ACI e entidades empresariais participam de ações que devem aumentar recursos destinados à saúde no RS

Por ACI: 19/03/2021

Têm a participação da ACI e de outras entidades empresariais gaúchas os movimentos recentes que devem resultar no aumento dos recursos destinados ao combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Em reunião nos dias 12 e 16 deste mês, entidades sugeriram ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e ao Governador Eduardo Leite a interlocução para que o Ministério Público e o Judiciário do RS se tornassem parceiros financeiros da compra de vacinas e leitos de UTI.

Nesta quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa assinou ofício que repassa R$ 5 milhões à Secretaria Estadual da Saúde. O recurso será destinado a 55 municípios que possuem unidades exclusivas de atendimento Covid-19. A verba irá compor os recursos estaduais para compra de insumos e medicamentos e despesas com pessoal, entre outros gastos que atualmente são mantidos pelos municípios.

O gesto solidário deve ser o primeiro de muitos envolvendo todos os poderes e órgãos com autonomia financeira e administrativa do Estado. Diante do agravamento da pandemia, Gabriel Souza conversa com os chefes de Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública para ajudar novamente o Estado. Em 2020, em movimento similar, cada um liberou uma parcela do seu orçamento para a saúde.

O líder do governo, Frederico Antunes (PP), sugere que cada deputado destine a um programa emergencial de auxílio aos hospitais filantrópicos o valor de R$ 1 milhão em emendas a que cada tem direito no orçamento do Estado. A bancada do MDB já anunciou que todos os seus deputados concordaram em destinar o dinheiro para o enfrentamento à Covid-19.

Os três senadores e os deputados federais gaúchos, que têm direito a indicar R$ 16 milhões em emendas (metade já é para a saúde), também devem fazer sua parte.