51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Novembro de 2007

A Associação Comercial, Industrial de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha vai participar, através da Comissão Antipirataria no Calçado, do XVII Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), como convidada para integrar o painel A participação das entidades empresariais nos rumos políticos do Brasil. O evento acontece em Florianópolis, Santa Catarina.

 


O crescimento exponencial de informações vem exigindo recursos mais especializados para tratamento desse material produzido, com novas tecnologias presentes no cotidiano. Baseada nessa mudança a Assoc. Coml. Indl. e de Serviços de NH/CB/EV, em parceria com o Centro Logístico de Arquivos Empresariais (CLAE) e a Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul, ministrou um curso focado na guarda de documentos. A professora Clara Marli Scherer Kurtz, arquivista formada em Letras e em Arquivologia, pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em comunicação, na área de Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrou o programa.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove mais uma edição do evento De Sócio Para Sócio. Na oportunidade, o associado convidado para apresentar sua Trajetória Profissional é Heinz Drews, da empresa Carburgo Veículos Ltda.

 


A Unidade ACI de Campo Bom promove mais uma edição do Trocando Idéias. O evento terá como palestrantes o vice-presidente Jurídico da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Velmi Abramo Biason, advogado tributarista; Valmor Leandro Biason, contador e administrador de empresas, e Alexandre Keller, contador, todos da Biason Assessoria Empresarial. Eles vão falar sobre "As Implicações do Super - simples".

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha recebeu a visita do Cônsul Geral da República da Argentina em Porto Alegre, Jorge Alberto Biglione, ocasião em que foram oportunizadas trocas de informações sobre as economias e potenciais parcerias comerciais entre o Brasil e a Argentina.

 


O Conselho Jurídico e o Conselho de Serviços da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promovem, em parceria, o Papo com Café, que terá como o tema o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP. O tema será debatido por quatro profissionais diretamente ligados ao assunto: o procurador-chefe Substituto da Seccional em Novo Hamburgo/RS/NSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho; a chefe do Serviço de Gerenciamento dos Benefícios por Incapacidade do INSS, médica perita Rosana Maria Silva; o advogado Previdenciarista Dirceu Waldemar Klippel, e o médico do Trabalho Rogério B. Silveira.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através de seu Conselho de Serviços, vai desenvolver encontros semanais para debater sobre o tema "Relações Humanas, Comunicação Eficaz e Liderança", com o instrutor Daniel Muller, diretor Regional da Dale Cargnegie Training e palestrante motivacional. O encontro tem como por objetivo desenvolver habilidade e atitudes para melhorar resultados, através da autoconfiança, relações humanas, comunicação eficaz, liderança e controle das preocupações.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove mais uma edição do Prato Principal. O palestrante convidado será o economista e contabilista Werner Bornhold, mestre e doutor em psicologia das organizações, consultor em gestão estratégica de mudanças e implantação de acordo e órgão de Governança Corporativa. Ele falará sobre o tema Governança Corporativa - sucessão nas empresas familiares.

 


Com o tema "China: um país, dois sistemas", a já tradicional palestra do Economia e Negócios, promovida pelo Conselho de Economia e Estatística da ACI-NH/CB/EV , reuniu empresários e estudantes interessados no assunto. O economista Igor Morais, doutor em Economia pela UFRGS e consultor econômico da entidade, fez uma completa análise das perspectivas econômicas futuras daquele país asiático, mostrando aos mais de 30 participantes da palestra, que a China é uma excelente oportunidade de negócios, nos mais diversos setores.

 


O palestrante motivacional Daniel Muller esteve reunido com empresários e comunidade, durante a palestra promovida pela ACI Unidade Estância Velha. O Almoçando com Qualidade, evento que conta com o apoio do Comitê Regional da Qualidade RS Vale do Sinos, teve um público de aproximadamente 50 pessoas para debater o tema "Mudando Atitudes, Superando Desafios".

 


A diretoria da ACI-NH/CB/EV recebeu os novos vice-presidentes que atuarão na gestão 2008/2009. A presidente Fátima Daudt, ressaltou a importância que a ACI local desfruta em nível estadual, tanto pela forte representatividade em função das mais de 1.100 empresas associadas, como pela atuação em diversas frentes de trabalho, que somam mais de 200 projetos em andamento.

 


A Unidade Campo Bom da ACI promove reunião-almoço que terá como convidado o assessor Econômico da Federasul, Sérgio Leusin. Ele irá falar sobre o tema Cenário Econômico para 2008.

 


A Comissão Antipirataria no Calçado da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha volta a integrar o Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria do RS, na sua reinstalação, seguindo orientações do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP). O evento acontece no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre, marcado pelo Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Bio-Pirataria, quando também será assinado o Termo de Cooperação do Combate à Pirataria à convite do procurador-Geral de Justiça do RS, Mauro Henrique Renner.

 


A Fundação Semear promove o Jantar Tributo à Cidadania Empresarial. Na ocasião serão homenageadas as empresas que completam este ano 5 e 10 anos de contribuição com a fundação. Na ocasião, ainda será apresentada a nova diretoria e conselhos da entidade.

 


O temor de que a Estado avance sobre benefícios fiscais gera discussões e expectativas na região. "O assédio dos Estados nordestinos à indústria calçadista nunca terminou. Aliás, tem sido forte", admite a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt. Para ela, qualquer aumento na tributação pode fazer empresários do Vale do Sinos perderem para ofertas de incentivos fiscais de fora, como já ocorreu em anos anteriores. "Estamos mantendo contatos constantes com o governo do Estado. Deixamos claro que estamos conscientes da situação das contas gaúchas, que somos parceiros, mas também que estamos no limite de nossa capacidade", assinala Fátima, contando que o assunto foi tema de reunião na entidade.