Relatório
de Gestão 2010/2011

Outubro de 2011

Desafios e ações de infraestrutura e logística são abordados pelo secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, no Economia e Negócios na ACI-NH/CB/EV.

Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 123/2011, da Prefeitura de NH. O texto proíbe a guarda de veículos em vias públicas no Município e foi proposta pela Prefeitura. A votação deve ocorrer ainda este ano e o texto é uma resposta do prefeito Tarcísio Zimmermann às manifestações da comunidade.

O governo brasileiro não vai “chutar o balde” com a Argentina por causa da demora na emissão de licenças não automáticas-documento que permite o embarque de produtos para os calçados e móveis. A decisão é justificada na balança comercial: as transações comerciais com o país vizinho devem gerar um superativ de mais de US$6 bilhões. Ao invés de retaliação, o plano é intensificar o dialogo com o governo de Buenos Aires para ir destravando os produtos parados na fábricas e em depósitos na fronteira.

Vera de Conto franqueada do O Boticário apresentou a sua trajetória profissional no De Sócio para Sócio da ACI EM Novo Hamburgo.

Uma noite de emoções e homenagens, reuniu mais de 500 empresários, liderança e comunidade da região, a na Sociedade Ginástica de NH, marcou o 91° aniversário da ACI-NH/CB/EV. Na ocasião foi diplomada a nove diretorias da entidade, que assumirá em janeiro do próximo ano, e a entrega do Destaque Empresarial ACI 2011. A presidente Fatima Daudt emocionou a todos, ao relembrar as ações e trabalhos realizados nos seus cinco anos que esta a frente da entidade, e o empresário Marcelo Clark Alves, eleito novo presidente, reforçou a representatividade da ACI, a qual ele dará seguimento nas ações, com decisões tomadas através do colegiado.

Uma comitiva composta por diversas autoridades de NH visitou o Palácio Piratini. O grupo liderado pelo prefeito Tarcisio Zimmermann, oficializou três convites ao vereador Tarso Genro que vão movimentar o município nos próximos dias, principalmente na área de desenvolvimento e educação. Fizeram parte da comitiva os deputados federais Ronald Zulke e Renato Molling, o deputado estadual Luis Lauermann, o diretor-presidente da Fenac  Elivir Desiam, a diretora e o secretario executivo do Liberato, Maria Inês Utzig Zulke e Leo Weber entre outros.

A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fatima Daudt, recebeu o prêmio Automação, concedido pela GS1 Brasil. A cerimônia ocorreu no dia  09 de novembro de 2011 no Vila dos Ipês, em São Paulo.

No final do ano , Fatima Daudt presidente da ACI estará concluindo seu mandato à frente da ACI-NH/CB/EV. A empresaria foi a primeira mulher a assumir a entidade e garante que, num futuro breve, outras poderão chegar a presidência. “Hoje nós temos mulheres como vice-presidentes na ACI”. Em entrevista ao ABC, Fatima faz um balanço de sua gestão, comentou a situação do mercado tanto na região como no Brasil em tempos de crise global e falou um pouco sobre política.

O atual vice-presidente de serviços, Marcelo Clark Alves, nome referendado pelo Conselho de Ex-presidentes da entidade, foi eleito por unanimidade para assumir a ACI, na gestão 2012/2013, no ligar da presidente Fatima Daudt, que esta a frente da entidade desde e o final de 2006.

Presidente da ACI-NH/CB/EV recebeu na entidade a deputada federal Manuela D’Àvila. A presidente comentou que a deputada mostrou-se sabedora dos problemas enfrentados pelo setor coureiro-calçadista, e que tem certeza de que ela irá contribuir muito para uma regulamentação adequada e que traga mais segurança jurídica às empresas.