Relatório
de Gestão 2006/2007

Junho de 2007

A prorrogação para dezembro da utilização dos créditos de ICMS sobre estoques para empresas exportadoras dá apenas um fôlego à cadeia calçadista, mas não resolve os problemas de retenção de do saldo credor. Se não fosse isso, seria ainda pior. Segundo Haroldo Lauffer, consultor jurídico da ACI-NH/CB/EV, caso o governo não tivesse adotado essa medida, cujo prazo expiraria sexta-feira passada, a partir de hoje as empresas começariam a ficar com os créditos retidos até o momento em que o produto fosse exportado. Situação que não vai mais ocorrer, pelo menos até dezembro.

As oito empresas agraciadas com o 12º Prêmio Qualidade RS pertencentes ao Comitê Regional de Qualidade RS - Vale do Sinos ganharão uma exposição no hall de entrada da ACI. O prêmio conhecido como o Oscar da Qualidade e organizado pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Competitividade, será entregue no Centro de Exposições da Fiergs. O Comitê Regional de Qualidade - Vale do Sinos é sediado na ACI-NH/CB/EV.

O Procurador Adjunto do Ministério Público de Contas do Estado, Geraldo Costa Camino, realizará uma palestra sobre Elaboração e Fiscalização do Orçamento Público no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Entidades representativas de diversos setores foram convidadas a participar.

"Cluster Calçadista do Vale do Sinos. Onde Vamos Parar?" A resposta não é uma conclusão, mas o início de um debate onde a largada foi dada com a palestra do vice-presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Júlio Cézar Camerini, no happy hour promovido pela entidade.

O vice-presidente de Empreendedorismo da ACI-NH/CB/EV, Hugo Springer, foi um dos quatro representantes da ABQTIC - Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos do Couro, Junto ao XXIX Congresso de Ciência e Tecnologia do Couro da IULTCS - International Union of Leather Technologists and Chemists Societies, realizado em Washington, DC, nos Estados Unidos. O encontro reuniu 190 participantes de 20 países.

A ACI apresentará na Francal em São Paulo, a exposição "A Face da Pirataria", para mostrar a diferença entre os produtos originais e falsificados, que causa milhões de prejuízos.

Atenta aos questionamentos de seus associados, principalmente os micro e pequenos empresários, a vice-presidência Jurídica da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha esteve reunida, juntamente com contadores e advogados tributaristas, para discutir sobre a Lei Complementar 123, que trata do Super Simples. Um documento elaborado pela entidade será encaminhado aos deputados federais, ao Comitê Gestor e ao Ministério da Fazenda, na tentativa de sensibilizar e buscar a manutenção da antiga lei do Simples Nacional.

A Fundação de Desenvolvimento Ambiental - Fundamental, braço ambiental da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, estará realizando a II Edição do programa Empresa Amiga do Meio Ambiente. O trabalho é operacionalizado através da consultoria técnica exercida pelo professor Roberto Naime, consultor da Fundação e doutor em engenharia ambiental. Este ano 18 empresas estão inscritas.

Buscar alternativas para os empresários da região, através da diversificação de mercados, esteve entre os principais objetivos das visitas feitas pelo diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marco Aurélio Kirsch. O executivo da entidade esteve em contato com a diretoria da poderosa FIESP, tratando sobre os aspectos da indústria exportadora gaúcha. Durante a visita à Federação das Indústrias de São Paulo, Kirsh participou ainda do seminário Brasil-Chile, com representantes do governo chileno que buscam estreitar relações comerciais com o Brasil. Mas foi junto às representações comerciais da Polônia e do Estado da Baviera que o diretor da ACI obteve as melhores notícias. Recebido pela vice-cônsul da Polônia, Agniezka, ligada ao departamento econômico comercial daquele país, Marco Kirsch ouviu planos de importação para os próximos anos, incluindo produtos como couro e calçados com valor agregado, além de outros itens como café solúvel e suco de laranja.

A ACI-NH/CB/EV terá como convidado no evento De Sócio Para Sócio o empresário Milton Killing, da Killing S/A Tintas e Adesivos que falará um pouco sobre a sua Trajetória Profissional.