51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2010/2011

Agosto de 2010

A ACI-NH/CB/EV realizou o curso de Gestão e Liderança, exclusivos para as empresas associadas e que visam desenvolver e aprimorar competências que possibilitem aos líderes serem agentes de mudança nas organizações.


 

A Entidade juntamente com a Prefeitura, Sedutor, Sindilojas e CDL se reuniram para tratar sobre a criação de uma lei antipirataria em Novo Hamburgo. Eles devem apresentar o esboço do projeto na próxima reunião, onde o Ministério Público deverá participar. 


 

Um antigo depósito de resíduos industriais em Lomba Grande tem causado prejuízos ambientais. Foram encaminhados autos de infração para as 99 empresas apontadas como responsáveis pelo depósito dos resíduos. Sem resposta dos empresários, foi realizada uma reunião com os representantes das indústrias envolvidas. Além deles, participaram representantes dos poderes Executivo e Legislativo, da ACI-NH/CB/EV e da Fepam. Na reunião ficou acertado que as empresas repassarão verbas ao proprietário da área para que medidas de urgência sejam tomadas. Posteriormente, um plano de recuperação da área será executado.

 


 

Foi prorrogado o prazo para início da utilização do ponto eletrônico. Segundo o vice-presidente Jurídico da ACI-NH/CB/EV, Eneias Jung, a prorrogação vem em benefício de toda a classe empresarial, e há notícia de que será enviado ao Congresso, projeto de decreto legislativo para sustar a Portaria nº 1.510, que institui o ponto eletrônico.


A Regional ACI Estância Velha, realiza o Trocando Ideias, com o tema “Como superar a deficiência da mão de obra qualificada – Geração Y”. Os palestrantes serão Maria Cristina Bohnenberger, Luciano Lima e Marilene Backes, integrantes do Comitê Regional de Recursos Humanos da ACI-NH/CB/EV.


 

Com a apresentação da tecnologia Truster, que funciona como um detector de mentiras, o perito em veracidade Mauro Nadvorny abriu o 2º Seminário de Segurança – Foco em condomínios. O evento foi realizado pela ACI-NH/CB/EV. A proposta foi apresentar os problemas e discutir soluções na segurança.


 

A construção de um aeroporto regional no Vale dos Sinos e a execução de uma política de expansão de polos tecnológicos foram defendidas pelo candidato da coligação Juntos Pelo Rio Grande, José Fogaça (PMDB). Ele foi o palestrante da reunião-almoço Prato Principal, promovida pela ACI-NH/CB/EV.
 

 

A 2ª edição da ExpoEstância, feira multissetorial de Estância Velha que visa apresentar o que o município tem de melhor. O evento tem apoio da ACI-NH/CB/EV, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância Velha e Ivoti e da Floricultura Molter.


 

O 4º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor é uma iniciativa, promovida pela Fundação Semear que é braço social da ACI-NH/CB/EV, e reuniu representantes de associações, fundações e institutos. A finalidade do encontro é promover discussões sobre a atuação do terceiro setor, sua prática e realidade, na busca de contribuir para o desenvolvimento social do Estado.


 

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) iniciou a abrir caminho para o primeiro Centro de Referência em Engenharia para a Cadeia Coureiro-Calçadista.  O projeto foi detalhado ao presidente do Conselho de Administração do Grupo Sinos, Mário Gusmão. Participou do encontro, Fátima Daudt, presidente da ACI-NH/CB/EV, junto com representantes de outras entidades.


 

A Regional ACI Estância Velha, realizou o curso “Contabilidade para iniciantes”. O objetivo é desenvolver o conhecimento e fornecer aos participantes subsídios para entender a estrutura das demonstrações contábeis, possibilitando a interpretação das informações. Foi ministrado pelo contador Alexandre Glaser, mestrando em Controladoria, consultor Tributário, Fiscal e Contábil da ACI–NH/CB/EV.


 

Para que mães possam ter direito a período maior de licença, mais um passo foi dado em direção a licença-maternidade de 180 dias (6 meses). A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi aprovada em segundo turno no Senado. Agora, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados. Caso aprovada pelos deputados, a proposta é passada ao presidente da República para ser sancionada. Segundo a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, a tendência será contratar maior número de homens, principalmente na linha de produção.


 

A Regional ACI Campo Bom, promoveu o Trocando Ideias que  tratou o tema A força da moda sobre os negócios. As consultoras de negócios em moda Kethyene Megine Sperhacke e Jeane Terezinha Blankenheim palestraram, abordando tópicos com a importância da segmentação, tendências de moda inverno 2011 e construindo seu mix de produtos.


 

A ACI-NH/CB/EV e o Comitê Regional da Qualidade RS Vale do Sinos realizam uma visita técnica a Gerdau.


 

Foi lançada a 4ª edição do projeto “Escolegal” que pretende aprofundar o debate nas escolas gaúchas sobre os ilícitos socialmente aceitos. O trabalho é uma iniciativa conjunta do Ministério Público, Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE) e Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs). Também está prevista a I Semana de Defesa da Concorrência do RS e atividades nos Dias Nacional de Combate à Pirataria (03/12) e Mundial de Combate à Corrupção (09/12).


 

A ACI-NH/CB/EV realiza o curso Governança Corporativa na Empresa Familiar, com a psicóloga Patrice Gaidzinski. Dirigido à diretores, gerentes e supervisores de empresas familiares, o curso tem o objetivo de introduzir os conceitos de governança em corporações familiares, contribuindo para o crescimento e provocando uma reflexão crítica da gestão de negócio, da família e da propriedade.


 

A ACI-NH/CB/EV, assinou convênio com a Escola Técnica Cenecista (CNEC) com o objetivo de cooperação acadêmica entre a entidade e o CNEC, proporcionando desconto de 10% na mensalidade dos cursos Técnicos de Recursos Humanos e Contabilidade. O benefício será concedido aos diretores e colaboradores das empresas associadas à ACI-NH/CB/EV. O convênio foi oficializado pelo vice-presidente da ACI, Diogo Leuck, e pela diretora da escola, Lisete Schaefer da Silva.


 

O Ministério do Trabalho resolveu adiar para 1º de março o prazo para as empresas se adaptarem ao sistema de Registro Eletrônico do Ponto. Segundo o vice-presidente Jurídico da ACI-NH/CB/EV, Eneias Walter Jung, a prorrogação do prazo vem em benefício de toda a classe empresarial e atende o pleito da ACI, encaminhado ao Ministro do Trabalho.


 

A edição julho/agosto da revista O Empresário, uma publicação da ACI-NH/CB/EV, está circulando. A coordenação do estande coletivo gaúcho na Francal, em parceria com o Sedai e Sebrae/RS, é um dos destaques, juntamente com as conquistas realizadas pelo Comitê Regional da Qualidade VS e as ações desenvolvidas pela Fundamental. A edição também dá início à uma sequência de três encartes destacáveis, apresentando alguns dos fatos marcantes na história dos 90 anos da ACI-NH/CB/EV. 
 
 

 

A premiação conquistada por empresas associadas ao Comitê Regional da Qualidade RS Vale do Sinos, ficou exposta na ACI-NH/CB/EV.