51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Setembro de 2006

Desmistificar a idéia de que os financiamentos internacionais estão restritos a grandes empresas é o tema da palestra do advogado Lúcio Feijó Lopes, na sede da ACI.

 


Como acontece em todos os anos eleitorais, a maioria dos candidatos procura as empresas para solicitar apoio e recursos financeiros para suas campanhas. O Tabelionato Fischer inovou este ano em matéria de responsabilidade social. A empresa lançou o Projeto Voto Consciente, que vai adotar recursos para as campanhas. Serão os colaboradores os responsáveis a eleger as melhores propostas dos candidatos. "Nosso projeto partiu da preocupação com o eleitor, pois vimos muita gente falando em anular o voto", assinalou Flávio Fischer, diretor do Tabelionato e presidente da ACI.

 


O vice-presidente da ACI-NH/CB/EV Jorge Faccioni participou, junto com cerca de 50 empresários exportadores, de uma reunião com o vice-presidente da República José Alencar.

 


A ACI através do seu presidente José Flávio Fischer e do vice jurídico Velmi Abramo Biason , encaminhou documento ao ministro do Planejamento Guido Mantega, bem como ao ministro do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior Luis Fernando Furlan, solicitando o cumprimento da Lei Complementar 110, de 29 de junho de 2001.

 


O Centro Universitário Feevale e a ACI querem unir esforços para colocar a pesquisa científica e tecnológica na ordem do dia das empresas do Vale dos Sinos. A aliança será formalizada, quando a Aspeur, mantenedora da Feevale, firmará um aditivo ao convênio de cooperação existente desde 2003 com a entidade.

 


Uma alternativa para o momento desfavorável que passa o setor calçadista é a busca de novos mercados em grandes feiras. Os empreendedores do segmento terão oportunidade de colocar essa estratégia mais facilmente em prática inscrevendo-se, para participar de um estande coletivo na Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro (Couromoda). A iniciativa é viabilizada pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas No Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) com a coordenação da ACI, e permite o uso de um espaço no estande com 50% de desconto.

 


"Política estadual de meio ambiente e áreas prioritárias para controle ambiental no Rio Grande do Sul" é o tema do Prato Principal, evento que acontece na ACI. O assunto será abordado pelo presidente da Fepam, Antenor Ferrari.

 


A unidade Campo Bom da ACI realiza o encerramento e formatura das duas turmas integrantes do programa "Oficinas da Qualidade", num trabalho conjunto entre a ACI, PGQP e AGQ.

 


O plano para uniformizar incentivos a empresas que deve ser criado por um pool de municípios do Vale dos Sinos/RS a fim de se combater uma guerra fiscal começa a ganhar forma. Em reunião na ACI, os prefeitos Jair Foscarini e Giovani Feltes, o presidente da ACI, Flávio Fischer e um representante da Feevale que ainda será indicado, foram nomeados para comissão representativa, cuja incumbência será de tocar o projeto, o qual procurará também englobar centenas de entidades regionais.

 


Numa promoção do Projeto Empreender, buscando melhorias e resultados para empresa e seus clientes, ACI recebeu um excelente público no sábado durante o 2º Seminário da Indústria de Móveis e Esquadrias do Vale dos Sinos. Realizado em parceria com o Sebrae e Federasul, contou também com o apoio do Comitê Regional da Qualidade RS - Vale dos Sinos.

 


A decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Eliana Calmon, de acatar liminar pedindo a anulação da portaria ministerial, que revogou a concessão das BRs 116 e 386, na Região Metropolitana, ao complexo Rodoviário Metropolitano (o Polão) fez com que fossem retomadas mobilizações das comunidades da região do Vale dos Sinos. Na assembléia Legislativa, uma reunião organizada pelo deputado Ronaldo Zülke discutiu o tema, com presença do coordenador do Departamento Nacional de Infra-estrutura terrestre (DNIT) no Estado Marcos Ledermann. O diretor de Relações Institucionais da ACI-NH/CB/EV, Marco Kirsch, também participou do encontro.

 


A ACI esteve representada no seminário "Recursos para inovação na Empresa", ocorrido no Centro de eventos da Fiergs. Os vice-presidentes Hugo Springer (Empreendedorismo) e Jorge Faccioni (Negócios Internacionais) estiveram presentes no evento, que abordou diversos aspectos referentes ao tema como o papel da inovação no crescimento da empresa e do país.

 


O jurista Ovídio Baptista da Silva, autor de obras fundamentais na área processual do direito, irá palestrar na sede ACI .

 


A ACI está apoiando a 24ª Feria Regional do Livro de Novo Hamburgo, que acontecerá na Praça 20 de Setembro e Centro Municipal de Cultura.

 


Tendo em vista 80% de comerciantes estancienses, foi aberta mais uma edição da Feira da Industria e do Comércio e Serviços em comemoração aos 47 anos de Estância Velha. A abertura contou com a presença do prefeito Elivir Desiam, secretário, vice-prefeito, presidente da câmara de vereadores presidente de honra 47ª, representantes da ACI e da CDL, além de moradores da comunidade.

 


Estância Velha conta com a presença da maior entidade do interior do estado em número de associados, com credibilidade nas suas ações e orientações a classe empresarial. A ACI-NH/CB/EV teve a unidade estanciense fundada em 1ºde julho de 2001 e atualmente conta com 70 associados entre serviços, comércio e indústria.

 


Empresas que necessitam de recursos já podem recorrer ao BNDES. Quem dá a dica é o vice-presidente de Economia e Estatística da ACI. Segundo ele, o BNDES publicou uma circular em 29 de agosto que traz detalhes do Procomp - Programa de Competitividade das Empresas do setor Industrial.

 


O presidente da ACI de Novo Hamburgo, Flávio Fischer, deve aproveitar o encontro dos candidatos na Feevale, para falar sobre o Voto Consciente.

 


Com exceção do governador Germano Rigotto, candidato a reeleição, os outros nove concorrentes ao governo do Estado confirmaram participação no encontro que será promovido no Centro Universitário Feevale.O evento é promovido pelo DCE, ACI com o apoio do jornal NH. O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Kirch, destacou a contribuição do encontro para o Vale dos Sinos e a intensa participação.

 


Os candidatos Germano Rigotto e Yeda Crusius não mediram corretamente o peso de suas ausências no encontro realizado na Feevale. Foi grande o mal-estar nos bastidores pela falta de ambos num debate realizado na principal cidade da região que depende do apoio governamental. Coube ao presidente da ACI, Flávio Fischer, tornar pública a insatisfação.

 


Dos 11 mil licenciamentos ambientais efetivados este ano pela Fepam, pelo menos 60% poderiam ser concedidos pelos municípios agilizando o processo. Considera o presidente da Fepam Antenor Ferrari, no Prato-Principal, na ACI. Ferrari propôs firmar um termo de cooperação entre Fepam e ACI com intuito de que a Central de Resíduos Sólidos da Fundamental, braço de responsabilidade social ambiental da ACI, possa ser divulgada pela Fiergs como modelo nacional de gestão empresarial do meio ambiente.

 


A comissão das Agências de Viagem da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância velha segue estreitando laços com empresas que intermediam negociações entre companhias aéreas e agências com tarifas diferenciadas.

 


Representantes do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar, da Polícia Civil e da ACI se reuniram na sede das Formas Kunz, para discutir soluções para os ataques a motoristas na RS-239. Durante a reunião, realizada a pedido da ACI, o capitão Marcelo Carpes, de Sapiranga, voltou a afirmar que a fiscalização será reforçada no trecho.

 


A ACI-NH/CB/EV promoverá em setembro o comunicar-te: A Arte da Comunicação para o Atendimento ao Público.


Veio do presidente da Federasul José Paulo Cairoli, apoiou a carta enviada pela ACI ao planalto. No texto, a entidade faz lembrete que a Lei Complementar prevê a partir de janeiro as empresas deverão voltar a contribuir do FGTS de 8%.

 


Na reunião na Assembléia Legislativa, as lideranças definiram o Polão das mais variadas formas. Entre as denominações estavam "fênix, que ressurge das cinzas" (diretor da ACI, Marco Kirsch).

 


O empresário Romar Antônio Petry, da LRB Indústria e Comércio de Produtos Químicos, é o novo vice-presidente da unidade de Estância Velha da ACI.

 


Cerca de 3 mil pessoas, a maioria trabalhadores, participaram ontem de um protesto organizado pela indústria calçadista de Franca, que culminou com a queima de tênis e sapatos na praça central da cidade. Os empresários da região criticam, principalmente, a desvalorização do dólar. O mesmo problema atinge a indústria no Rio Grande do Sul. Segundo Jorge Faccioni, vice-presidente da ACI-NH/CB/EV, a última vez em que os empresários gaúchos buscaram sensibilizar o governo foi durante uma visita do vice-presidente do país, José Alencar, no início de setembro.

 


A cena cultural hamburguense está merecendo atenção especial da ACI-NH/CB/EV. A entidade está disponibilizando todo o seu terceiro andar para a realização de algumas atividades da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.