51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2010/2011

Abril de 2010

Depois de visitarem 7 países europeus, os 19 integrantes da 1ª Missão pela Qualidade retornaram ao Brasil com a certeza de que as práticas de gestão aplicadas nas empresas gaúchas estão no caminho certo. Segundo Márcio Staudt, coordenador da missão de Campo Bom, a metodologia e as práticas aqui são semelhantes as dos países de primeiro mundo, mesmo com as diferenças sociais e de gestão governamental. 


O projeto de construção do Aeroporto Regional Vale dos Sinos foi apresentado aos deputados federais na bancada gaúcha, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. Representantes da região e do Departamento Aeroportuário do Estado falaram sobre a relevância da iniciativa e da intenção de inclui-la no orçamento da União para 2011. O diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch esteve presente. 


O Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas) é o mais novo aliado na luta contra a pirataria, prática que vem sendo atacada pela Comissão Antipirataria da ACI-NH/CB/EV.


O BRDE proporcionou aos empresários de Campo Bom informações sobre o que existe e como funcionam as linhas de crédito. O atendimento se deu na Regional ACI Campo Bom.


 

O grupo que examina a possibilidade de construção de um aeroporto na região teve mais uma reunião. Participou do encontro o diretor do Departamento Aeroportuário de Estado, Fernando Magalhães Coronel, que orientou sobre os procedimentos para que se alcance o objetivo de maneira mais rápida e eficaz. Participou da reunião o diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch. 


Para marcar os 10 anos da Regional ACI Campo Bom, o diretor de Operações Comerciais Mercado Internacional da Marcopolo, Paulo Andrade de Jesus, abordou o tema “Experiências do processo de internacionalização da Marcopolo”, no evento Prato Principal, falando sobre os atributos operacionais e aspectos de gestão de pessoas.


Em palestra no Prato Principal, evento promovido pela ACI-NH/CB/EV, sobre as convergências entre serviços e produtos na internet, Jaime Barreiro Wagner ressaltou que o marketing na internet precisa estar preparado para agir rápido. Wagner, que é diretor-presidente da Plug In, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, diretor da Power Self, além de membro da diretoria da Federasul e da diretoria da Seprongs, salientou que a internet se tornou um caminho sem volta. 


 

Em reunião, realizada na ACI-NH/CB/EV, o Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria do Estado expôs seus resultados positivos. Entre calçados, bolsas, acessórios e até peças automotivas, foram apreendidas 15 toneladas de produtos. 


 

Quanto a pesquisa realizada sobre novos empreendedores, o diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch, vê na indústria moveleira, na área de produtos químicos e no setor de Tecnologia da Informação oportunidades de novos negócios.


 

A ACI-NH/CB/EV, através do Comitê Regional da Qualidade RS Vale do Sinos, assinou com a CDL de Sapiranga um convênio de cooperação para instituir uma unidade do Comitê Regional em Sapiranga. O convênio foi assinado pelo presidente do Comitê da Qualidade VS, David Paludo, que também é vice-presidente da Qualidade e Competitividade da ACI e pelo presidente da CDL, Fabrício Werb. 


 

O prefeito de Estância Velha, José Waldir Dilkin, garantiu que os trabalhos, em prol do distrito industrial do município serão agilizados para que o projeto saia do papel o quanto antes. O pré-projeto, elaborado pela Valetec, será analisado por uma comissão especial, formada por ele, pelas secretarias de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Administração, além de representantes da Valetec, da ACI-NH/CB/EV e do CDL. 


 

Em maio, o economista Tiago Arnhold, foi o palestrante do Economia & Negócios, evento promovido ACI-NH/CB/EV. Foi abordado o tema “Planejamento financeiro através da Bolsa de Valores”.