Bhio Supply inaugura unidade industrial no Feevale Techpark

Por ACI: 11/03/2022
Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark; Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale; Cleber Prodanov, reitor da Feevale; e Marcelo Saraiva, diretor geral da Bhio Supply. Crédito: Fernanda Carvalho/Universidade Feevale

Nova unidade da empresa, que é uma das maiores fornecedoras de materiais médicos da América Latina, conta com um Laboratório de Implantáveis

Fortalecendo ainda mais seu cluster de empresas, o Feevale Techpark conta com mais um importante empreendimento. A Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos inaugurou, nesta quarta-feira, 9, sua nova unidade industrial na unidade de Campo Bom do parque tecnológico da Universidade Feevale. A cerimônia contou com representantes da empresa, da Feevale, da prefeitura de Campo Bom e de entidades.

Localizada no lote 8 do Feevale Techpark, a obra contempla um prédio com 360 m² de área em um lote de 2.500m², e contou com investimentos de cerca de R$ 3 milhões. No empreendimento, está instalado o novo Laboratório de Implantáveis – dispositivos médicos que são inseridos no corpo ou sob a pele – da empresa.

O prédio, de dois andares, abriga uma sala limpa com ISO Classe 7 – classificação para ambientes com diferentes graus de assepsia, necessária para indústrias dos ramos farmacêutico, veterinário, microeletrônico, entre outras - para a produção de clips hemostáticos e de stents de vias aéreas e outros produtos que necessitam desse ambiente limpo para sua manufatura. No local, também funcionará uma unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Bhio PDI).

De acordo com o diretor geral da Bhio Supply, Marcelo Saraiva, a Bhio Supply tem, hoje, a maior participação no mercado brasileiro de materiais para laparoscopia, alcançando 30%, e é a maior empresa em materiais cirúrgicos da América Latina. “Nesta unidade, passará a operar, por exemplo, o Roboclip, tecnologia desenvolvida pela Bhio Supply que tem capacidade de produzir com oito vezes mais rapidez que as grandes indústrias do ramo (o equipamento pode produzir, em cinco dias, o que máquinas convencionais fabricam em um mês). Temos o objetivo de desenvolver tecnologias nacionais para que o país tenha seus próprios fornecedores. Não posso deixar de agradecer a todos os sócios, funcionários, parceiros, prefeitura de Campo Bom e à Universidade Feevale. O dia de hoje, para nós, é um grande passo”, afirmou.

Conforme o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a instalação da Bhio Supply inspira a Universidade a alavancar, ainda mais, o projeto de um grande cluster de saúde no Feevale Techpark. “Não é à toa que temos, aqui, um dos maiores hospitais veterinários do Brasil. Essa região vai se transformar em um grande hub de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde humana e animal e, hoje, toda a Bhio Supply está de parabéns”, declarou.

O coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Campo Bom, Airton Schäfer, lembrou que grande parte das políticas públicas do município são calcadas no desenvolvimento econômico. “Temos muitos índices positivos na cidade, muito em função do trabalho de empresas como essa, do Feevale Techpark e de parceiros como a ACI. A prefeitura está sempre de portas abertas para auxiliar no que for possível”, completou.

A construção da nova unidade produtiva da empresa contou com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e é a parte inicial do Projeto Bhio2, que em médio prazo abrigará uma grande área de produção de equipamentos médico-hospitalares.

Sobre a Bhio Supply

A Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos Ltda foi inicialmente fundada em 1993 para a produção de equipamentos e acessórios de oxigenoterapia. Em maio de 2006 recebeu nova constituição acionária, quando adotou a denominação atual de Bhio Supply. A visão moderna e o aporte de recursos impulsionaram a implantação de extensa linha de fabricação de instrumentais e equipamentos médico-hospitalares em uma nova planta industrial, localizada em Esteio. Com 1.200m² para os cerca de 70 colaboradores - projetistas, técnicos e administração - a planta da Bhio Supply abriga operatrizes e ferramentas de alta tecnologia que produzem cerca de 70 mil peças anuais. A Bhio foi destacada como “Campeã da Inovação” em três anos consecutivos: 2013, 2014 e 2015.

Fonte/Associada: Universidade Feevale