Imposto sindical não pode retornar

Por ACI: 25/08/2023

Nos últimos dias, fontes das mais variadas de informação noticiam uma proposta, advinda do Governo Federal, de alteração legislativa que visa a retornar a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical, aquele cobrado do empregado para sustentar a atividade das entidades representativas, extinto pela reforma trabalhista promovida em 2017.

O fim do imposto sindical foi uma conquista da sociedade e trabalhadores e empregadores foram beneficiados. Não permitamos que este retrocesso seja implementado! 

Saliente-se que tal proposta não encontra respaldo nem mesmo perante os representados dos sindicatos, ou seja, os trabalhadores, que não desejam arcar com mais este custo. Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo recebeu dezenas de empregados das empresas que desejavam se opor à contribuição estabelecida na convenção coletiva da categoria, em um claro demonstrativo de que os empregados não compactuam com a cobrança. Enfrentaram horas na fila, em pé e abaixo de chuva para dizer não ao pagamento!

A ACI, defensora do setor produtivo regional, acompanha o tema e, de pronto, se manifesta contrariamente ao retorno do imposto sindical e espera que a proposta seja rechaçada pelo Congresso Nacional.

Receba
Novidades