Conselho de família deve cuidar de educação e formação de futuros acionistas

Por ACI: 05/06/2022

A sucessão na dimensão da família foi o tema do terceiro encontro do Fórum Gestão da Sucessão em Empresas Familiares de Pequeno e Médio Porte, realizado pela ACI e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), no ultimo dia 01º de junho, com o patrocínio de Sicredi Pioneira.

Em sua palestra, a psicóloga com doutorado em planejamento carreira, fundadora do Método de Curadoria de Carreira e sócia da Efeito Soluções Empresariais, Daniela Forgiarini Pereira, disse que o conselho de família deve ter integrantes de diferentes gerações e gêneros e debater assuntos familiares, além de assegurar o alinhamento de seus componentes em relação à empresa e à sociedade.

“A educação de familiares e a formação de futuros acionistas deve ser o foco dessa estrutura que administra o cotidiano das famílias empresárias, inclusive garantir a continuidade de sua cultura, sua história, suas crenças e seis valores, para que permaneçam como legado às próximas gerações”, acrescentou.

Conforme Daniela, a operacionalização do conselho de família deve ser baseada em agendas, pautas, atas e orçamentos, todas estas ações alinhadas com os objetivos da família empresária, que   movimentam o país. “Reuniões devem ter data, local e horário para começar e terminar, e temas a serem considerados são patrimônio (questão financeiras), educação (formação de herdeiros) e cultura (ações voltadas à formalização da história da família)”, destacou.

Para acelerar o desenvolvimento das próximas gerações, Daniela destaca ser importante ter foco na força mental, que compensa a fraqueza dos integrantes da família. Planejamento, aconselhamento, mentoria e coaching de carreira também são estratégias eficazes, assim como conexão com outros membros de famílias empresárias, entrevistas de carreira, visitas, imersão, intercâmbios e mentoring pontual, como o conhecido clube de herdeiros.

Ainda conforme a palestrante, conversas difíceis, finanças pessoas, formação financeira para futuros acionistas e empreendedorismo na família empresária, entre outros temas, podem ser desenvolvidos em escolas de acionistas.

“Participar de visitas técnicas e missões internacionais, organizar, mediar e ministrar palestras, ter vivência temporária de trabalho, realizar estágios e ter participar de intercâmbio entre famílias empresárias também permitem grande aprendizados a futuros dirigentes de empresas familiares”, indicou

Segredos

No terceiro encontro, Daniela Forgiarini Pereira também destacou alguns ‘segredos’ que, conforme ela, são importantes para os integrantes do conselho de família e futuros acionistas:

- Sobreviver ao tempo sendo parceiro dele
- Ter orgulho de pertencer
- Ter comportamento fundador, protagonista e empreendedor
- Planejar a carreira (geração sênior e sucessor)
- Ter comunicação eficaz
- Ter estrutura, organização, normas e regras
- Preparar-se para as surpresas

Patrocínio: Sicredi Pioneira

 

Receba
Novidades