Município quer ser referência em inovação no RS até 2028

Por ACI: 10/11/2025

O Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) sediou nesta segunda-feira (10) o 5º e último encontro da Aliança para Inovação de Novo Hamburgo, que reúne representantes do poder público, do setor produtivo, de universidades e da sociedade civil. A ACI é representada pelo presidente Robinson Klein e pelo diretor Fauston Saraiva.

Na atividade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), os participantes, divididos em quatro grupos, definiram a visão de futuro que servirá de base ao planejamento estratégico do município para o setor de tecnologia e inovação até 2028. O processo foi conduzido por Jerônimo de Rossi Molina, gestor de Inovação e Tecnologia vinculado ao programa InovaRS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS).

Novo Hamburgo que ser reconhecida, até o final de 2028, como a cidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul, destacando-se pela capacidade de execução, ampliação dos investimentos públicos e privados e pelo compromisso do poder público com o desenvolvimento econômico local, consolidando-se como polo de inovação e turismo de negócios, em articulação com a quádrupla hélice para impulsionar uma cultura de cooperação, inovação e resultados sustentáveis.

Modelo colaborativo

A Aliança para Inovação é baseada em um modelo colaborativo que une poder público, universidades, empresas e sociedade civil, articulando esforços em torno do CIT. O propósito é fortalecer o ecossistema local de inovação, impulsionar o desenvolvimento econômico e promover soluções urbanas inteligentes e sustentáveis que melhorem a qualidade de vida da população.

O ciclo de encontros teve início em abril, com o lançamento da Aliança, que apresentou a proposta de posicionar Novo Hamburgo como um hub regional de tecnologia e inovação. No segundo encontro, em julho, os participantes mapearam o cenário atual do município e definiram as verticais estratégicas — áreas prioritárias de atuação, como startups e novos negócios, saúde, indústria 4.0 e sustentabilidade.

Já o terceiro encontro, em setembro, aplicou a metodologia da Construção Ágil, com a participação de representantes das quatro hélices da inovação — governo, academia, setor produtivo e sociedade civil — para transformar as ideias em planos de ação concretos.

No quarto encontro, as instituições parceiras e os grupos de trabalho apresentaram as propostas consolidadas e as metas até 2028, dando um passo decisivo na construção do ecossistema de inovação do município, com foco em transformar ideias em ações práticas e estratégicas para os próximos anos.

“A Aliança para Inovação é resultado de um trabalho colaborativo que une governo, universidades, empresas e sociedade. Estamos construindo, juntos, um caminho sólido para que Novo Hamburgo se torne referência em inovação e desenvolvimento”, afirma secretária da SMDEIT, Daiana Monzon.

 

Receba
Novidades