51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Novembro de 2006

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, através da unidade de Campo Bom, juntamente com o CDL local e a prefeitura Municipal, estiveram reunidas, quando as entidades lançaram idéias para a criação de um projeto a ser elaborado em conjunto, buscando o desenvolvimento turístico-comercial da cidade. Conforme o vice-presidente da unidade da ACI, César Ramos, o projeto ainda não tem um nome definido, mas destina-se às áreas de comércio, serviço e turismo. "Queremos fazer um trabalho amplo, nos vários segmentos", frisa ele. Durante os próximos seis meses devem ocorrer encontros periódicos na unidade de Campo Bom para que seja desenvolvido o projeto. Participaram também da reunião, além do vice-presidente da ACI unidade de Campo Bom, o prefeito Giovani Feltes, o vice-prefeito Armin Bloss, a presidente da CDL Campo Bom, Maria do Carmo Zigliar Vasquez, o coordenador do Comitê Regional de Qualidade em Campo Bom, David Paludo, etc.

 


A luta contra a pirataria não pára de ganhar novos espaços para ser discutida. Desta vez, a ACI-NH/CB/EV, entidade que reconhecidamente tem levado adiante ações neste sentido, estará coordenando uma palestra, para os estudantes do curso de Direito da Unisinos, em São Leopoldo. O debate será apresentado pelo diretor de Relações Institucionais da entidade, Marco Aurélio Kirsch, que vai abordar o que a ACI está fazendo quanto ao assunto, através da sua Comissão Antipirataria do Calçado. "O atraso da economia brasileira em razão da pirataria e do contrabando é a principal bandeira da Comissão, pois tudo isso ocasiona um grande custo social, privado e tributário", afirma Kirch.

 


O Construtor Organizacional Ângelo Pastro, administrador de empresas com 22 anos de experiência em atendimento ao cliente, gestão de processos e desenvolvimento de equipes, fez palestra na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha sobre o tema "O Desafio de Reter Talentos". O Evento aconteceu na sede da entidade. "As organizações precisam manter um estrutura voltada à valorização sistêmica dos seus talentos", ressaltou o consultor Ângelo Pastro.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) conta com novo vice-presidente Jurídico. Velmi Abramo Biason assume dando corpo a um novo modelo de gestão, que priorizará a discussão de assuntos técnicos e jurídicos, direcionada a atender as necessidades dos associados da indústria, comércio e prestação de serviços. "Também pretendo promover palestras ou seminários específicos ou pontuais sobre alterações que venham a ocorrer na legislação", enfatizou. Velmi Biason é advogado e diretor da Biason Assessoria, com sede em Taquara e filial em Novo Hamburgo.

 


A ACI-NH/CB/EV, liderada pelo seu presidente Flávio Fischer, inovou mais uma vez e apresentou aos associados o Balanço Social da entidade referente ao ano de 2005 - período em que a associação estava sobre comando do empresário Adão Cláudio da Silveira

 


Alertar empreendedores sobre os riscos provocados até mesmo por pequenos prejuízos foi um dos objetivos do Workshop Gestão de Perdas, realizado em Novo Hamburgo, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promotora do evento em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS).

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha sedia uma reunião para discutir sobre a BR 116 Inteligente. Segundo o engenheiro e superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) Marcos Ledermann o projeto é bastante complexo e o objetivo está em apresentar a todos os presentes os detalhes para os interessados em trabalhar em parceria nas melhorias da rodovia.

 


Há menos de um ano à frente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha/RS, o tabelião José Flávio Bueno Fischer pediu afastamento da presidência da casa. Automaticamente, também se desliga do Conselho Administrativo-financeiro da entidade, o Conaf, órgão que acompanha o andamento das atividades da entidade. O motivo alegado foi à falta de tempo devido aos inúmeros compromissos profissionais. Em seu lugar ficará o vice-presidente Administrativo, João Carlos Hartz. A ACI deve definir um nome, que pode ser o próprio Hartz, para concluir o atual mandato, que se encerra em 31 de dezembro de 2007.

 


Com o objetivo de proporcionar um conhecimento detalhado das novas técnicas de gestão de almoxarifados e de possibilitar ações de escolha conforme a necessidade da empresa, a ACI-NH/CB/EV realizou o curso Almoxarifado - Novos Modelos de Gestão. Sérgio Luiz Machado, graduado em Administração de Empresas e Engenharia Operacional foi o instrutor das aulas.

 


Sempre procurando trazer cases de sucesso para o Vale do Sinos, o convidado de honra da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha para o "Prato Principal", reunião - almoço, foi Ricardo Bedani, gerente geral do Departamento de Compras Internacionais da Wal-Mart. Além de falar sobre a atuação da empresa, Bedani também abordou a questão da exportação. A Wal-Mart possui escritórios em 25 países e presta uma assessoria completa para seus fornecedores para que eles estejam aptos a exportar para qualquer uma de suas lojas os diferentes continentes.

 


Combate à Pirataria no Vale do Sinos foi o tema do Papo com Café, evento promovido pelo Conselho Jurídico da ACI-NH/CB/EV. A titular da Delegacia da Defesa do Consumidor, Fabiana Borges Kleine, e o coordenador da Comissão Antipirataria do Calçado da ACI, Paulo Fröelich, foram os palestrantes do evento.

 


Vários alunos do colégio Pio XII e da escola Evangélica de Novo Hamburgo, participaram do Dia do Empreendedor, através do Projeto Empresário Sombra por um dia. A rotina consiste em acompanhar o trabalho de um executivo para saber como é a realidade dentro de uma organização.

 


A empresária Fatima Daudt é a nova presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Ela será responsável por liderar uma das entidades mais atuantes do Estado até o dia 31 de dezembro de 2007, em substituição a João Carlos Hartz, que vinha exercendo a presidência interinamente desde a solicitação de afastamento encaminhada pelo então presidente Flávio Fischer. O nome de Fatima Daudt foi oficializado durante reunião do Conselho Deliberativo da entidade, seguindo indicação feita pelo Conaf (Conselho Administrativo Financeiro) após aprovação do Conselho de Ex-Presidentes. Fatima, que ingressou na ACI como conselheira, em 1999, passou a ser vice-presidente na gestão de Adão Cláudio da Silveira.

 


A empresária e arquiteta de 40 anos Fátima Daudt tornou-se a primeira mulher a assumir o comando da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), desde sua fundação em 1920.

 


O Prato Principal de encerramento de 2006, tradicional reunião-almoço da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha terá como palestrante Igor Morais, economista-chefe da FIERGS, Doutor em economia pela UFRGS, Igor é o novo assessor econômico da ACI-NH/CB/EV. Ele explanará sobre as "Perspectivas Econômicas para 2007"

 


Um ótimo público é aguardado para o Seminário "Motivando todos para a Qualidade", promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, justamente com o Suporte Empresarial Paulista. O conferencista Alfredo Rocha escolheu o Sul do Brasil para encerrar suas palestras de 2006.

 


O Vice-presidente de Economia e Estatística da ACI-NH/CB/EV, João Bruxel está fazendo uma verdadeira maratona de reuniões em Brasília. Ele participou da 10° Reunião Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP), ocorrida no Ministério do Planejamento. A convite de Cândida Cervieri, diretora de Micro e Pequenas Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 


A Killing - Química Sob Medida realizou cerimônia na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, da formatura da primeira turma do Curso de Pintores através do Projeto Vencer. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Semear, está proporcionando que 11 jovens recebam os diplomas de pintores após meses de aulas teóricas e práticas realizadas na sede da empresa, em Novo Hamburgo.

 


José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Federasul, esteve na sede da ACI-NH/CB/EV ouvindo as entidades que compõem a METROVALES, compostas por 5 macro regiões, constituída pelas ACIs da Região Metropolitana, Litoral, Vale do Paranhama, Vale do Caí e Vale do Sinos. Esta maior aproximação da Federasul com suas filiadas objetiva o fortalecimento das ACIs e Câmaras, bem como levantar as potencialidades regionais e os maiores problemas existentes em cada uma delas. Ainda fazem parte dos objetivos o estabelecimento de maior sinergia entre as entidades, permitindo a utilização de experiências exitosas entre as ACIs.

 


O lançamento da Rede Arte Mulher lotou o auditório da Unitec, em São Leopoldo. O grupo faz parte de uma das sete redes de cooperação e foi criada a partir de uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAI) em parceria com a Unisinos e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Apesar do nome Rede Arte Mulher, a organização não se resume a um clube da Luluzinha. "Orgulho-me de fazer parte deste grupo", confessa Nivaldo Canabarro, um dos dois homens que integram a rede. "A busca pela diversificação econômica tem futuro", avaliou o vice-presidente de Empreendedorismo da ACI, Hugo Springer.

 


Concorrentes sim, mas antes de tudo parceiros em busca de soluções que criem boas oportunidades para todos. É pensando deste forma que foi criada no primeiro semestre deste ano a Comissão Regional das Agências de Viagens, um grupo com 24 integrantes que se constituiu visando o fortalecimento do setor e a qualificação dos serviços oferecidos. Esta associação surgiu a partir de iniciativa do Conselho de Serviços da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O grupo se reúne quinzenalmente na sede da entidade empresarial. Uma das mais entusiasmadas com o projeto é a Vice-presidente de Serviços e Sócios da ACI e proprietária da Deep Viagens e Turismo, Fatima Daudt. Ela salienta que a cada novo encontra estão reunidos ao redor da mesa, concorrentes, mas que sabem agir de forma saudável e benéfica para o setor. "Buscamos resolver problemas de mercado e favorecer aos nossos clientes, que acabam tendo facilidades e um melhor atendimento".

 


A ACI-NH/CB/EV, está com as inscrições abertas para o curso de Sistema 5S´s. O Curso será ministrado por Juliano Zimmermann, que pretende capacitar para implementação e manutenção do Sistema 5S´s em empresas.

 


A Câmara de Dirigentes Lojista de Estância Velha e Ivoti e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha estiveram dividindo o mesmo estande durante a 6ª Feira da indústria, Comércio e Serviços, no pavilhão de Atividades Culturais (PAC), em Estância Velha. O evento contou com cerca de 30 expositores participantes, e conforme a organização, mais de 10 mil pessoas visitaram a feira.

 


A CDL de Campo Bom lançou, no Clube Oriente, a campanha Natal Premiado. A Campanha tem o apoio do Sindilojas, ACI-NH/CB/EV e da Prefeitura. O Administrador Sérgio Beckel Flor, discutiu temas como: Mitos e verdades sobre o preço; como descobrir o que o cliente dá valor; como demonstrar ao cliente o valor; etc.

 


O Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos, realiza a Oficina da Qualidade Gestão para Micro e Pequenas Empresas - Como Manter e/ou Construir Bons Resultados, em Novo Hamburgo. O Programa é alinhado aos 8 critérios de avaliação do PGQP e tem o objetivo de preparar os participantes para administrar seu negócio com base em fatos e dados, ao utilizar metodologia e ferramentas da Qualidade.

 


Ter sua empresa lembrada é sempre uma vantagem competitiva valiosa para as empresas. Nesse intuito, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e a Prefeitura hamburguense encomendaram a pesquisa Marcas que marcam com Responsabilidade. O Estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Planejamento (CPP) da Feevale, entrevistou 1.127 hamburguenses, homens e mulheres, de 16 a 79 anos, pedindo-lhes que indiciassem o nome da primeira empresa que viesse à cabeça dentre 71 segmentos nas áreas de indústria (13), comércio (35) e serviços (23).

 


O Presidente da Associação da Classe Média (Aclame), Fernando Bertuol, dá continuidade à campanha Chega de Tanto Imposto. Bertuol apresenta aos adolescentes a carga tributária e distribui material educativo. O evento é fruto de uma parceria da Aclame com a Associação Comercial Industrial (ACI).

 


O presidente da Fundação Semear, Olívio Jacobus, participa como debatedor da mesa redonda O Papel do Investimento Social Privativo na Questão da Inclusão Social. O evento, promovido pelo Sistema Fiergs, por meio do Sesi, e pela Rede Globo, é parte das atividades da Ação Global 2006 e tem como finalidade promover uma aprofundada discussão sobre investimento social e inclusão social.

 


O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo (Codec) se reúne para tratar dos assuntos relacionados à Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec), entidade gestora do Parque Tecnológico do Vale dos Sinos. De acordo com o presidente do Codec e secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Diego Martinez, o conselho também discutirá o projeto de lei de Vereadores que institui o Programa de Incentivos para o desenvolvimento Socioeconômico de Novo Hamburgo (PID).

 


A Fundação Semear realiza palestra com Digna Philips Hintz, que abordará o tema Empresários, Precursores de um Novo Ambiente na Sociedade. Na ocasião, haverá a participação da filosofia social do Grupo Philips.

 


A ACI-NH/CB/EV e a Associação Júnior Achievement/RS promovem a primeira edição do projeto Empresário Sombra por um Dia, em que alunos do ensino médio acompanham as atividades de empresários.

 


A Brashoes Industrial Learning Institute foi apresentada oficialmente aos vice-presidentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A intenção é contar com o apoio da ACI, assim como já acontece com outras entidades.

 


A ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha já trabalham para lotar o salão de atos da Feevale para o evento Motivando todos para a Qualidade, com o consultor Alfredo Rocha, apontado pelos empresários como um dos melhores conferencistas.

 


O Sistema Geral de Preferências (SGP) e o Certificado de Origem serão temas de palestra na ACI-NH/CB/EV. Os gerentes de Negócios Internacionais e Educadores da Universidade Corporativa Banco do Brasil falarão sobre os benefícios do Certificado de Origem, Aladi, UNCTAD, SGP e SGPC - países outorgantes e benefícios na exportação. A ACI foi nomeada pela Fiergs e Federasul para emitir certificados de origem e é um dos principais serviços oferecidos pela entidade.

 


A Prefeitura de Estância Velha, através da Secretaria de Administração, juntamente com a ACI-NH/CB/EV e o CDL, realizou uma reunião para a definição dos dez pontos onde serão instaladas as câmeras de segurança no município. Além do secretário da Administração, Pedro Engelmann, estiveram presentes na reunião o comandante da Guarda Municipal, Clovis Eduardo Pereira, o vice-presidente da ACI-NH/CB/EV em Estância Velha, Romar Petry, o conselheiro da ACI-NH/CB/EV, Gilberto Muller, a secretária executiva da ACI no município, Ana Paula Reis, representantes do CDL Estância Velha e Ivoti, Sandra Oliveira e Elton Muller.

 


A Fundação Semear, braço social da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) promove o 5º jantar Tributo à Cidadania Empresarial. O evento também celebra o aniversário da Fundação Semear, que completou 10 anos. Os mantedores que contribuem com a entidade há cinco e dez anos receberão um troféu de homenagem especial durante o evento.

 


Apesar do alerta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a possibilidade da crise no controle de tráfego aéreo afetar a indústria brasileira, tal "presságio" não está tirando o sono do setor coureiro-calçadista. "Neste momento, não obtivemos nenhuma demanda em razão dos pousos e decolagens estarem atrasados e esperamos que a situação seja tranqüilizada nas próximas semanas", destacou o vice-presidente de Negócios Internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Jorge Faccioni.

 


Preocupado com a pirataria no Centro de Canoas, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município pode estar buscando apoio no Vale do Sinos. Ernani Daniel terá uma conversa com o diretor-executivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch. Kirsch é um dos defensores das campanhas contra produtos piratas e tem relacionamento estreito com a Delegacia Antipirataria do Rio Grande do Sul.

 


Alguns dos últimos ajustes para a realização da entrega da premiação do Marcas que Marcaram com Responsabilidade foram realizadas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL). Na ocasião, participaram, além da entidade anfitriã, representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


Ocorrerá o 1º Encontro de Reparadores Automotivos de Estância Velha. O encontro é uma iniciativa do Programa Empreender, através do Núcleo de Empresas Reparadoras Automotivas de Estância Velha (NERA-EV). Através da ACI-NH/CB/EV, Federasul e do Sebrae, foram criados grupos setoriais na cidade, formados a partir do Programa Empreender.

 


A maior das entidades representantes de classes empresariais do Vale do Sinos vê com bons olhos a possibilidade de inclusão do voto distrital na reforma política. Uma dessas entidades é a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI). Sua presidente aponta o voto distrital como uma forma de reduzir os gastos de campanha em períodos eleitorais, além de assegurar o comprometimento do político com o eleitor. Fátima também levanta a possibilidade de o voto distrital puro eleger legisladores que fiquem focados apenas em problemas regionais, esquecendo-se das grandes mazelas do país.

 


O vice-presidente da ACI-NH/CB/EV, João Bruxel, participou da 10ª Reunião Plenária do Fórum permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP) no Ministério do Planejamento em Brasília. João Bruxel participa ainda de duas reuniões com membros do primeiro escalão da Caixa Econômica Federal. Depois o dirigente da ACI vai tratar sobre Sociedade Garantidora de Crédito - projeto para garantir crédito a micro e pequenos empresários, tendo a ACI como gestora, a exemplo de um projeto que já funciona na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CICS).

 


A vida não tem sido fácil para a indústria calçadista gaúcha nos últimos dez anos. A cotação do dólar desfavorável prejudica as exportações. Jorge Faccioni, vice-presidente da área de negócios internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, não tem tantas esperanças. Acrescenta que para a maior parte dos exportadores não há recuperação com o dólar tão baixo. - Em dois anos foram cerca de 28 mil demissões na indústria calçadista brasileira. Não há como suportar o câmbio, e muitas empresas estão no limite de sustentação - avalia.

 


O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, palestrou na reunião-almoço comemorativo aos 86 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI). O Presidente da FIERGS destacou a importância da região para o estado. O vice-presidente de Economia e Estatística da ACI, João Bruxel, observou que a iniciativa das federações empresarias em desempenhar um modelo para o Rio Grande do Sul pode ser adaptada aos municípios da região.