51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2010/2011

Dezembro de 2011

Oportunidades “Vivemos em um mundo cheio de oportunidades, onde a felicidade pode ser buscada e conquistada a todo o momento, e este é o primeiro grande motivo para sorrirmos”. Também podemos sorrir para 2012 porque teremos um ano repleto de desafios e, principalmente, porque estamos entusiasmados e prontos para enfrentá-los. ”Marcelo Clark Alves, presidente ACI-NH/CB/EV a partir de 2012. 


Frente à quinta prorrogação pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a entrada em vigor do Ponto Eletrônico, a ACI-NH/CB/EV aproveita para reforçar sua posição de contrariedade em relação ao sistema, devido aos custos gerados nos campos burocrático, financeiro e ambiental. ”Seguiremos com o compromisso de lutar pela extinção da Portaria 1.510”, disse o diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Aurélio Kirsch. 


A ACI-NH/CB/EV prepara-se para sediar a segunda edição do MBA em Gestão Empresarial, em parceria com a Unisinos, exclusivo para associados da entidade. ”A participação de 22 alunos na primeira edição, representando empresas associadas, demonstra que a iniciativa deu certo”, enfatiza a presidente da ACI, Fátima Daudt. O curso MBA foi destaque entre os melhores cursos do Brasil pela revista Você S/A, 2007,2008 e 2009, tem uma metodologia pautada na aplicação prática e comprometida com os resultados organizacionais, o corpo docente possui sólida formação acadêmica e extensa vivência empresarial, incentiva à integração e a formação network, além de ter a credibilidade da formação proporcionada por uma das melhores universidades do Brasil.


A lei 12.546, já sancionada pela presidente Dilma Rousseff, é quase um presente para as empresas, na folha de pagamento, a cota patronal do INSS, que era de 20%,foi substituída por uma taxa de 1,5% sobre o faturamento do que for vendido no mercado. Para Alfredo Petry contador e consultor da ACI-NH/CB E EV “Esta substituição de contribuição será benéfica para 99% das empresas”.


Começou a ser desenhada a participação do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O instituto foi o único credenciado no Estado para desenvolver pesquisas e projetos de inovação tecnológica e desenvolvimento de produto que possam aumentar a competitividade das indústrias. A reunião aconteceu no dia 20/12 em Porto Alegre, a presidente da ACI-NH/CB/EV Fátima Daudt também esteve presente.


A ACI-NH/CB/EV e a Unisinos realizaram o encerramento das aulas teóricas do primeiro MBA em Gestão Empresarial, realizado na sede da ACI, o projeto foi exclusivo para associados. Segundo o coordenador do MBA, professor Mestre Maurício Tagliari, a conclusão do projeto piloto foi um sucesso, sendo essa a primeira parceria efetivamente realizada com uma Associação Comercial.


Na última sessão do ano da Câmara de Novo Hamburgo, os vereadores aprovaram o fim da atividade de flanelinhas nas ruas da cidade e decidiram pela criação de regras na nomeação de profissionais em cargos em comissão da Prefeitura, o famoso Ficha Limpa. Para a presidente da ACI,Fátima Daudt, a atitude da Prefeitura é sensata,”o contribuinte já está pagando a Faixa Nobre” resume.


A chegada de 2012 não deve dar muito ritmo à produção no RS, a Fiergs apresentou o balanço 2011 e perspectiva 2012 da economia. A indústria não tem grandes aspirações com 2012, que não deve ser muito diferente de 2011, um ano marcado pelo acúmulo de estoques (impulsionado pela substituição do produto nacional pelo estrangeiro). Para Júlio Cézar Camerini, Vice - presidente da ACI-NH/CB/EV, ”Como nossa economia é muito voltada para a exportação, à crise na Europa e o dólar desvalorizado diminuem nossa competitividade. As empresas que quiserem se manter forte precisarão utilizar muita criatividade: reduzir custos e encontrar novos produtos e outros mercados para vencer”.


 A economia brasileira deverá permanecer estagnada até o final do primeiro trimestre de 2012, para só então começar a crescer, é a opinião do economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Antônio Carlos Fraquelli que palestrou no Prato Principal, com o tema cenários econômicos, na ACI em Novo Hamburgo.


Faltando três semanas para terminar seu mandato, Fatima Daudt faz balanço dos cinco anos e dois meses na presidência da ACI-NH/CB/EV. Em entrevista pela ABC 900, ela revelou que em apenas um momento pensou em deixar o cargo:no dia do acidente do Airbus da TAM, em  17 de julho de 2007. Ela estava no Aeroporto Salgado Filho e quase embarcou no fatídico vôo 3054.


 

O diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Aurélio Kirsch, esteve em Brasília, onde participou de evento marcado por três momentos no auditório Tancredo Neves, do Ministério da Justiça: entrega do 1º Prêmio Nacional de Combate à Pirataria, lançamento do livro Brasil Original 2009/2013 e posse dos conselheiros para o biênio 2012/2013 do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP).
Marco Kirsch também é coordenador da Comissão Antipirataria no Calçado da ACI/NH/CB/EV, entregou ao presidente da CNCP, Paulo Abrão a proposta de parceria na montagem do espaço contra produtos piratas na Couromoda.
 

O Comitê Regional ACI Campo Bom realizou a segunda edição do Jantar “Anjos da Cozinha”, onde duplas de cozinheiros, formadas por empresários e profissionais liberais de Campo Bom, prepararam e patrocinaram os pratos aos mais de 260 participantes. Foi arrecadado mais de R$ 8.000,00 que será repassado a APAE do município.


A Regional ACI Campo Bom realizou no dia 1º de dezembro, o Prato Principal, que terá como tema “Política e Economia em Tempos de Desenvolvimento: Velhas Perspectivas e Novas Armadilhas”, o palestrante será o cientista político Álvaro Filipe Oxley da Rocha.


A ACI-NH/CB/EV, promoveu o curso de “Administrando Pessoas na Empresa”, nos dias 16,17 e 18 de novembro. Nos dias 21 e 22, o curso sobre “ICMS - Substituição Tributária” e nos dias 22,23 e 24, o tema do curso foi “A Excelência no Atendimento ao Cliente como Diferencial Competitivo”.


O advogado trabalhista e previdenciário César Nazário, consultor jurídico da ACI-NH/CB/EV, foi o palestrante do Trocando Ideias promovido pela Regional ACI de Campo Bom, com o tema “Os Perigos da Informalidade nas Relações Trabalhistas”.


O ginecologista e obstetra Valdir Marques de Souza foi o convidado da ACI-NH/CB/EV para contar sua trajetória profissional no De Sócio para Sócio, na sua carreira profissional, já realizou 4.800 partos.


A ACI-NH/CB/EV e o Comitê Regional Qualidade RS - Vale do Sinos promoveram, na segunda e terça-feira, em Novo Hamburgo e Campo Bom, respectivamente, as formaturas das empresas integrantes do curso GDE (Gestão e Desenvolvimento para a Excelência). No município hamburguense foram 23 empresas participantes, com 33 alunos formandos, contando com a apresentação do case da Escola de Educação Infantil Gente Moleque e da Esaacon Assessoria Contábil e a abertura da formatura realizada pelo coordenador geral do Comitê, Edson Michelon. Em Campo Bom, 12 empresas participaram, com um total de 22 alunos recebendo os certificados. A formatura teve a abertura através do presidente do Comitê, David Paludo.