‘O caminho para as empresas é a governança’, afirma diretor do Laboratório Fleming

Por ACI: 24/05/2022

“Governança corporativa é uma jornada e é possível implementá-la em qualquer empresa, independentemente de tamanho, segmento ou momento. Deve ser implementada antes que os problemas venham.”

A afirmação é do diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Marketing e membro do Conselho dos laboratórios Fleming e Colman, Ronaldo Schmidt Grangeiro, palestrante do webinar Governança Corporativa on-line, promovido pelo Comitê de Governança e Sustentabilidade da ACI nesta terça-feira, 24. O evento teve a participação da Vice-presidente de Governança e Sustentabilidade, Maria Cristina Bohnenberger, e a medição da jornalista, diretora de marketing da Esquadrias Scheid, também integrante do Comitê de Governança e Sustentabilidade e diretora de comunicação do Nexo Governança Corporativa, Cristina Pacheco.

Para Grangeiro, se há um sócio, a empresa pode começar a implementação da governança, que pode ser um acordo de sócios. Se o trabalho envolve familiares, pode começar a tratar de questões familiares, como um protocolo familiar ou um conselho de família.

“Quando a empresa tem um problema e as regras não estão bem-definidas, tem um grande problema a resolver. Se, ao contrário, há regras bem-definidas, muitas vezes o problema pode ser evitado”, disse Grangeiro, destacando ser necessário desmistificar o termo governança corporativa e pensar como a família empresária pode manter o seu negócio e, inclusive, gerar novos ciclos de valor.

“Acredito que a governança proporciona excelentes ferramentas e um excelente caminho para temas como sucessão e cultura organizacional, separação de alçadas e papéis e outros”, acrescentou.

Abordando o tema Desafios para longevidade de empresa familiar com 50 anos, o palestrante destacou aspectos da história dos laboratórios Fleming e Colman, empresa familiar que completa 53 anos de fundação em 2022.

Ronaldo e o irmão, Fábio, ingressaram em 2009 na empresa fundada pelo pai, Sergio Antônio Stein Grangeiro, e passaram a investir na formalização da gestão. Desde então, desenvolvem ações de governança corporativa, que é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.

Os laboratórios Fleming e Colman possuem um conselho consultivo, que é formado por cinco membros (sendo quatro da família e um sócio) e reúne-se mensalmente para tratar de assuntos relevantes e preocupações, acompanhar a apresentação de um comitê, revisar objetivos estratégicos e andamento dos principais projetos e assuntos gerais.

Esta recorrência, conforme Grangeiro, permite manter o alinhamento da empresa com sua cultura e seu propósito, fazer com que os papėis e alçadas sejam exercidos corretamente e a empresa possa continuar fazendo o melhor pelos seus clientes, como destaca em sua comunicação.

Ronaldo exerce a função de secretário do conselho consultivo, sendo responsável por conduzir a reunião e redigir a ata, bem como encaminhá-la por e-mail aos integrantes, ao final, e encaminhar projetos e ações aos comitês. Ele sugere evitar assuntos operacionais nas reuniões e manter foco em assuntos estratégicos. “Reuniões semanais de diretoria são indicadas para a análise de temas operacionais e urgentes e comitês de assessoramento para suporte são indicados para encaminhamento dos assuntos definidos”, explica, enfatizando que a pandemia provou ser possível fazer reuniões on-line de qualquer lugar.

Governança corporativa
Fatores positivos
- Identidade, tradições e valores de família incorporados da cultura organizacional
- Compromisso, visão de longo prazo e missão criando senso de pertencimento
- Elevado grau de confiança nas relações, baseado no compartilhamento de interesses e valores
- Comprometimento social e sustentabilidade, com maior consciência de seu impacto nas comunidades onde se inserem.

Acesse aqui o webinar