51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Julho de 2007

A edição de julho da Francal foi muito importante para 29 empresários reunidos no estande coletivo do Rio Grande do Sul. O grupo fechou 600 dos 792 negócios iniciados no evento. Durante os quatro dias das Francal, também realizaram 1.810 com compradores nacionais e internacionais e 136 com distribuidores. Destes últimos 72 foram contatados. A feira contou com 1048 expositores e movimentou cerca de 50 mil lojistas, que conheceram as coleções primavera/verão 2007/2008.

 


A próxima edição o Prato Principal, reunião-almoço promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha terá como palestrante o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, que irá abordar o tema "Ações em prol do desenvolvimento municipal".

 


A forte variação do câmbio não deve assustar os empresários. Segundo Alessandro Safar Rosa, entendendo este mercado é possível usá-lo a seu favor. O assunto será tema da palestra "Use o câmbio a seu favor e aprenda a se proteger na queda do dólar". O evento é uma promoção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, juntamente com a XP Educação.

 


Está adiado por tempo indeterminado, o encontro dos calçadistas brasileiros com o ministro da Fazenda Guido Mantega. A audiência foi cancelada, após o acidente aéreo com o avião da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, estava a caminho de Brasília. Ela participaria do encontro, mas retornou ao Rio Grande do Sul, abalada com a tragédia, maior da aviação brasileira até hoje.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promove na Unidade Campo Bom uma reunião com o objetivo de dar seguimento ao Projeto de Turismo Comercial, delegando novas ações para o andamento da iniciativa. O encontro deve contar com a presença de representantes do Conselho de Campo Bom, CDL, Fundação Cultural, Prefeitura Municipal e Feevale.

 


A Associação da Classe Média (ACLAME), realizou o Dia da Liberdade de Impostos em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

 


A presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Fátima Daudt, enfatiza que Novo Hamburgo pertence fiel à sua vocação calçadista, exercendo papel muito importante na dinâmica da indústria brasileira de calçados. Para ela, o centro de inteligência existente neste complexo é representado pela qualidade empresarial, sempre associada às demais cidades sapateiras, aliadas às instituições de pesquisa, ensino, laboratórios, serviços de distribuição logística e modelagem.

 


Apesar do aparente silencio o governo do Estado não está se fazendo de surdo-mudo com a cadeia calçadista. Bem pelo contrário, os contatos com alto escalão do Piratini continuam para que as negociações avancem. E até mesmo a reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, segue de pé. No entanto, confirmação de uma data para esse encontro só sairá depois de uma nova reunião do Comitê Setorial do Calçado. "Há umas duas semanas encontrei com a governadora YEDA em Gramado e ela foi logo dizendo: 'eu sei que na era isso o que vocês queriam' - em referencia às medidas anunciadas pelo Planauto. Por isso, vamos ao BNDES pleitear a desoneração", contou Fátima Daudt, presidente da ACI-NH/CB/EV.

 


A Unidade de Estância Velha da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, promove o curso de Padronização de Processos. O curso será ministrado por Claudia Beatriz Schlabitz.

 


O Centro ACI de Capacitação, após passar por uma extensa remodelação, reinaugurou suas duas salas de cursos, que ganharam os nomes de pessoas importantes na história da entidade: Olívio Jacobus e Lauro Diogo de Jesus.

 


O Papo Com Café, evento promovido pela ACI-NH/CB/EV, irá debater os crimes de ordem tributária e contra o sistema financeiro brasileiro. A mediadora será a juíza federal da Vara Criminal de Novo Hamburgo, Mônica Aparecida Canato.

 


A ACI de Estância Velha, em parceria com o Sebrae/RS, realiza os três primeiros módulos do Programa de Orientação ao Candidato a Empresário. O evento tem como objetivo preparar os participantes com toda a informação e orientação necessária para começar ou melhorar seu negócio.

 


Em plena Francal, foram flagrados calçados falsificados de grife. A ACI de Novo Hamburgo acompanhou a notificação extra-judicial a um expositor que apresentava na vitrina de seu estande uma imitação de tênis da marca Nike. O Produto em questão consumiu 16 anos de pesquisa e milhões de dólares em investimentos.

 


Atenta à movimentação do setor e às mobilizações em torno de questões como câmbio, exportação e alternativas de mercado, representantes da ACI participaram de diversas reuniões de trabalho durante a Francal. Entre elas, um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e também com o ex-ministro Pratini de Moraes.

 


O ministro da Fazenda Guido Mantega, se mostrou favorável à medida de redução da alíquota de PIS/Cofins solicitada pelos setores do couro, calçado e de móveis. A sinalização foi dada durante audiência com deputados da Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro.

 


A morte de Júlio Redecker, um dos líderes do PSDB no Rio Grande do Sul, no vôo JJ 3054 da TAM, abalou os líderes das principais entidades ligadas ao couro e ao couro e ao calçado. Para o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Kirsch, a morte de Redecker será sentida pelo meio econômico da região. "O Júlio Redecker foi, desde sempre, um político diferenciado em razão de suas posições fortes e combativas, aliadas a uma profunda lealdade com o Rio Grande do Sul. Deixa-nos um exemplo e um espaço insubstituível na política gaúcha".

 


O técnico Luciano Feltrin, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), estará realizando atendimento na ACI-NH/CB/EV. Ele vai detalhar as linhas de financiamento do banco.

 


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha realiza o curso de Redução de Perdas no Processo Produtivo, com o doutor em Administração, João Antonio Pires Rodrigues, em sua Unidade em Campo Bom.

 


O crescimento no número de empregos formais é diretamente influenciado pela diversificação da economia. Segundo o vice-presidente de Economia e Estatística da ACI-NH/CB/EV, João Bruxel, em virtude da crise calçadista, as cidades da região perceberam a necessidade de diversificar os serviços.