51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Outubro de 2007

A segunda edição do Programa Empresa Amiga do meio Ambiente premiou 16 indústrias através da Fundação de Desenvolvimento Ambiental (Fundamental), braço da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. As empresas foram agraciadas por terem assumido o compromisso por ações de preservação ambiental.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha realiza a entrega do Troféu Destaque Empresarial. A entrega do prêmio acontece juntamente com a comemoração do aniversário da entidade e com a diplomação da nova diretoria. Este ano, todas as associadas receberam cédulas para fazer a indicação de empresas nas três categorias e após todo o processo de avaliação foram definidas as empresas a receberem o prêmio 2007: no setor do comércio a Sinoscar; na indústria a Artecola; e no segmento de serviços a Unimed.

 


O Prato Principal da ACI-NH/CB/EV terá como palestrante a psicóloga Lígia Nery da Silveira, especialista em Psicologia Organizacional e Administração de Recursos Humanos que falará sobre o tema "Mude antes que você precise!".

 


O vice-presidente de empreendedorismo da ACI Hugo Springer, juntamente com o técnico da Unidade Sebrae de Novo Hamburgo, Antonio Carlos Peroni Dias, fizeram a abertura da Primeira Semana da Micro e Pequena Empresa, realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, juntamente com os integrantes dos Conselhos participaram de uma confraternização marcando as realizações do biênio 2006/2007. Todos apresentaram um breve relato das ações em destaque dentro do Planejamento Estratégico desenvolvido pela entidade. A presidente recentemente eleita Fátima Daudt, e o vice-presidente de Indústria, Ernani Reuter, descerraram a placa que homenageia o trabalho dos colaboradores durante esta gestão.

 


O novo presidente da Fundação Semear Edgar Luiz Fedrizzi pretende atribuir um novo conselho de ex-presidentes para aliar a experiência já alcançada anteriormente aos novos projetos. A Fundação Semear, desde que foi fundada, em 1996, reúne 33 empresas privadas juntamente com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha avalia como positivo o ato declaratório assinado pelo secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Raicid, onde esclarece sobre a possibilidade de desconto de crédito de PIS e Cofins, quando da aquisição de bens ou serviços optantes pelo Simples Nacional, instituído pelo artigo 23 da Lei Complementar nº 123.

 


O Conselho Jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove mais uma edição do Papo com Café. O evento terá a participação do advogado empresarial Paulo Martins que irá falar sobre o tema Ética na Advocacia.

 


Os convites para a realização do Troféu Destaque Empresarial, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha já se encontram à venda.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, sediou uma reunião para avaliar a possibilidade, com as Prefeituras, de implantar o projeto da Associação de Garantia de Crédito. O evento contou com a participação especial de representantes da AGC Serra, que puderam mostrar a importância da associação para o fomento da economia e desenvolvimento regional.

 


Alunos do ensino médio da Escola Santa Catarina e do Colégio Marista Pio XII, que tiveram a experiência prática em negócios através da organização e da operação e de uma empresa, participarão da formatura que acontece no anfiteatro Padre Werner, na Unisinos , tendo como paraninfo o diretor da indústria farmacêutica Texon, Marino Cardoso. Eles integraram o programa miniempresa, desenvolvido pela Associação Junior Achievement (AJA/RS) com parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI).

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha convida para a palestra "Stress" é o exercício da nossa vida sem o auto conhecimento, com Alexandre Dahmer. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promoveu a entrega do Troféu Destaque Empresarial, contemplando a Sinoscar, no comércio; a Unimed-VS, em serviços, e a Artecola na Indústria. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas os prefeitos de Novo Hamburgo, Jair Foscarini; de Campo Bom, Giovani Feltes e de Estância Velha, Elivir Desian. Esteve presente também no coquetel que comemorou o aniversário da entidade, o secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, representando a governadora do Estado, Yeda Crusius. O evento teve o patrocínio da Olimpo - Escola Profissionalizante, CIEE/RS, Supernova Comunicação, Protector - Serviços de Segurança, Facson - Áudio e Vídeo, Clóvis Schwan - Assessoria Empresarial e BRDE.

 


Criada para incentivar a responsabilidade social do empresariado com a comunidade, focando o investimento social privado, a Fundação Semear completa 11 anos de atividade. Entre seus idealizadores estão 33 empresas e empresários em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


O Conselho de Serviços da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promove a palestra Mudando Atitudes, Superando Desafios, com o instrutor Daniel Muller, diretor Regional da Dale Cargnegie Training, palestrante motivacional e graduado pela Carnegie University USA.

 


A ACI-NH/CB/EV está disponibilizando listagens on-line do setor coureiro-calçadista. São informações como: razão social, endereço, telefone, e-mail, data de fundação, número de funcionários, diretores, tipo de produto e marca. As solicitações das listagens podem ser adquiridas na forma impressa ou sistema on-line.

 


A Fenac será palco do encontro com a governadora Yeda Crusius com representantes de várias entidades de Novo Hamburgo e com lideranças políticas. De acordo com a previsão da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, a reunião deverá contar com 120 participantes. 
 


A caravana da governadora Yeda Crusius vem a Novo Hamburgo para apresentar o Plano de Recuperação do Estado, projeto elaborado pelo Executivo que será votado na Assembléia Legislativa. Ainda será decidido em qual espaço da Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV será realizado o encontro.

 


A governadora Yeda Crusius adiou sua ida para as cidades de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Novo Hamburgo, onde iria apresentar o Plano de Recuperação do Estado. As visitas serão reagendadas.

 


O Conselho de Negócios Internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove o lançamento do Programa Trader Compacto. Antonio de Carvalho, Engenheiro Mecânico pela UFRGS, com experiência em Comércio Exterior desde 1980, com atuação em diversos segmentos Industriais e de Serviços, tendo realizado negócios, com resultado, em mais de 20 paises, vai ministrar o programa.

 


Estão abertas as inscrições para o curso de Comunicação para Organizações Sociais, promovido pela Fundação Semear. O evento ocorrerá na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, e terá duração de 7 horas. O curso será ministrado por Márcia Bernardes, Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Unisinos e tem atuação em atividades relacionadas ao terceiro setor há 7 anos e é Assessora de Comunicação da Fundação Semear.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promove a palestra Os Arquivos e a Gestão da Informação, ministrada pela Arquivista e membro da Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS), Clara Kurtz.

 


Um momento de vitória e recomeço. Assim foi a formatura do Projeto vencer Ideal Mecânica - 2ª Edição, promovido pela Fundação Semear em parceria com a Igreja Bíblica Unidos no Senhor.

 


O Prefeito de Campo Bom, Giovani Batista Feltes, recebeu o convite para a cerimônia de abertura do 2º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor. Segundo o presidente da Fundação Semear, Olívio Jacobus, "a participação de todos os setores nas ações sociais é importante para a promoção do desenvolvimento social e a diminuição da desigualdade".

 


A Rua Coberta, no Campus II, será palco para a Mostra de Empresas Incubadas da Feevale. Doze empreendimentos, entre eles cooperativas e empresas incubadas e graduadas, divulgarão suas atividades com o objetivo de disseminar o empreendimento na comunidade acadêmica. A promoção é da Feevale, com o apoio do Sebrae e da ACI.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, quer agradecer ao colunista Gilberto Mosmann pelas palavras publicadas na sua coluna Práticas Empresariais, na edição de agosto, dessa renomada Revista Expansão.

 


O projeto de lei em substituição à medida provisória 382 - contém as mesmas medidas para compensar os setores prejudicados com a desvalorização cambial, entre eles os calçadistas, e ainda inclui outros setores como o de beneficiamento de couro - deve movimentar o caixa e dar mais fôlego de capital de giro às empresas. Essa é a crença do vice-presidente de Economia e Estatística da ACI Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, João Bruxel. Segundo ele, assim que aprovado pelo senado e sancionando pelo presidente Lula o projeto, que prevê linhas de créditos especiais a taxas quase que internacionais, vai conseguir repor os investimentos.

 


Os lojistas gaúchos irão participar ativamente das atividades para combater a pirataria. A federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) é uma das entidades que aderiram ao Comitê Estadual de Combate à Pirataria. Também fazem parte do Comitê o Sindilojas de Porto Alegre e Canoas, Sindiópticas/RS, Associação das Vídeoslocadoras, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado, Instituto Nacional de Repressão a Fraude e a empresa Marpa Marcas e Patentes.

 


Sem grandes surpresas, o pacote gera insatisfação com elevação tributária entre as entidades de classe. A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, recebeu o pacote de medidas direto do Palácio Piratini e irá avaliá-lo com técnicos e empresários.

 


A Associação Hamburguesa de Apicultores (AHA), Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi) e a Associação de Apicultores de São Sebastião do Caí (Aapicaí) realizarão o 2º Encontro de Oportunidades para a Apicultura dos Vales. O evento será no Auditório da ACI-Nh/CB/EV.

 


Três empresas hamburguenses já fizeram suas inscrições para participarem do estande coletivo do Rio Grande do Sul na Couromoda 2008. Os espaços estão sendo comercializados pela Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV.

 


O Ato Declaratório Interpretativo da Receita Federal (RFB nº 15), permitindo a geração de créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) às empresas enquadradas no Simples Nacional, favorece o setor coureiro-calçadista. De acordo com o vice-presidente do Conselho Jurídico da ACI, Velmi Biason, a grande maioria das empresas de componentes se enquadra no Super Simples. Antes da resolução, as indústrias evitavam comprar de companhias enquadradas no Simples, em função da possibilidade de se creditarem.

 


A Fundação Semear vai realizar o curso de economia solidária e geração de renda. O objetivo é analisar a evolução do conceito de trabalho e suas práticas abordando diferentes formas de geração de trabalho e renda. O curso será ministrado por Lucas Henrique Luz, professor da Unisinos nos cursos de graduação em administração e especialização em cooperativismo.

 


O técnico do BRDE Luciano Feltrin estará na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, fazendo atendimentos individuais aos empresários.

 


A Fundação Semear realiza do repasse do Padrinho legal. Serão entregues R$ 38.368,00 para 31 organizações participantes do programa.

 


A Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciência (Ageacac) promove a conferência Máquina Humana. O evento acontece na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Campo Bom.