Feevale e Amvars firmam parceria para testes de dengue na região

Por ACI: 25/03/2022

Iniciativa auxiliará prefeituras no controle e diagnóstico da doença  

Devido ao aumento dos casos autóctones de dengue, ou seja, que foram contraídos na própria região, a Universidade Feevale e a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) firmaram parceria para oferecer às prefeituras o diagnóstico laboratorial da dengue. Por meio de testes realizados no Laboratório de Microbiologia Molecular da Instituição, os municípios poderão monitorar a disseminação da doença.   

Da mesma forma que ocorreu com os testes de Covid-19 realizados pela Feevale, os da dengue ajudarão as prefeituras a identificar focos de contaminação, permitindo ações mais direcionadas para a contenção da doença. “Estamos saindo de uma pandemia de Covid-19 e agora a região está sendo assolada pela dengue. Mais uma vez, estamos comprometidos nas questões de saúde da comunidade, ajudando a fazer o monitoramento e o diagnóstico da doença”, afirma o reitor Cleber Prodanov.  

Além dos testes, a Feevale possui um projeto, realizado em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças virais como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “É muito importante para a Instituição, que é comunitária, contribuir com esse serviço e cuidados com as pessoas, mantendo a saúde coletiva na região”, ressalta Prodanov.  

O presidente da Amvars, Jerri Meneghetti, diz que a entidade considera muito importante mais esta parceria com a Universidade Feevale. “A região vive um momento difícil com a dengue e os testes são fundamentais para dar vazão aos atendimentos dos pacientes infectados e, também, para as ações de prevenção e combate à doença. Somos gratos à Feevale por firmar mais este compromisso com os municípios da região”, destaca Meneghetti, que é prefeito de Dois Irmãos.

Sobre o teste 

O teste é realizado a partir da amostra de soro e o resultado é liberado em até 48h. A coleta de sangue é realizada no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) da Universidade Feevale (rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo). Os interessados devem agendar o serviço pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945.

Fonte/Associada: Univerisade Feevale

Receba
Novidades