51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Março de 2007

Para a comemoração do Dia internacional da mulher a ACI-NH/CB/EV trouxe ao Centro de Cultura Carlos Paschoal Magno em Novo Hamburgo a palestra "Mulher e Comportamento", proferida pela jornalista Tânia Carvalho. O evento teve o patrocínio da Unimed, Carburgo, Bourbon NovoShopping e Gráfica São Luis.

 


O setor coureiro-calçadista volta a negociar com o governo do Rio Grande do Sul no que diz respeito ao decreto 44.911, que modifica o regulamento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, mais especificamente sobre as transferências de ICMS a exportadores. Isso porque dois pontos, que haviam sido negociados em uma reunião entre as lideranças da cadeia calçadista e o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, não saíram como a encomenda. Segundo a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, os dois pontos que saíram no decreto não "batem" conforme o combinado com o secretário Proença. Para a presidente, como as negociações foram feitas com muita "correria" pode ter ocorrido um imprevisto na redação do texto. Mas Fátima garantiu que o setor está tranqüilo e que ela ligará para ver o que aconteceu. Se necessário, será agendada uma nova reunião.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através de seu vice-presidente de Empreendedorismo Hugo Springer e do diretor de Relações Institucionais, Marco Aurélio Kirsch, participou de reunião-almoço na Federasul, em Porto Alegre, promovida pela Associação Junior Achievement - RS (AJA-RS). O objetivo foi o fortalecimento, durante 2007, do Programa Mini Empresa, em Novo Hamburgo e nas demais cidades representadas na região.

 


A ACI-NH/CB/EV através do Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria, no qual a ACI está inserida, está participando como parceira no Programa Escolegal, um projeto piloto educacional sobre consumo de produtos ilícitos (piratas e contrabandeados), a ser aplicado nas escolas de ensino fundamental para crianças entre 07 e 12 anos. A entidade esteve representada na reunião ocorrida no Ministério Público, em Porto Alegre, para tratar, juntamente com outros apoiadores de empresas privadas e entidades mistas e públicas, do desenvolvimento do programa. Representando a ACI-NH/CB/EV esteve presente o diretor de Relações Institucionais, Marco Aurélio Kirsch, e o representante da Comissão Antipirataria da entidade, na área de indústria, Gerson Budke, da Diadora.

 


Está aberto o concurso para a escolha do novo slogan da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Com e Estância Velha. Os participantes que votarem nas opções sugeridas, ou criarem sua própria frase, concorrerão ao sorteio de um computador, oferecido pela Plug House. Além deste prêmio, também serão premiadas cinco inscrições gratuitas para cursos da entidade em 2007 e um ano de isenção em mensalidades para empresas associadas.

 


Cumprindo uma de suas metas anunciadas no momento que tomou posse como presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, lançou durante a abertura do "bate-papo" com a jornalista Tânia Carvalho, a Comissão de Mulheres Empreendedoras. Entre os objetivos da comissão, estão o desenvolvimento de novas lideranças empresariais, trazer novas mulheres para participar da entidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal dentro das necessidades levantadas pelo grupo. Esta é a primeira vez que a ACI-NH/CB/EV lança uma comissão só de mulheres.

 


O resultado do encontro com a jornalista Tânia Carvalho, e o público presente no Centro de Cultura Carlos Paschoal Magno foi muito positivo. A doação de alimentos não perecíveis, correspondente à entrada dos participantes, rendeu 164 quilos de mantimentos. A entrega para o Centro de Vivência Redentora da Vila Diehl, foi feita pela diretora Administrativa-Financeira da ACI-NH/CB/EV, Karin Wide Schartzhaupt e pela coordenadora do setor de Cursos da entidade, Marlei Gomes.

 


Liberato recebe a visita da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Na ocasião, ela foi recebida pela diretora Maria Inês, que colocou a Fundação Liberato à disposição da entidade, que atende aos interesses empresariais dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Da mesma forma, a presidente Fátima afirmou que a ACI tem interesse em estreitar relações com a Liberato.

 


A diretora de Operações do Sebrae/RS, Susana Kakuta, irá palestrar no Prato Principal, reunião-almoço promovido pela ACI-NH/CB/EV. Ela irá abordar o tema: "Tendência de Negócios". O evento tem o patrocínio da Porto Trading.

 


A ACI-NH/CB/EV sediou a reunião promovida pela Associação Brasileira de Automação - GS1 e o Grupo de Otimização Logística - GOL. O encontro, que teve como objetivo ampliar e divulgar o Selo GOL, reuniu 75 participantes, sendo 40 fornecedores das indústrias de calçados que se comprometeram em assinar o Termo de Adesão e entrar no projeto.

 


A ACI-NH/CB/EV estará ministrando o curso "Gestão do Fluxo de Caixa" em sua unidade de Estância Velha. Entre os objetivos estão auxiliar profissionais na área financeira e empresários a incrementar a ótica de análise da boa administração financeira, da avaliação do Ciclo econômico X Ciclo financeiro e ainda a análise de necessidade de capital de giro da empresa. O instrutor será Ricardo Zanchin, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), economista, pós-graduado com especialização em Planejamento Econômico e Gestão Financeira da Empresa, também pela UCS, e mestre em Administração-Finanças pelo PPGA da escola de Administração da UFRGS/Porto Alegre.

 


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e de Serviços da Câmara de Deputados instalou a primeira Frente Parlamentar do setor Coureiro-calçadista e Moveleiro nacional. Houve uma audiência do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia. O vice-presidente de Negócios Internacionais da ACI-NH/CB/EV, Jorge Luiz Faccioni, foi o primeiro a falar, apresentando um relato da situação nada favorável da área coureiro-calçadista da região do Vale do Sinos.

 


O próximo "Papo com Café", evento promovido pelo Conselho Jurídico da ACI-NH/CB/EV, terá como palestrante o advogado Rodrigo Coimbra Santos, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Feevale, debatendo o tema "A visão dos Tribunais sobre a terceirização".

 


As diretorias de duas das mais importantes associações de Novo Hamburgo estiveram reunidas. O encontro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e da Associação de Assistência ao menor em Oncologia (AMO), ocorreu na sede da AMO em Novo Hamburgo. O presidente, o médico Valdir Marques de Souza, apresentou em conjunto com o diretor de comunicação da entidade, Roberto Lange, uma série de propostas e atividades já realizadas em prol das crianças com câncer. O empresário João Carlos Hartz fez questão de enfatizar o empenho de Valdir e de toda sua equipe. "Tudo que eu posso dizer é dar os parabéns pelo trabalho", disse. Fátima Daudt, presidente da ACI, também parabenizou a instituição e disse que este tipo de iniciativa estimula a comunidade a ajudar cada vez mais.

 


O prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, assinou, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância velha, o decreto que regulamenta o Programa de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Novo Hamburgo, através da Lei Municipal 1512, sancionada em 15 de dezembro de 2006. A reunião foi realizada junto aos integrantes do Conselho Sócio-Econômico de Novo Hamburgo, com a presença do presidente do Condese, Diego Martinez.

 


O presidente da Abimaq, Newton de Mello, recebeu a presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt. No encontro em São Paulo, a empresária destacou que a ACI tem 1.132 associados. "Como a Abimaq é considerada um exemplo de entidade, viemos conhecer sua estrutura e forma de ação, e fazer um intercâmbio buscando essa excelência de atendimento ao empresário", afirma. A presidente foi acompanhada do diretor de Relações Institucionais, Marco Aurélio Kirsch, e da supervisora de Relacionamento com o Cliente, Maria Lúcia Chaves de Almeida.

 


A unidade de Estância Velha da ACI estará promovendo o curo "Análise do Custo Industrial Como Ferramenta de Administração". O evento terá como instrutor Jaime Luiz Prux Junior, Mestre em Finanças pela UFRGS - especialista em Administração Financeira, graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, professor de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas da UCS, e gerente Administrativo da Marcopolo S/A.

 


Com o propósito de implantar um Centro de Vivência da cidade de Campo Bom, aconteceu uma visita ao Centro de Vivência Redentora, organização social mantida pela Fundação Semear. Conforme o vice-presidente da Unidade de Campo Bom, César Ramos, foi feito um desafio pelo presidente da Fundação Semear, Olívio Jacobus, implantar um Centro de Vivência na Cidade de Campo Bom. Os visitantes foram recepcionados pela coordenadora do Centro de Vivência Redentora, Karine dos Santos, e estiveram presentes também o vice-prefeito de Campo Bom, Armin Rudi Blos, a assistente social Elaine Barragam e a coordenadora executiva da Fundação Semear, Helena Thomé, além do vice da ACI César Ramos.

 


A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, fez a aula inaugural na Fundação Evangélica e do Centro de Educação Profissional, que em 2007 completa 175 anos de instituição.

 


A vice-presidência de Serviços da ACI Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha já tem novo nome. Ricardo Gusmão, diretor da Divisão Segmentada de Couro e Calçados do Grupo Sinos, assume o lugar da atual presidente, Fátima Daudt, que acumulava o cargo. A indicação foi dada pela própria presidência da entidade.

 


O mal entendido entre o que foi acertado com as entidades e o que saiu no decreto de restrições das transferências de créditos de ICMS a exportadores que foi esclarecido pela presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt. Ao telefone, o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, garantiu que não houve má fé por parte do governo e que o acordo será cumprindo.

 


A nova metodologia de cálculos do IBGE está trocando o nano base, que até agora era 1985, para 2000 e 2002. Com estes novos patamares, o IBGE pretende apresentar cálculos mais próximos da realidade de cada setor. È justamente isso que traz insegurança entre os empresários. O vice-presidente do Conselho de Economia e Estatística da ACI, Elenor João Bruxel, resume bem este temor. Ele observa que a modificação dos cálculos vai interferir em questões elementares como a comparação de valores. Todo ano, a ACI utiliza os dados do IBGE para compor seus índices para reajustes de preços.

 


As mesmas entidades que entregaram um manifesto contra a criação do terceiro assessor ao prefeito Jair Foscarini, participaram de uma reunião com os vereadores hamburguenses. O encontro foi espécie de pedido para que o veto de Jair seja mantido pela Câmara de vereadores. "Somos contrários a uma idéia, não contra o Legislativo", esclareceu o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch. Participaram do encontro, representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Grupo Pensando Novo Hamburgo e Sindicato dos Comerciários.

 


Entidades estiveram reunidas na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha para discutir maneiras de conscientizar a população sobre a carga tributária dos produtos brasileiros. A idéia é elaborar um projeto que possa ser colocado em prática para garantir que os consumidores tenham consciência dos impostos que estão pagando.

 


A criação da Câmara Setorial Calçadista será na Fimec em Novo Hamburgo. O vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da ACI-NH/CB/EV e presidente da Fenac, Julio Cezar Camerini, confirmou a noticia publicada pelo Jornal NH. Sob a coordenação da ACI, a Câmara Setorial será formada por representantes de todas as entidades ligadas à cadeia calçadista. Por parte do governo do Estado serão indicados alguns nomes de algumas secretarias.

 


Realizou-se uma reunião para tratar de assuntos referentes ao Pórtico de entrada da cidade de Novo Hamburgo, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo - CDL-NH. Estiveram presentes representantes das entidades: CDL, Sindilojas, ACI, e Bourbon Novoshopping. Também participaram da reunião os Diretores das Secretarias da Indústria e Comércio (SEMIC) e Cultura e Turismo (SECULT).

 


A questão do aborto legal e o atendimento específico para pacientes vítimas de estupro são temas da palestra Abuso sexual: o que fazer? Como encarar?, que será ministrada pelo médico paulista Jéferson Drezett, especialista no assunto. A palestra acontecerá na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.


A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, preferiu não se manifestar antes de analisar melhor junto à entidade a decisão do prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, de sancionar a lei que cria 14 assessores destinados aos gabinetes dos parlamentares hamburguenses.

 


Em reunião extraordinária na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, foi escolhido o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Novo Hamburgo (CMDSE) para os próximos dois anos. Foi definido que o atual coordenador do grupo, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Diego Martinez, permanece como presidente do conselho. Como vice-presidente Edgar Luiz Fedrizzi Filho (pela ACI) e como secretário, Alexandre Zeni, representando o Centro Universitário Feevale.

 


Em reunião extraordinária na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, foi escolhido o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Novo Hamburgo (CMDSE) para os próximos dois anos. Foi definido que o atual coordenador do grupo, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Diego Martinez, permanece como presidente do conselho. Como vice-presidente Edgar Luiz Fedrizzi Filho (pela ACI) e como secretário, Alexandre Zeni, representando o Centro Universitário Feevale.

 


Jorge Faccioni, vice-presidente de Negócios Internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha foi o nome indicado para ir a Brasília a fim de acompanhar a instalação da Frente Parlamentar do setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro na Câmara dos Deputados. A escolha de Faccioni foi feita por uma comissão de representantes da região.

 


Baixa do câmbio deixa à mostra outras dificuldades. O vice-presidente de Negócios Internacionais da ACI-NH/CB/EV, Jorge Faccioni, defendeu o emprego, através de juros menores e de um câmbio competitivo. "Estamos contentes pela instalação, mas céticos de que se encontrem soluções rápidas para as questões que atingem desfavoravelmente nosso setor. A manutenção do emprego é a guerra de século".

 


A associação para Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo (Assocult) pediu aos dirigentes da ACI-NH/CB/EV o apoio na divulgação do projeto de Cidadania e Civismo 80 Anos de Novo Hamburgo. A proposta é que empresários decorem seus estabelecimentos com as cores do município, bandeiras, brasões e documentos históricos.

 


A nova diretoria do Condese promove a reunião quinzenal do grupo que terá a participação do prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, que fará a assinatura da lei que regulamenta o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Sócio-Econômico (PID).

 


Um homem está tentando passar um golpe em empresas na região. Duas empresas telefonaram para a ACI-NH/CB/EV para fazer o alerta. O homem diz ser da ACI e está pedindo dinheiro em nome da presidente Fátima Daudt. A ACI ressalta que faz visitas aos associados, por meio de funcionários do setor de relacionamento, mas sempre com identificação e com propósitos institucionais, e jamais o de buscar dinheiro ou outra forma de compensação monetária direta.

 


Com meta de oportunizar aos profissionais de empresas e organizações sociais o entendimento da formação e certificação de organizações não-governamentais, seus estatutos e a atual estrutura jurídica do Brasil, a Fundação Semear abriu inscrições para o módulo um do Curso de Gestão para Organizações Sociais. A atividade será ministrada por César Augustos Resende Nunes - pós-graduado em Gestão Social na UFRGS e bacharel em Direito pela PUC de Minas Gerais e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Uma, também em Minas Gerais.

 


Foi assinado o termo de adesão da Prefeitura de Novo Hamburgo à Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale do Sinos. A partir de agora, a cidade se junta a Campo Bom na busca de soluções para o desenvolvimento da região e diversificação de empreendimentos. A presidente da ACI-NH/CB/EV, Fátima Daudt, considera o trabalho da Valetec muito importante para o desenvolvimento. "Individualmente os municípios são frágeis no desenvolvimento, então é preciso pensar na região toda".