51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Setembro de 2007

Na audiência, organizada pelas Comissões de Segurança, Desenvolvimento Econômico e Finanças e Tributação, os representantes dos setores mais afetados pelo contrabando e falsificação e importação subfaturada, como o de vestuário, têxtil e calçados, defenderam mudanças na legislação, com a criação da exigência de que os produtos importados ingressem no País já etiquetados. Na avaliação dos empresários, a legislação atual, que permite a colocação da etiqueta depois que o produto já entrou no País, facilita as atividades ilegais. "A etiquetagem é um problema sério. Isso tem que acabar porque dificulta o trabalho da Receita e da Policia Federal", disse Marco Aurélio Kirsch, diretor das Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, pólo de fabricação de calçados.

 


As empresas interessadas em participar do estande coletivo do Rio Grande do Sul na Couromoda 2008 já podem se inscrever na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A iniciativa, que conta com o apoio financeiro do governo do estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) busca reunir as empresas em uma área de 756m², contando com 35 módulos.

 


A palestra promovida pela Comissão de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através da subcomissão de Marketing Pessoal e Redes de Contatos, contou com a presença de mais de 150 pessoas. O tema do evento "Aprendendo a Valorizar a sua Imagem Pessoal" foi apresentado pela jornalista de moda, escritora, professora e personal stylist Titta Aguiar. 
 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através de seu Conselho de Economia e Estatística da entidade, promoveu mais uma edição do evento Economia e Negócios, reunindo representantes das áreas pública e privada. O economista Igor Moraes, doutor em Economia pela UFRGS, e assessor econômico da ACI, debateu sobre A Crise Econômica mundial: até onde ela afeta os negócios.

 


Com o objetivo de capacitar os profissionais do trade turístico sobre informações turísticas, habilitando-os a exercer com qualidade sua atividade no município de Novo Hamburgo, a ACI-NH/CB/EV promove, gratuitamente, o curso de Capacitação Turística para os Profissionais do Trade. Os instrutores serão Janice Fernandes, Liene Martins Schütz e Roberto Kieling. Também serão palestrantes Rosi Souza Fritz e Fábio André Schwan.

 


A ACI-NH/CB/EV, através de seu Conselho Jurídico, encaminhou um documento ao Ministro da Fazenda Guido Mantega e aos 512 deputados federais, solicitando uma posição em relação a artigos da Lei Complementar nº 123/2006 que instituiu o Super Simples. Segundo o vice-presidente Jurídico da ACI, Velmi Biason, os empresários da região, principalmente os micro e pequenos, têm vivenciado entraves que podem comprometer a ordem econômica, principalmente em relação ao artigo 23, que no entender da entidade, foi regido com texto de tradução embaçada, que leva a compreender impedimentos no que se refere ao crédito de determinados tributos.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e o Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos, sediarão o Workshop Regional do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), tendo como tema Viver com Qualidade de Vida.

 


A ACI Unidade Campo Bom promove mais uma edição do evento Trocando Idéias. O evento que terá como tema "Linhas de Crédito para micro, pequena, médio e grandes empresas", terá o analista - A da Superintendência Regional do Banco do Brasil de Novo Hamburgo, Carlo Antônio Lucca, apresentará as linhas de crédito para os empresários.

 


Presidência, vice-presidentes, ex-presidentes, diretores e colaboradores da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, integrados no espírito da Semana da Pátria, participaram do hasteamento das bandeiras brasileira, rio-grandense e hamburguense, em frente à sede da ACI. A entidade está apoiando a iniciativa da Associação internacional de Lions Clubes do Distrito LD-2, que estimula e motiva a referencia dos símbolos da Nação brasileira em datas cívicas.

 


A Comissão de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através da subcomissão de Ética e Moral, fez o encerramento do Desfile Cívico em Novo Hamburgo. Com o pelotão "Ética e Contágio do Bem", mais de 300 pessoas entre integrantes da Comissão e simpatizantes, marcharam em prol das condutas éticas e morais. Usando roupas pretas, com a utilização de uma fita ou um lenço nas cores verde e amarelo, a comunidade aplaudia a passagem. E a banda de uma escola fez questão de retornar ao desfile, para acompanhar a multidão que chamava pela moral brasileira.

 


O Conselho Jurídico da ACI realiza mais uma edição do Papo com Café. O palestrante convidado é o deputado estadual Nelson Marchezan Júnior, que debaterá o tema "Pregão eletrônico e a Cotação Eletrônica de preços".

 


O Conselho de ex-presidentes da ACI-NH/CB/EV esteve reunido com a presidente da entidade Fatima Daudt. Na reunião foi referendada, pelos conselheiros, a candidatura da Fatima para o biênio 2008/2009, que deverá ser definida em assembléia geral.

 


A governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius foi a principal presença na abertura oficial da Festa Nacional do Calçado na Fenac, em Novo Hamburgo. Em sua primeira visita oficial ao Vale do Sinos, após ter sido eleita, a governadora elogiou a qualidade do sapato gaúcho, comparando-o com uma verdadeira obra de arte, e ressaltou a força da comunidade na busca da superação das dificuldades, através de um trabalho organizado levado à frente através das entidades representativas.

 


Sindilojas, ACI, Sindióptica, Sindec e Força Sindical irão marcar o Dia de Luta Contra a Pirataria com a entrega de um manifesto ao prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. O texto pede o aumento da fiscalização no comércio de produtos ilegais, com CDs e DVDs pirateados, além reivindicar a suspensão da venda de objetos que colocam em risco a saúde da população, como óculos solares e de grau. O manifesto será encaminhado também a outros prefeitos gaúchos.

 


A Comissão de Mulheres Empreendedoras da ACI, através do Grupo Ética e Moral, está organizando novamente sua participação no Desfile de 20 de Setembro, em Novo Hamburgo. As pessoas que desejarem se unir ao grupo podem seguir vestidas de preto, em sinal de luto, utilizando uma fita ou lenço nas cores verde, amarelo e vermelho.

 


O Conselho de Economia e Estatística da ACI-NH/CB/EV promove mais uma edição do evento Economia e Negócios. O tema do debate será Projeto de Lei Orçamentária para 2008 - O que está previsto para o RS? e tem como palestrante o economista Igor Moraes.

 


O Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, terá como palestrante convidada a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Maria Pellini. Ela vai debater o tema O inter-relacionamento da Fepam com o setor empresarial do Estado. Na ocasião também serão entregues as premiações da segunda edição da Empresa Amiga do Meio Ambiente, certificação elaborada pela Fundamental, braço ambiental da ACI.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha através de seu Conselho de Negócios Internacionais, está apoiando a iniciativa do Departamento de Operações de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que promove o curso de "Drawback Web - Normas e Procedimentos". O evento contará com técnicos do Decex e terá como objetivo apresentar as principais modificações introduzidas no cargo normativo, além de prestar atendimento direto às empresas interessadas e beneficiárias do regime.

 


O Planejamento Estratégico da do município de Campo Bom será lançado através da parceria entre a administração municipal, Feevale e a Unidade de Campo Bom da Associação Comercial, Industrial e de Serviços.

 


Desenvolvimento sustentável e competitividade no mercado são os objetivos do programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Calçados Ramarim, que será realizado com 19 ateliês fornecedores de serviços para a empresa. A iniciativa faz parte da nova estratégia de atuação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) junto a seus clientes, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçados do Vale do Sinos e Vale do Paranhama. A proposta é capacitar micro e pequenas empresas fornecedoras de indústrias do setor coureiro-calçadista. O lançamento do programa conta com a parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A empresária Fátima Daudt foi reeleita por unanimidade, em assembléia ordinária, para presidir a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


O Avanço da pirataria no Brasil fez surgir um novo profissional no mercado: os caçadores de produtos piratas. Os caças-piratas são treinados para identificar produtos falsificados com a marcadas empresas contratantes e agem com táticas de inteligência investigativa. "A contratação desses especialistas é hoje uma prática comum, porque havia uma situação d muita pressão com os produtos piratas crescendo geometricamente", diz Marco Aurélio Kirsch, diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, região onde está localizado um dos maiores pólos de fabricação de calçados no País.

 


Após a inauguração da Praça 1º de Maio, a sétima edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços, abriu oficialmente as comemorações do 48º aniversário do município de Estância Velha. Participaram da solenidade de abertura, representantes da ACI, CDL, Contabilista, além da presidente de honra da semana, Olga Scheffel e autoridades.

 


Com o intuito de reunir mais de 300 participantes no segundo Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, a Fundação Semear oferece inscrições acessíveis para organizações do terceiro setor, estudantes, empresas mantenedoras da instituição e para as participantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A Fundação Semear repassa recursos do Programa O Troco do Carinho. Foram contempladas a Apae de Ivoti, a Associação Assistencial Dom Luiz Guanella, de Canela e a Apae de Canela. O programa social O Troco do Carinho é desenvolvido pela Unidasul - Distribuidora Alimentícia S/A em parceira com a Semear.

 


Será realizada na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, audiência pública para debater o projeto de lei do deputado Ronaldo Zulke (PT) que dispões sobre a concessão de isenção e redução de ICMS devido por micro e pequenas empresas gaúchas, numa adequação ao Simples Nacional. Entre as entidades convidadas a participar do debate está a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A diretoria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) realizou uma visita à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, considerada uma das entidades mais estruturadas do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer a metodologia de trabalho colocada em prática pela ACI do Vale do Sinos, especialmente na área de promoção de cursos e eventos.

 


Seguindo o exemplo que vem as Serra gaúcha, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e o Sebrae Sinos, Caí e Paranhama estão elaborando um projeto para a criação da Sociedade de garantia de Crédito - SGC. Assim como no município de Caxias do Sul, micro e pequenas empresas da região poderão ser beneficiadas com o auxilio, que irá contemplar as garantias exigidas para a obtenção de financiamentos junto a instituições financeiras.