51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Maio de 2007

Você sabia que todo seu trabalho desde o começo do ano até o dia 25 de maio serviu apenas para pagar os impostos de 2007? E é para alertar a população desta situação que será realizado o Dia da Liberdade de Impostos, na emblemática data de 25 de maio que, nas ruas de Novo Hamburgo. A assinatura da parceria aconteceu com a presença dos representantes organizadores: a ACI-NH/CB/EV, Associação da Classe Média (ACLAME) e Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.
 


O vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Júlio Cezar Camerini, juntamente com o diretor de Relações Institucionais da entidade, Marco Aurélio Kirsch, receberam, a vista da Cônsul Honorária do Reino Unido em Porto Alegre, Denise Crawshaw Pellin, e do gerente de Investimentos para o Reino Unido e para a cidade de Londres, Daniel Ritchie. A entidade foi escolhida em razão da sua importância no cenário econômico do Rio Grande do Sul.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura de Campo Bom e Fundação Cultural do município, realizaram um encontro com empresários, lideranças e clubes de serviços, para apresentar o projeto "Turismo Comercial de Campo Bom". Segundo o vice-presidente da Unidade de Campo Bom, César Ramos, o evento serviu para o lançamento da idéia, embasada em estudos técnicos realizados por professores de Turismo da Feevale, que demonstraram os subsídios possíveis para a efetivação da iniciativa. 
 


O vice-presidente de Empreendedorismo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Hugo Springer, participou, em São Paulo, da "Mesa Redonda Brasileira de Consumo e Produção Sustentados". O evento foi organizado pela PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, atendendo a uma resolução da Conferência para o Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas ocorrida em Johannesburgo, em 2002 (também denominada de rio + 10).

 


O Comitê Setorial do Couro e Calçado, em sua segunda reunião, discutiu a viabilidade do cronograma de transferência de ICMS acumulado do segmento exportador. Na reunião presidida pelo secretário-substituto Josué Barbosa, também foi apresentada a possibilidade de flexibilização das três faixas do enquadramento das empresas de acordo com o faturamento e o montante de ICMS que poderá ser transferido aos fornecedores.

 


Onze empresas já fizeram inscrições para participar do estande coletivo na 39ª Francal 2007. A iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, conta com o apoio financeiro do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e busca reunir os empreendimentos de um total de 29 módulos.

 


O Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha terá como palestrante o vice-presidente do Grupo Gerdau, Ruy Lopes Filho. Ele vai abordar sobre o tema: "Caminhos do Crescimento". O evento faz parte da programação do Dia da Liberdade de Impostos que acontecerá em Novo Hamburgo.

 


O evento Economia e Negócios, promovido pelo Conselho de Economia e Estatística da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, terá como tema "Brasil: Novo PIB, Novo Cenário e Longo Prazo", que será ministrado pelo economista Igor Morais.

 


O Comitê Regional da Qualidade - Vale do Sinos e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promovem o Reconhecimento às empresas destacadas no Sistema de Avaliação do PGQP - Ciclo 2006. Na oportunidade, será apresentada a palestra "A Busca Pela Excelência", com o diretor de Educação e Qualidade da Unimed Vale do Sinos, Ademar Edgar Trein, que possui especialização em Gestão de Cooperativas Médicas, pela Unisinos, e também é vice-presidente da Qualidade da ACI.

 


O Grupo Oficial do Espaço da Arte (GOEA) vai estrear a peça O Imposto integrando a programação do Dia da Liberdade de Impostos. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e pela Associação da Classe Média (Aclame). A peça surgiu a partir de um pedido dos organizadores deste evento.

 


Um carro zero quilômetro, computadores prontos para internet, nove mil litros de combustível, cestas básicas e televisões de 20 polegadas serão oferecidos sem impostos à população no Dia da Liberdade de Impostos. Leva o carro quem fizer a maior doação em nome da Apae de Novo Hamburgo, ou seja, o valor do carro mais a doação, que será feita em envelope fechado e entregue na concessionária.

 


Com o slogan "Quem conhece os tributos que paga, sabe os direitos que tem", centenas de pessoas, entre elas 1,5 mil alunos da rede municipal de Novo Hamburgo, para lembrar o Dia da Liberdade de Impostos. "Queremos com isso mostrar a todos os imposto embutido nos produtos e fazer com que essa arrecadação reverta para o município, que tenhamos um retorno", frisou a presidente da ACI, Fátima Daudt.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha fechou parceria com o Colégio Sinodal Tiradentes, prevendo a realização de cursos entre a instituição e a entidade. O diretor do Colégio, Marcio Staudt, também aproveitou o encontro na ACI para conhecer mais de perto as inúmeras ações realizadas pela entidade. O representante da escola foi recebido pela presidente Fátima Daudt, pelo vice-presidente de Cursos Olivério Ferreira, e pela diretora Administrativa-Financeira Karin Wide Schwartzhaupt.

 


Estão abertas as inscrições para a Feira de Negócios que acontecerá durante a Festa do Sapato, no pavilhão Tiradentes. De acordo com o coordenador do Comitê de Indústria, Comercio e Serviços, César Ramos, no primeiro dia, as atividades da Feira iniciam com uma Rodada de Negócios que terá assessoria do Sebrae/RS. Já nos demais dias. A Feira será aberta ao público em geral.

 


A Fundação Semear realizou seu tradicional café da manhã de prestação de contas, demonstrando os resultados em 2006 e as metas traçadas para 2007. O evento aconteceu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


Dois programas de incentivos ao setor coureiro-calçadista foram os assuntos em destaque do último Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O secretário estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), Nelson Proença, foi o palestrante do evento que aconteceu na entidade, e antecipou que o Governo do Estado promoverá o Programa Estadual de Apoio aos Exportadores.

 


A Unidade da ACI em Estância Velha promove o curso "Planos de Cargos e Salários". A especialista em MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas, Vânia Colombo, com formação em Dinâmica dos Grupos, pela SBDG; graduada em Física; e com experiência de 15 anos em gestão de processos de programas de Recursos Humanos e implantação de sistemas de remuneração em empresas públicas e privadas, vai ministrar o curso.

 


Prece que a questão da pirataria ganhará espaço no Ministério da Justiça. Pelo menos esse foi o indicativo depois da reunião do vice-presidente e também coordenador da Comissão Anti-Pirataria no Calçado, Ernani Reuter, com o deputado federal Tarcísio Zimmermann. O parlamentar buscou subsídios sobre as medidas que a entidade tem adotado no sentido de conter a pirataria de calçados no estado, pontos que serão encaminhados ao Conselho nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.

 


O técnico do Banco regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luciano Feltrin, estará na ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O banco fará atendimento aos associados e comunidade empresarial e ainda mostrará as linhas de financiamentos do banco.

 


Numa cruzada para demonstrar que o governo Jair exagera nas contratações sem concurso, o vereador Ralfe Cardoso está entregando, às mesmas entidades que condenaram o Legislativo no episódio dos novo funcionários, relação com números sobre os cargos de confiança empregados na Prefeitura ou em órgãos ligados ao Executivo. O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, já recebeu o relatório do ex-petista. Pelos dados de Ralfe, só na Prefeitura são pelo menos 229 CCs.

 


A Fundação Semear promove o curso de Elaboração e Análise de Balanço Social. O evento será realizado na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na sede em Novo Hamburgo.

 


A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) assinou um convenio com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O acordo possibilitará aos estudantes do ensino técnico da IENH investimento reduzido para a participação nos cursos oferecidos pela ACI.

 


Para o vive-presidente de Empreendedorismo da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Hugo Springer, que participou do painel da Unido, em Gramado, pode oferecer subsídios. "Poderão surgir programas de desenvolvimento para países envolvidos", avaliou Springer, ao lembrar que todo o apoio oferecido na década de 80 à industria calçadista surgiu através de eventos como esse.

 


Está mais que na hora de ocorrer uma pulverização da economia do Vale do Sinos, abrindo outros braços de negócios. È com essa proposta que está nascendo o projeto Inovação na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Atualmente já são parceiros do projeto: a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, o Colégio Marista Pio XII, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e as prefeituras de Novo Hamburgo e de Estância Velha.

 


O evento Papo Com Café, realizado pela ACI-NH/CB/EV irá tratar o tema "O Papel do Município na segurança Pública", assunto que será abordado pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, José Carlos Trevisan.