeler, convidou a todos para a abertura do 39º Festival de Kerb de Estância Velha, no dia 29 de abril, às 19h. O festival acontecerá em dois finais de semana, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, e de 6 a 8 de maio, no Centro, e contará com bandas típicas, show nacional, jogos germânicos e concurso do chopp em metro, entre outras atrações.