Comitê da Indústria destaca aquecimento do mercado, mas lamenta falta de mão de obra

Por ACI: 03/06/2022

A reunião mensal do Comitê da Indústria, nesta sexta-feira, 03, coordenada pelo Vice-presidente Frederico Wirth, evidenciou a preocupação dos empresários em relação à escassez de profissionais para contratação.

Conforme os integrantes do comitê, o mercado está aquecendo, mas a falta de matéria-prima (em alguns setores) e as dificuldades para contratação de mão de obra - em todos os segmentos – impedem o aumento da produção e, por consequência, dos negócios.

Nas empresas fornecedoras da indústria de calçados esportivos, por exemplo, o ano vem sendo marcado por crescimento de até 30% em relação ao período pré-pandemia. É o caso dos fabricantes de linhas e de tintas industriais. Neste último, os produtos à base de água, que substituem os que eram feitos com solventes, já são líderes de vendas.

Outro segmento que contabiliza alta nos negócios é o de gases industriais para soldagem, com faturamento 15% superior em relação a 2021. Ainda assim, conforme o diretor de empresa integrante do Comitê da Indústria, faltam cilindros e há aumento de preços (40% em 2022), o que impacta toda a cadeia produtiva.

Exceção no cenário de aquecimento é o setor de máquinas, que registra redução nas operações comerciais nos últimos dois meses, motivada, conforme os dirigentes, pelas incertezas em relação ao segundo semestre, quando haverá eleições presidenciais e estaduais, o que leva os clientes a reduzirem os pedidos de máquinas novas e, em alguns casos, a optarem por modelos usados, com preços até 40% menores.

Assuntos institucionais

Na reunião desta sexta-feira, o diretor da ACI, Leandro Villela Cezimbra, também destacou a atuação da entidade em favor da aprovação do Projeto de Lei 51/2022, que autoriza o repasse de verbas públicas oriundas das privatizações e concessões para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) realizar obras em rodovias federais no RS. Entre elas, estão a BR-116 (duplicação no entroncamento com a RS-240, em São Leopoldo, e a BR-290.

Também foram destacados os quatro Encontros Políticos que a ACI realizará este mês, sendo o primeiro no dia 9, quando o ex-ministro, deputado federal e pré-candidato a governador pelo Partido Liberal (PL), Onyx Lorenzoni, estará na entidade para ouvir as demandas do setor empresarial e apresentar suas propostas.