Cervejarias artesanais lançam a Rede Craft

Por ACI: 25/05/2022
Crédito: Caroline Souza/Universidade Feevale

Associação busca atrair e fomentar o mercado artesanal cervejeiro e o turismo no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de atrair novos negócios e fomentar o mercado cervejeiro artesanal e o turismo no Rio Grande do Sul, um grupo de 15 cervejarias, situadas no Vale do Sinos, Serra Gaúcha e Litoral Norte, lançaram a Rede Craft. A cerimônia de lançamento da entidade foi realizada nesta segunda-feira, 23, no Feevale Techpark, em Campo Bom. Estiveram presentes os associados da Rede Craft, autoridades estaduais e municipais, bem como integrantes do Programa Redes de Cooperação da Universidade Feevale, que auxiliaram os empreendedores a constituírem a associação. 
 
A Rede Craft é composta pelas cervejarias Baldhead, Cubo, Koringa, Veterana e Ruradélica (Porto Alegre); Donner, La Birra e Salvador (Caxias do Sul); Brew Up (Campo Bom); Fat Bull (Novo Hamburgo); Leoner-Hof (Sapiranga); Narcose (Capão da Canoa); Old Captain (Canoas); Oripacha (Morro Reuter) e Paralelo 30 (Eldorado do Sul). Tem como proposta conectar-se a novos associados, instituições de ensino e empresas, a fim de criar recursos inexistentes no mercado cervejeiro e incentivar a melhoria de toda a cadeia produtiva. Visa, também, contribuir para o desenvolvimento econômico regional, por meio de projetos de inovação tecnológica e gestão no âmbito das operações industriais e de atendimento das associadas.    
 
Janderson Martini, presidente da Rede, destacou a união dos associados, que vêm trabalhando, desde setembro do ano passado, para a viabilização da entidade. “Hoje, brindamos a constituição de um sonho, que visa ao trabalho colaborativo, à melhoria e à qualificação dos nossos processos e produtos, bem como do nosso setor”, afirmou.  "Agora vocês deixam de ser concorrentes e se transformam em parceiros de negócios", pontuou Elci Lado Aguirre, coordenadora técnica do Programa Redes de Cooperação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. 
 
Conforme a professora Alexandra Zottis, coordenadora do Programa na Feevale, o lançamento desta nova rede reforça o papel da Feevale na comunidade, buscando o desenvolvimento regional de uma forma sustentável e articulada, por meio da promoção da cooperação. “Reunimos empresas de várias cidades, que passam a ter vantagens significativas. Esse segmento do turismo segue crescendo no país, atraindo cada vez mais pessoas interessadas, principalmente o público jovem, que busca novas experiências”, complementa.  
 
Segundo Deivid Schu, diretor de Turismo de Novo Hamburgo, uma das maiores dificuldades no turismo é a capacidade de cooperação. Para ele, é só dessa forma que serão construídas iniciativas na região, que impactarão de forma rápida no Estado.  “Eu não tenho dúvida de que a Rede Craft possibilitará maior competitividade e melhor entrega ao consumidor, com uma proposta de valor ao setor que fortalecerá o turismo na região”, finalizou.  
 
Programa Redes de Cooperação    

   
É desenvolvido a partir de uma parceria, superior a 20 anos, entre a Universidade Feevale e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo reunir pessoas e empresas com interesses comuns em redes de cooperação, para a constituição de uma entidade juridicamente estabelecida (associações). Com isso, é possível realizar ações conjuntas dos participantes, facilitando a solução de problemas coletivos e o acesso às tecnologias, bem como conquistando novas oportunidades de mercados, produtos e serviços. 

Fonte/Associada: Universidade Feevale

Receba
Novidades