Escolegal capacita professores para ensinar o consumo consciente

Por ACI: 26/09/2013

Evento teve a parceria da ACI

Porto Alegre/RS - Preparar educadores para ensinar as crianças a consumir de forma consciente. Este foi o objetivo da oficina do Projeto Escolegal - Educação Para o Consumo Consciente realizada na quarta-feira (25). Professores das redes pública e particular se reuniram no Auditório do Procon/RS, em Porto Alegre, para discutir o tema e preparar ações que serão desenvolvidas em sala de aula.

O evento foi uma realização do Instituto de Combate e Defesa da Concorrência (ICDE). De acordo com o diretor-presidente do ICDE, Rodrigo Lagreca, o trabalho tem o objetivo de fomentar a formação transversal para o consumo consciente. “É uma atividade de ganho de conhecimento dos professores, mas com um viés prático. Eles saem da oficina com uma proposta pedagógica que será levada às escolas”, explica.

A capacitação teve como eixos a educação para o consumo sustentável, o consumo na infância, o consumo e Custo Brasil, os direitos do consumidor e os atos ilícitos socialmente aceitos. Em um primeiro momento, a consultora do ICDE Aline Isaia apresentou cada um dos conceitos. “Essa é uma exposição dinâmica na qual colocamos o professor em contato com dados atualizados aos quais muitas vezes ele não tem acesso”, ressalta.

O segundo momento do encontro foi dedicado a dinâmicas que auxiliassem os professores na formação de atividades que ajudem na transmissão dos conteúdos aos estudantes. “É preciso saber transferir esse conhecimento para a sala de aula, a partir da construção de atividades pedagógicas. A ideia é que o professor leve isso para a escola e que as crianças espalhem isso em casa”, destaca a psicóloga e consultora do ICDE, Tatiana Passuelo Ruffoni.

Participando pela primeira vez de uma oficina do gênero, a professora Estela Pinheiro, da Escola Doutor Martinho Lutero, de Canoas, se interessou pelo tema. “Trabalho na alfabetização, com crianças do primeiro ano. É muito importante que desde pequenas elas encarem a questão do consumo com um olhar diferente e que depois será dividido com os pais” salienta.

O projeto é realizado em parceria com Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Governo Federal, Ministério da Justiça, Ministério de Desenvolvimento de Indústria e Comércio (MDIC), Ministério Público do RS, Procon/RS, Secretaria de Acompanhamento de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretaria de Justiça e Direito Humanos/RS.

A iniciativa é financiada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor/SENACON/MJ, através do Fundo dos Direitos Difusos (FDD).

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 26/09/2013