51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Outubro de 2006

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, será o palestrante da reunião-almoço da ACI-NH/CB/EV, a partir das 11h45min. O evento, que comemora os 86 anos da entidade do Vale dos Sinos, terá como tema principal o projeto O Rio Grande do Sul que Queremos - Agenda Estratégica RS 2020.

 


As mais novas empresas integradas à ACI conheceram a entidade. Cerca de 30 pessoas, representando as recentes associadas, conheceram as ações da entidade nos mais diversos setores. O diretor de Relações Institucionais, Marco Kirsch, apresentou o histórico da ACI, salientando que a entidade sempre teve a participação ativa no desenvolvimento de Novo Hamburgo, já que é mais antiga município.

 


Sempre engajada nas ações da cadeia calçadista, a ACI-NH/CB/EV é uma das apoiadoras do Prêmio de Excelência da Integração da Cadeia Calçadista, promovido pelo grupo GOL. O evento será durante a Courovisão.

 


Depois da ACI servir como fonte para entrevista do Financial Times sobre o setor coureiro-calçadista, a entidade recebeu a visita de vice-cônsul para Assuntos Econômicos dos Estados Unidos, Camilo Barreto, assessor para assuntos políticos do Consulado Geral dos Estados Unidos da América.

 


Prefeitos da região do Vale dos Sinos estiveram reunidos na ACI para dar andamento às negociações que criaram uma agência de fomento. Entre outros assuntos, a pauta girou em torno das formas mais viáveis de constituir a agência com o intuito de atrair grandes empresas.

 


A ACI-NH/CB/EV está completando 86 anos de atividades, iniciadas em 18 de outubro de 1920, e atualmente presidida por José Flávio B. Fischer. Localizada na "Capital Nacional do Calçado", a entidade nasceu em função do forte comércio desenvolvido na cidade, sendo chamada por seus fundadores de Associação Comercial Novo Hamburgo.

 


Com o objetivo de fomentar a tecnologia na região do Vale dos Sinos, o Conselho de Tecnologia da ACI recentemente formou a comissão inovação, que está traçando estratégias para viabilizar a realização de projetos empreendedores nesta área. Para Robinson Klein, vice-presidente de Tecnologia da ACI, a principal finalidade está na possibilidade das pessoas expressarem uma idéia inovadora que possa receber auxilio de técnicos para realizá-la, transformando-as em bons negócios.

 


A ACI através da sua Comissão Antipirataria, no Calçado, vinculada à vice-presidência da Indústria da entidade, participou de reunião na Procuradoria-Geral do Estado, com secretário executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Industrial André Luiz Alves Barcellos.

 


A ACI recebeu ofício da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, posicionando-se à respeito do documento encaminhado pela ACI aos ministros do Planejamento Guido Mantega e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luis Furlan, no início de setembro.

 


O jurista Ovídio Baptista, autor de obras fundamentais na área processual do direito, irá palestrar na sede da ACI.

 


A ACI através de o Projeto Empreender, promove o 1º Encontro de Oportunidades para Apicultura dos Vales dos Sinos, do Caí e do Paranhana.

 


A diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Cândida Cervieri, esteve na sede da ACI para colher depoimentos dos empresários do setor coureiro-calçadista sobre a dificuldade de acesso à linha de crédito do FAT.

 


Foi realizada a primeira reunião do Conselho de Negócios Internacionais da ACI, que surge justamente num momento difícil para os exportadores do Vale dos Sinos.

 


As inscrições para a couromoda 2007, encerradas no mês passado foram reabertas. Os empresários podem se cadastrar na ACI-NH/CB/EV, para participar no estande coletivo do RS.

 


O Polão também foi tema de reunião do Conselho Jurídico da ACI hamburguense. No encontro, o advogado Marcelo de La Torres salientou que deve haver uma forte mobilização diante do tema por parte das entidades.

 


Representantes da ACI recepcionaram ontem a vice-cônsul para Assuntos Econômicos dos Estados Unidos e que mora em São Paulo, Valerie Wheat, e o assessor para assuntos políticos do Consulado Geral dos Estados Unidos da América, Camilo Barreto. Eles vieram conhecer a indústria do Vale dos Sinos e colher informações sobre a cadeia coureiro-calçadista.

 


A ACI serviu de fonte para entrevista do Financial Times sobre o setor coureiro-calçadista, cuja matéria foi publicada, no site do veículo de jornalismo econômico.

 


A ACI participará, por meio do conselheiro de comércio Heitor Borella, da reunião da entrega da cópia do projeto de lei que reorganiza o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e cria o Fundo Municipal de Turismo.

 


Dnit assegura fim do projeto Polão. "A BR 116 jamais terá praças de pedágio." A declaração de Ledermann foi dada logo após ele receber do diretor da ACI Marco Aurélio Kirsch e do diretor do Jornal NH, Miguel Schmitz, um documento que pede a revogação do projeto, definido como problema histórico e o auxílio do ministro de transportes.

 


As duas principais bandeiras da ACI - luta contra a pirataria e a carga tributária- estão presentes na Courovisão.

 


O vice-presidente João Bruxel destacou, durante a reunião-almoço, a importância da Agenda Estratégica 2020 para o desenvolvimento do Estado nos próximos 15 anos.

 


O Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo, entregou a primeira-dama projeto lei para reorganização do Conselho e criação do Fundo Municipal de Turismo.

 


A corrida para garantir financiamentos mais acessíveis ao setor coureiro-calçadista continua. Esse será um dos assuntos a ser tratado em reunião na ACI em Novo Hamburgo. 
 


O quase esgotamento da linha de crédito especial do fundo do trabalhador de 1 bilhão (400 milhões para o setor coureiro-calçadista e 600 milhões para moveleiro e de máquinas e implementos agrícolas) já foram disponibilizados mais de 920 milhões. O anúncio foi feito em reunião na ACI.

 


A instituição Evangélica de Novo Hamburgo abriu a Semanas Ciências, Artes e Tecnologia. O palestrante da abertura foi o presidente da ACI Flávio Fischer.

 


FGTS volta para os 8% em janeiro. A garantia veio da secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, em resposta a carta enviada pela ACI ao governo federal.

 


Instiuída em 18 de outubro de 1998, pela ACI, a Fundamental é uma organização não governamental sem fins econômicos que tem por objetivo assessorar as empresas nas questões ambientais. A ONG surgiu da necessidade do meio ambiente de buscar alternativas quanto à questão "Resíduo Industrial', para isso buscaram na ACI através da criação do Conselho de Meio Ambiente o suporte necessário para a concretização da idéia.

 


Municípios aceleram projeto para captar investimentos. "Antes da forma de repasse dos investimentos, Jair salienta que haverá um debate para avaliar vias jurídicas para que a Agência entre em operação", comentou o prefeito de Novo Hamburgo. Um novo encontro está agendado na ACI-NH/CB/EV.

 


Estância Velha terá o 1º encontro de Reparadores Automotivos, iniciativa do programa empreender, através do NERA-EV, da ACI-NH/CB/EV.