Feevale representa o Brasil em encontro sobre internacionalização de empresas

Por ACI: 29/04/2022

Evento, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, acontece dias 2 e 3 de maio, em Portugal

Na próxima semana, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari, representarão o Brasil no III Encontro de Internacionalização de Empresas (PPIN), em Portugal. Realizado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), parceiro da Feevale na península ibérica, o evento acontece nos dias 2 e 3 de maio, na Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei). Participarão, ainda, outros parceiros europeus e da África.

Durante o encontro, será discutido o melhor modelo para poder avançar na cooperação entre os ecossistemas de inovação de Brasil e Portugal, promovendo a integração entre os ambientes das duas instituições em conjunto com as redes já formadas. A Feevale participará de dois painéis que têm o objetivo de evidenciar o relacionamento entre as universidades e as empresas e o papel das redes de internacionalização para o desenvolvimento destas. Confira os eventos (horários de Portugal):

- 2 de maio, às 15h: Transferência de conhecimento: as instituições de ensino superior e o seu papel na conexão internacional, com o reitor da Feevale, Cleber Prodanov
- 3 de maio, às 12h: A integração de ecossistemas potencializando a internacionalização das empresas, com a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari

Evento pretende sistematizar metodologia de cooperação entre países
Os encontros de internacionalização de empresas são promovidos pelo Portugal Polytechnics International Network (PPIN), um projeto colaborativo que tem como objetivo reforçar a internacionalização do ensino superior politécnico português. Os eventos pretendem mostrar, aos potenciais mercados internacionais e entidades representativas locais, as condições e infraestruturas e a articulação com as empresas para o reconhecimento internacional através da inovação.

O III Encontro de Internacionalização de Empresas prevê o estabelecimento de uma efetiva colaboração com o tecido empresarial, tendo como foco oito mercados-alvo, sendo o Brasil um deles. Ao final do evento, se espera sistematizar uma metodologia de cooperação e definir os próximos passo das ações de conexão, como: criação de uma rede de embaixadores, realização de eventos, promoção de networking e desenvolvimento de eventos de internacionalização, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no site www.ipleiria.pt.

Sobre o IPL
A Feevale e o Instituto Politécnico de Leiria são parceiros desde 2009 em ensino, pesquisa, extensão e inovação – as duas instituições contribuem na mobilidade docente e discente nas áreas da acessibilidade, inclusão, design, gestão e empreendedorismo, entre outras, bem como em programas de dupla titulação. O IPL é uma instituição pública de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980. Está presente na região de Leiria e Oeste por meio das suas cinco escolas superiores, localizadas nas cidades de Leiria (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), Caldas da Rainha (Escola Superior de Artes e Design) e Peniche (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar). O Politécnico de Leiria é uma instituição que aposta em processos inovadores e de qualidade que a diferenciem das outras instituições de ensino superior.

Fonte/Associada: Universidade Feevale