Perspectivas de negócios no Texas e segurança na RS-239 são analisadas pelo Comitê da Indústria

Por ACI: 05/08/2022

As perspectivas de negócios da Pollibox Indústria de Adesivos no Estado do Texas e a apresentação das principais informações da reunião da ACI com o 3° Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPR) para tratar de segurança na RS-239 foram os destaques da reunião mensal do Comitê da Indústria, nesta sexta-feira, 05, coordenada pelo vice-presidente Frederico Wirth.

O diretor da Pollibox, Antônio Carlos Bianchi, relatou as principais informações obtidas durante viagem ao Texas, em julho, para identificar novas possibilidades de negócios nos Estados Unidos. Segundo ele, um plano de ação será elaborado em setembro e deve comtemplar a atuação através de um distribuidor local e um agente para atendimento às empresas.

Na visita a Dallas e outras cidades, Bianchi obteve dos departamentos responsáveis pela atração de novos investimentos informações comerciais importantes, envolvendo tanto fornecedores quanto potenciais clientes. “Fomos muito bem-atendidos em todas as cidades e, agora, vamos definir um foco para atuação, já que alguns segmentos em que estamos presentes aqui no Brasil não existem lá”, explicou.

O integrante Marcelo Sperb, diretor da Wirklich, avaliou como positiva da reunião com os comandantes do 3° BPR e do posto de atendimento de Campo Bom para tratar da segurança na RS-239, em julho. Conforme ele, a preocupação das empresas é em relação à mudança de local do pedágio e à segurança dos milhares de usuários que trafegam pela rodovia diariamente, devido aos muitos acessos, aos problemas estruturais e à falta de iluminação. Apesar de os números de acidentes e óbitos terem diminuído em 2021, conforme informado na reunião, o aumento previsto no fluxo de tráfego com a instalação de novas empresas requer providências imediatas, por isso o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e a Associação dos Municípios do Vale do Sinos serão contatados para uma reunião nos próximas semanas.

Assuntos institucionais

O diretor da ACI, Leandro Villela Cezimbra, relatou a participação em reuniões visando ao atendimento a demandas do setor empresarial, envolvendo tanto a redução do ICMS da indústria calçadista quanto o sistema de pagamentos em moeda local, alternativa para amenizar os efeitos da medida tomada pelo Banco Central da Argentina, que, diante da falta de dólares, determinou que os pagamentos de importações feitas do Brasil ocorram em 180 dias.

O vice-presidente Frederico Wirth convidou os integrantes do Comitê da Indústria para o webinar que apresentará o Sistema Newprod, uma nova maneira de gerenciar e controlar a produção pelo planejamento e aumento da eficiência, no próximo dia 23, das 08h às 10h15min, do qual será o moderador.

Wirth também destacou o objetivo de realizar reuniões itinerantes do comitê nos próximos meses, sendo que a de setembro, possivelmente, ocorrerá na unidade do Sesi em Novo Hamburgo.