Fundamental recebe reconhecimento pelos 20 anos de atuação

Por ACI: 25/10/2018

Novo Hamburgo/RS – A Fundação Desenvolvimento Ambiental (Fundamental), uma Organização Não Governamental instituída pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância velha, no dia 18 de outubro de 1998, recebeu, durante o Prato Principal de outubro, o reconhecimento pelos seus 20 anos de atuação. A distinção foi entregue pelo presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl.

“Há 20 anos, a Fundamental vem sendo o elo entre o meio ambiente e as empresas da região. Agradecemos a confiança e contribuição de todos ao longo desses anos e desejamos que os próximos sejam ainda melhores”, ressalta o presidente  da Fundação, Mário Marchini.

A criação da Fundamental surgiu da necessidade do meio empresarial local de buscar alternativas quanto à questão "resíduo industrial". Para isso, empresários encontraram na ACI, através da criação do Conselho de Meio Ambiente, o suporte necessário para a concretização desta ideia.

A Fundação iniciou suas atividades erguendo uma central de resíduos que atualmente é modelo, tanto a nível estadual quanto de Brasil. Hoje conta com mais de 100 empresas cadastradas e cinco valas de disposição de resíduos. Todas foram construídas com impermeabilização de fundo, drenos testemunho e dreno coletor de chorume para envio à estação de tratamento de efluentes. As valas contam com drenagem pluvial e serão adequadamente encerradas e seladas com polietileno de alta densidade na superfície quando atingirem sua capacidade máxima.

A quinta vala, que entrou em operação em 2017, possui capacidade para receber mais de 100 mil metros cúbicos e deve ter uma duração de 7-8 anos. Visando este encerramento da Central de Resíduos, a Fundamental já estuda outras tecnologias para utilização dos resíduos recebidos. Dentre os vários estudos, existes a possibilidade de geração de carvão, energia, gás e sub-produtos.

O Prato Principal teve como palestrante a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS e diretora-presidente da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler), Ana Pellini.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Foto: Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker