51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2010/2011

Julho de 2010

Mais de 7 mil pessoas de 91 organizações lotaram  o centro de eventos da Fiergs, para serem homenageadas pelo 15º Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Entre as vencedoras, 67 são da área de serviços, sete da administração pública, nove da indústria, sete do comércio e uma da agropecuária. 


O deputado estadual Nelson Marchezan Júnior, ao se encontrar com o candidato, José Serra em São Paulo, a pedido da ACI-NH/CB/EV, o convidou para visitar o Vale dos Sinos da próxima vez que vier ao Estado. O candidato disse que deve aceitar e, inclusive, visitará uma fábrica de calçados. 


A Comissão de Mulheres da ACI-NH/CB/EV, promoveu um debate com o tema Repensando as Oportunidades de Mercado. O debatedor será o presidente da Pummer International Business, Jorge Faccioni.


 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou as regras – Instrução Normativas nº85, publicada no Diário Oficial – que deverão ser utilizadas pelos auditores fiscais do trabalho para fiscalização de empresas que utilizarão o Registro Eletrônico de Ponto (REP). A nova lei foi o assunto da audiência entre a ACI-NH/CB/EV e a Secretária de Inspeção do Trabalho do MTE, Ruth Beatriz de Vasconcelos Vilela, em Brasília. 


 

O levantamento parcial feito pela ACI-NH/CB/EV mostrou que o meio ambiente também será penalizado com regulamento do ponto eletrônico. O diretor da entidade, Marco Aurélio Kirsch, afirma que levando em conta os mais de 500 mil trabalhadores da indústria no RS, será usado 24 mil quilômetros de papel por ano.


 

Apesar dos pedidos feitos ao Planalto por entidades do setor produtivo – entre elas a ACI-NH/CB/EV – para que seja revista, já é dado como certo que a medida sobre o ponto eletrônico entra em vigor em 25 de agosto. Que tem como objetivo proibir todo o tipo de restrição a marcação de ponto, marcações automáticas e alterações dos dados registrados.


 

O presidente da Câmara de Estância Velha, vereador Tomé Foscarini, recebeu a visita de Marco Aurélio Kirsch, diretor de relações institucionais da ACI-NH/CB/EV, e de Diogo Leuck, Vice Presidente Regional de Estância Velha. A visita, segundo Diogo, foi para estreitar relações com o Legislativo, tendo em vista que este poder representa a comunidade estanciense, que os elegeu para legislar. 


A ACI-NH/CB/EV recebeu como palestrante do Prato Principal, o candidato ao Governo do Estado, Tarso Genro, que apresentou alguns pontos do programa da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande e também falou sobre suas experiências administrativas, no período em que foi ministro.


 

 

O programa social O Troco de Carinho está  de cara nova. A iniciativa da rede UnidaSul, em parceria com a Fundação Semear, se chamará “Troca de Carinho”. Além da mudança de nome e marca, o programa alterou sua dinâmica de atuação. As urnas que arrecadavam moedas foram retiradas dos supermercados. A partir de agora, os recursos repassados aos projetos sociais serão provenientes somente da compra de produtos que tenham o selo Produto Amigo.


Foi realizada a apresentação da 25ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) na ACI-NH/CB/EV. O gerente de Educação da Intel Brasil, Rubem Saldanha, palestrou sobre inovação ensino e tecnologia. Participou também do encontro o vice-presidente da ACI na área de Inovação e Tecnologia, Robinson Klein.


Nos primeiros dias do evento da 42ª edição da Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), em São Paulo, as empresas gaúchas firmaram negócios equivalentes à comercialização de 7,5 milhões de reais.


A ACI-NH/CB/EV firmou parceria com o Centro Tecnológico de Couro Senai, de Estância Velha. De acordo com a presidente da ACI, Fátima Daudt, é mais um benefício oferecido aos associados, com o objetivo de englobar o maior número de segmentos que propiciem qualificação e especializações às empresas.


 

Durante a Francal 2010, a ACI-NH/CB/EV  mostrou  a exposição “A Face da Pirataria”. A ação integra os trabalhos do Comitê Antipirataria no Calçados da ACI-NH/CB/EV, ligado a vice-presidência da Indústria, e busca apresentar os prejuízos da produção e comercialização de produtos falsificados.


Aos 34 anos, Diogo Leuck vice-presidente da ACI-NH/CB/EV, trabalha na Seta há sete anos, hoje exercendo o cargo de gestor de Novos Mercados e Relações Institucionais. Em sua opinião Estância Velha nunca deixará de ser a “Capital dos Curtumes”. Sua origem industrial é orgulho, tanto para os empresários da região quanto para a sua mão de obra, que vê no setor uma oportunidade de crescimento junto ao município. 


Em 2002, a ACI-NH/CB/EV inaugurou a sua unidade em Estância Velha. A ampliação confirma negócios e a missão da entidade, que é de promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e da região.


Uma pesquisa feita pelo Instituto Methodus, revela que as marcas gaúchas de calçados são preferência nacional. A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fatima Daudt, credita o resultado ao investimento na qualidade das marcas.


A Fundamental promoveu o 3º Seminário Ambiental, O Caminho para a Sustentabilidade, no auditório da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo (ACI-NH), com palestras do diretor técnico da Acqua Limpa, Mário Peirano; da coordenadora da Top Service, Maria Junges; do gestor de Recursos Humanos da Marisol, Alexandre Bonato, e do diretor da Enerbio Consultoria, Eduardo Baltar.


A ACI-NH/CB/EV esteve em Brasília, para discutir junto a representantes de ministérios sobre a nova lei do Registro do Ponto Eletrônico (REP). Será realizada uma reunião com o Ministério do Trabalho, com a secretária de inspeção do trabalho, Ruth Beatriz de Vasconcelos Vilela, agendada pelo deputado Federal Renato Molling. Após, a ACI participa de outra reunião, desta vez no Ministério da Defesa, para debater a construção de Aeroporto Regional do Vale do Sinos.


O candidato ao governo do Rio Grande do Sul, José Fogaça, foi o  palestrante do Prato Principal de agosto, na ACI-NH/CB/EV. Com o tema “Planos de Governo para o Estado do RS”.


 

O Projeto Bem Legal tem como objetivo reutilizar peças de vestuário apreendidas em ações contra a pirataria e doá-las à entidades e famílias carentes. A iniciativa é do Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria (CICP – formado por órgãos do poder público e por entidades da sociedade civil organizada) e tem como apoiadora a ACI-NH/CB/EV e, como parceiro, o Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado. A primeira entidade beneficiada com o projeto será o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI – RS).


O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou o decreto que institui o comitê “Nossa Cidade Mais Bonita” de Novo Hamburgo. O comitê, integrado por entidades e secretarias municipais, tem como objetivo trabalhar ações educativas e legislativas sobre publicidade no centro urbano do Município.  A ACI-NH/CB/EV, representada por Gladis Ester Killing, é uma das entidades integrantes do Comitê.