51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2010/2011

Maio de 2010

A ACI-NH/CB/EV por meio da presidente Fatima Daudt, assinou contrato de cedência de imagem com o empresário Carlito Schwan, proprietário da obra Sapateiro do Vale dos Sinos, de autoria do pintor Ernesto Frederico Scheffel. A tela estará exposta junto ao Estande Coletivo do Rio Grande do Sul na Francal, em julho em São Paulo.


O Comitê Novo Hamburgo na Rota da Copa realizou o lançamento de um espaço promocional para atendimento ao público no Bourbon NovoShopping. O objetivo é mostrar as propostas do comitê, que está planejando ações de preparação do município para ser subsede da Copa do Mundo de 2014. A ACI-NH/CB/EV, faz parte deste comitê juntamente com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, comunidade e representantes de outras entidades.


 

A ACI-NH/CB/EV juntamente com a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), promoveram o lançamento do Sistema de Certificado de Origem Digital (COD), que tem como objetivo agilizar o encaminhamento de forma on-line.


O técnico Luciano Feltrin estará na Regional Campo Bom ACI-NH/CB/EV, com o objetivo de oportunizar às micro, pequenas e médias empresas a conhecer as linhas de créditos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).


De acordo com o Sensor Econômico, levantamento feito pelo Ipea, o Brasil deve fechar 2010 com alta no Produto Interno Bruto (PIB). Houve também a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O conselheiro da ACI-NH/CB/EV, João Bruxel, aposta no crescimento. Ele enfatiza a mão de obra qualificada da região, que vem atraindo novos empreendimentos, e em nível estadual, a colheita da soja, que promete bater novo recorde.


A ACI-NH/CB/EV, com balões espalhados em ruas de Novo Hamburgo com a inscrição “Impostos Justos Já”, tinha a ideia de mostrar o quanto os impostos atrapalham a vida das pessoas e sufocam os cidadãos. A ação marcou o Dia da Liberdade de Impostos e também ocorreu em Estância Velha.


 

Em função do Dia da Liberdade de Impostos, o posto Firenze cobrou do consumidor a gasolina sem impostos. A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fatima Daudt, lembrou que a data também é conhecida como dia da consciência tributária. Para Fátima, é preciso enfrentar a distorção que existe atualmente.


 

Uma parceria entre a ACI-NH/CB/EV e o Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE) levará o projeto Escolegal a todas as escolas de ensino fundamental do município. O projeto tem por objetivo alertar e criar consciência dos riscos do consumo de produtos piratas à economia e para o consumidor. O vice-presidente da ACI de Estância Velha, Diogo Leuck, considera o projeto muito importante e espera com ele colher resultados positivos.


 

Dados da ACI-NH/CB/EV indicam que, apesar de o número de indústrias não ser o mais representativo, elas geram mais de 50% de empregos. O empresário e vice-presidente da ACI, Diogo Leuck, afirma que quando uma empresa cresce, todos crescem junto. Segundo ele, as indústrias estão se adaptando a conceitos sustentáveis de produção, as fazem entender a exigências internacionais de qualidade, ele enfatiza, quando se investe em sustentabilidade, se ganha na preservação ambiental e também financeiramente. 
 

Carga Tributária é o tema do Prato Principal de maio da ACI-NH/CB/EV, que terá como palestrante o diretor da FIERGS (Federação das indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) e coordenador do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros – CONTEC, Thomaz Nunnenkamp.


O Estande Coletivo do Rio Grande do Sul contará com a participação de 51 empresas na Francal – Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios, que acontece em São Paulo. O espaço é coordenado pela ACI-NH/CB/EV em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS). A presidente da ACI, Fátima Daudt, projeta o compromisso de proporcionar que as micro e pequenas empresas contem com a estrutura necessária para comercializar seus produtos, tanto no mercado nacional como em outros países.


Ocorrerá um seminário aberto a todos os prefeitos gaúchos para debater formas de combater a pirataria. A ação foi definida em um encontro que reuniu os responsáveis pela organização de cursos e seminários do Comitê Interinstitucional de Combate a Pirataria do Rio Grande do Sul. De acordo com Marco Aurélio Kirsch, diretor de Relações Institucionais e coordenador da Comissão Antipirataria do Calçado da ACI-NH/CB/EV, o evento pretende conscientizar ainda mais os prefeitos sobre os problemas decorrentes da pirataria e que ocasionam danos incalculáveis à sociedade.


 

A Regional Estância Velha da ACI-NH/CB/EV promoveu o Trocando Ideias, com o secretário da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Júlio César Ferst, que palestrará sobre o tema “Investimentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação”.


 

O braço ambiental da ACI-NH/CB/EV, a Fundamental, lançou o programa coleta de lâmpadas fluorescentes. Segundo o presidente Paulo Borges, a parceria com a Brasil Recicle garantirá o destino correto destes materiais, e que o próximo passo será realizar uma reunião com o Sindilojas-NH para expandir a ação junto ao comercio local. A Fundamental atuará como entreposto.


 

A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, foi reeleita como conselheira do Conselho Deliberativo da Federasul – Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul, tomando posse, junto com o presidente José Paulo Dornelles Cairoli, e representantes das diretorias e conselhos da entidade. 


O coordenador da 1ª Missão Pela Qualidade – Europa, Márcio Staudt, vai falar sobre os resultados da viagem no Trocando Ideias em Campo Bom, na Regional Campo Bom.


Na 20ª edição do De Sócio Para Sócio, ACI- NH/CB/EV, o diretor da Informatize, Jorge Stoffel, apresentou sua trajetória profissional. 


 

O pré-candidato do PT ao governo do Estado e ex-ministro Tarso Genro se reuniu com um grupo de empresários na ACI-NH/CB/EV. O convite foi feito pela presidente da ACI, Fátima Daudt, com a proposta de aproximar os pré-candidatos dos empresários da região. Fátima explica que o principal objetivo foi pedir que as portas do governo estejam abertas para ACI. 


Robinson Klein, vice-presidente de Inovações e Tecnologia da ACI-NH/CB/EV, define o Banco de Problemas, novo projeto que beneficiará empresários, escolas e a comunidade da região, como uma forma de alavancar ideias inovadoras.


A ideia de construção do Aeroporto Regional Vale dos Sinos foi apresentado ontem ao prefeito Tarcísio Zimmermann pelo grupo que examina a viabilidade de empreendimento. Participou também do encontro o diretor executivo da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch, juntamente com representantes de outras empresas.


A ACI-NH/CB/EV está completando 90 anos de existência. De acordo com a presidente, Fátima Daudt, a entidade mantém um intenso compromisso com o desenvolvimento da região do Vale dos Sinos. 


A Comissão de Mulheres Empreendedoras da ACI-NH/CB/EV promove a palestra “Supere-se!”, com a psicóloga e consultora de empresas, Rejane Souza do Santos. 


Em reunião com os secretários municipais de Campo Bom, na Prefeitura, o presidente do Comitê Regional de Qualidade RS Vale dos Sinos, David Paludo, e os integrantes do comitê Márcio Staudt e Jurandir Blos, apresentaram um relado sobre a Missão Pela Qualidade realizada no início de abril pela Europa. Na ocasião também foi exposto o sistema de avaliação do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e entregue o relatório de gestão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


Acontecerá em Campo Bom o Fórum de Integração, sob o tema Patrimônio cultural. No evento, se pretende elaborar subsídios a serem desenvolvidos pelo Projeto Turismo Comercial, que foi iniciado pela ACI-NH/CB/EV em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Bom, CDL, Fundação Cultural de Campo Bom, Universidade Feevale, Rotary e Lions Club.


Os vice-presidentes, e também os presidentes das Fundações, que integram a diretoria da ACI-NH/CB/EV estiveram reunidos com a presidente da entidade, Fatima Daudt. O objetivo foi analisar o compartilhamento dos projetos e ações planejadas pelos comitês, possibilitando dar seguimentos nas outras etapas. 


A ACI-NH/CB/EV e o Comitê Regional da Qualidade RS Vale dos Sinos realizam, uma visita técnica a Gerdau.