Fimec marca a retomada do crescimento do setor coureiro-calçadista

Por ACI: 11/03/2022
Crédito: Caroline Souza/Universidade Feevale

Universidade Feevale expõe equipamento que auxilia na linha de produção 

Um braço robótico que auxilia os operadores em uma linha de montagem de calçados está chamando a atenção dos expositores e visitantes da 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O equipamento da Universidade Feevale está exposto no estande da ERPS, empresa de Novo Hamburgo que fabrica máquinas destinadas à produção de calçados.  

Conforme o professor Pier Alfredo Scheffel, coordenador da Oficina Tecnológica da Feevale, esse equipamento faz o trabalho mais insalubre e repetitivo, possibilitando que o operador priorize as funções gerenciais. Matheus Reisdoerfer, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade, salienta os benefícios dessa automação na linha de produção. “O equipamento reduz os processos manuais, padronizando as operações repetitivas e possibilitando um ganho de qualidade e produtividade”, afirma. 

A Fimec começou na tarde desta terça-feira, 8, e segue até quinta-feira, 10, na Fenac, em Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, 3025, bairro Ideal). Na feira, o público pode conferir, das 13h às 20h, lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, num ambiente voltado ao networking, prospecção e fechamento de negócios. O credenciamento é gratuito para profissionais do setor. 

A solenidade de abertura reuniu autoridades e entidades do setor coureiro-calçadista. O governador do Estado em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a força da Fimec. “Estamos vivenciando uma sensação de retomada em um ambiente de otimismo, após dois anos de uma pandemia que alterou a rotina de todos os setores”, disse. Já o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, destacou o momento positivo do cluster. “O setor do couro e do calçado está passando por um período extraordinário. Eu não me recordo de ter vivido um momento assim, de tão alta demanda para a capacidade produtiva do setor”, comemorou. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, concordou. “Ficamos dois anos sem as feiras da Fenac e foi muito difícil”, frizou. 

O reitor Cleber Prodanov também participou da abertura e, após, visitou alguns estandes. “A retomada deste setor, que está trazendo muitas novidades em inovação e tecnologia, é muito importante, pois vai possibilitar o crescimento da economia e gerar emprego e renda”, ressaltou.    

Na tarde desta quarta-feira, 9, acontece o Fórum Fimec, evento que tem apoio máster da Universidade Feevale. O Fórum conta com palestras nacionais e internacionais, além de um debate sobre o mercado, reunindo as seguintes temáticas: moda sustentável brasileira, mercado americano de calçados, inovação e sustentabilidade em adesivos e sourcing mundial de calçados.  

Fonte/Associada: Universidade Feevale

Receba
Novidades