51 2108.2108
Área do Associado
esqueci minha senha

Relatório
de Gestão 2006/2007

Julho de 2006

A ACI estará presente em Brasília, em audiência com o ministro da fazenda Guido Mantega. Na ocasião, a entidade vai representar o setor coureiro-calçadista. Na pauta entrarão assuntos diversos como liberação do Pis/Confins, câmbio e efetivação de novas linhas de crédito.

 


Começa a circular o Guia Turístico Comercial de Novo Hamburgo, uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) com diversas entidades, incluindo a ACI, que deve divulgar o que a cidade tem de melhor para os turistas.

 


As micro e pequenas empresas gaúchas que integram o estande coordenado pela ACI, com investimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai), do Serviço de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e das próprias expositoras, estão otimistas com relação a participação na Francal. Nos três primeiros dias da feira, a movimentação no estande coletivo foi intensa, com visitantes de vários estados pesquisando e prospectando oportunidades com empresários do Rio Grande do Sul.

 


O superintendente-adjunto da Infraero, Marco Aurélio, estará na sede da ACI, participará de uma reunião aberta onde o tema principal será a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho.

 


Entendendo que a carga tributária brasileira já excede por demais a capacidade do contribuinte, a ACI está manifestando seu apoio à Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da entidade, Flávio Fischer, enviou carta ao presidente em exercício da OAB/RS, Bráulio Pinto, apoiando a campanha em favor da correta aplicação da CPMF.

 


O presidente da ACI, Flávio Fischer foi recebido pelos alunos do Projeto Vencer, iniciativa que está sendo desenvolvida pela Killing em parceria com a Fundação Semear.

 


A Rede Arte de Mulher Artesãos e Design terá o seu lançamento oficial, no auditório da Unitec, na Unisinos. Na ocasião, será apresentada a 1ª coleção de acessórios desenvolvida pelos artesãos que integram a rede, destinada ao próximo verão. Atualmente a Rede, presidida por Alceda Matte, reúne-se a cada 15 dias na sede da ACI.

 


As 26 empresas do setor calçadista que participaram do estande do Rio Grande do Sul na 38ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal) comercializarão R$ 1,3 milhão nos próximos meses. Os empreendedores participaram da feira com incentivo do Sebrae/RS, em parceria com (Sedai) da Associação Comercial Industrial de Novo Hamburgo.

 


A exposição das empresas do Vale dos Sinos agraciadas no Prêmio Qualidade RS, concedido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), será prolongada até 21 de julho, na sede da ACI-NH/CB/EV.

 


A ACI dá início ao ciclo de palestras em parceria com o Banco do Brasil, abordando o tema "Preferências tarifárias no âmbito da UNCTAD SGP e SGPC", com Adriana Rorh, gerente de negócios internacionais e educadora da Universidade Coorporativa do BB.

 


A ACI remeteu ao presidente da Assembléia Legislativa, Luiz Fernando Zacchia, e ao deputado estadual Cezar Busatto uma carta ao Pacto pelo Rio Grande.

 


O Comitê Regional de Qualidade do Vale dos Sinos, sediado na ACI, está organizando uma visita técnica ao Laboratório Weinmann, como foco em assuntos como sistema 5S, gerenciamento de diretrizes e gerenciamento de rotina.

 


A edição 2006 da Courovisão (Feira Internacional de Componentes, Couro Químicos e Acessórios para Calçado e Artefatos), organizada pela Fenac S/A em parcerias com diversas entidades do setor coureiro-calçadista, acontecerá em nova data. A Courovisão tem como entidades parceiras a ABECA, ABQTIC, AICSUL, ASSINTECAL, IBTeC, ACI-NH/CB/EV.

 


A Fundação Semear promove, um curso sobre balanço social. O evento acontecerá na ACI, com duração de 8h.

 


A ACI participou nesta sexta-feira da inauguração de um centro de vivência do Consórcio Social da Juventude em São Leopoldo.

 


Luís Felipe Maldaner, superintendente regional do Banco do Brasil, será o palestrante do Prato Principal, reunião-almoço pela ACI. Ele fará a comparação entre o desenvolvimento tecnológico do Brasil e da Coréia do Sul.

 


A ACI estará com novidades, na edição do Prato Principal, promovido pela entidade. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Associação abrirá espaço para manifestação cultural de artistas locais.


"Se o governo brasileiro fizesse um planejamento estratégico para 20 ou 30 anos, em 2050 estaríamos em uma situação diferente". A opinião é do superintendente Luís Maldaner, que foi o palestrante do Prato Principal, na ACI.


 


A ACI comemora, dia 3 de julho, dez anos de atividade como Posto Avançado de Emissão de certificado de Origem, uma concessão da Fiergs para a emissão do documento que atesta a procedência dos produtos. E para marcar a data especial, a ACI promove coquetel para convidados.

 


Os setores exportadores voltam hoje a sentar-se à mesa de negociação com governo federal. Pelo lado das indústrias coureiro-calçadistaquem vai falar com o ministro da fazenda, Guido Mantega, será o vice-presidente Negócios Internacionais da ACI, Jorge Faccioni. O câmbio será unanimidade no encontro com o ministro. Segundo Faccioni não há mais como aumentar o preço dos calçados exportados com a depreciação do dólar.

 


Os auditores-fiscais da Receita Federal decidiram pôr um fim à greve iniciada no dia 2 de maio.

 


Enquanto muitos políticos que buscam seu lugar na Câmara de Deputados e na Assembléia Legislativa têm, em seus colégios eleitorais, o principal peso no montante de votos necessários para passar no escrutínio, outros pretendentes a legisladores perdem sua vaga pro exatamente por não ter um número significativo de votos fora de sua cidade. Há quem pouco se importe com a representação da categoria, mas pense exclusivamente na formação de um quadro de deputados ligados a cidades às margens da BR-116. É o caso do presidente da ACIs de São Leopoldo.Em contrapartida, a ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha interrompeu uma série de apoios aos candidatos a região. Porém, mantém uma programação para ouvir os postulantes ao Legislativo que mantém vinculo com o Vale dos Sinos.

 


Uma comitiva da ACI procurou o deputado Márcio Biolchi para reforçar posição favorável ao projeto que prevê a cassação do registro de ICMS de empresas que forem flagradas com produtos piratas.

 


Sem surpresas. Ou, como lembra o executivo da ACI, Jorge Faccioni. "É a confirmação do que estamos falando há um ano e meio." As palavras se referem aos números do mês de maio no setor coureiro-calçadista. Nova retração de 10,3% nas indústrias e 16,4% no emprego, comparado ao mesmo período de 2005.

 


Atendendo a uma solicitação dos sócios, a ACI está disponibilizando na Central de atendimento da Entidade, um computador com acesso á Internet Rápida, sem custo.

 


O candidato Turra esteve em campanha em Novo Hamburgo. Acompanhado da candidata ao senado Mônica Leal, Turra participou de um café da manhã, fez caminhada pelas lojas do Centro e conversou com eleitores. À tarde, o progressista esteve na ACI e em uma empresa de calçados, no bairro Liberdade.

 


Representante de diversos setores produtivos estiveram ontem com a equipe econômica da FIERGS para propor que todos falem a mesma linguagem quando forem reivindicados pleitos juntos aos governos estadual e federal.Jorge Faccioni, vice-presidente de Negócios Internacionais da ACI, representou o setor calçadista.

 


O presidente em exercício da OAB/RS Bráulio da Silva Pinto, enviou carta à ACI-NH/CB/EV, agradecendo o apoio ao Movimento Gaúcho em Defesa de 100% da CPMF para saúde.

 


No Brasil, o mercado de produtos falsificados movimentou em 2005 algo em torno de R$56 bilhões. Ou seja, 3% do PIB que é somatório de toda a riquieza produzida no país. Além disso, especialistas calculam que a pirataria impede a criação de cerca de 2 milhões de empregos. Estatísticas que atingem em cheio também o empresário aqui da região. No Vale dos Sinos, a ACI já se desdobrou até em uma Comissão Anti-Pirataria no Calçado.

 


O Comitê Regional Vale dos Sinos, parceria com a ACI, promove visita técnica à Viação Santa Tereza, em Caxias do Sul.